Casa Quartzo otimiza o processo construtivo utilizando Steel Frame

Maior risco de acidentes e afogamentos no verão reforça necessidade de manutenção em piscinas
28 de janeiro de 2022
Paranaense TEXX lança jaqueta automotiva com estilo mais clássico e casual
28 de janeiro de 2022

Projeto oferece uma habitação energeticamente sustentável, resistente a incêndios, durável e de fácil construção

Quanto tempo vai levar? Quanto isso vai custar? Qual é o melhor tipo de construção? Essas são algumas das principais preocupações de quem vai iniciar um projeto residencial. O sistema construtivo utilizando perfis de aço galvanizado, chamado de Steel Frame, é uma alternativa rápida, sustentável e pode ser bastante acessível para quem está pensando em começar uma obra.

Uma opção de construção simples apresentada pela Barbieri do Brasil é o projeto Casa Quartzo, apresentado pela Barbieri. Trata-se de um protótipo modular de uma casa térrea simples de 50m², com dois quartos e uma grande cozinha com sala de jantar. Também se caracteriza pelo telhado duas águas ligeiramente inclinado.

O quarto maior tem 3,50 x 2,90 e o menor tem 3 x 2,55 metros. No meio de ambos está o banheiro, que é acessado por um corredor distribuidor que se conecta com os quartos. A sala de jantar, de 5,51 x 4 metros, fica muito bem iluminada graças a uma janela francesa que dá acesso aos fundos da casa.

Nas paredes, o proprietário pode aplicar revestimentos em madeira, drywall ou placas cimentícias, proporcionando um ar moderno aos espaços e permitindo uma fácil manutenção das instalações elétricas e hidráulicas do imóvel.

Este protótipo representa uma solução de habitação segura e confiável, com todas as vantagens e tecnologias próprias do sistema. Uma casa construída com base no modelo Quartzo oferece algumas vantagens como:

  • É energeticamente eficiente, permitindo uma redução do consumo de energia no aquecimento e na refrigeração devido ao isolamento térmico.
  • Possui uma estrutura segura e incombustível, que não propaga fogo em ca
  • so de incêndio e que responde bem a terremotos.
  • É extremamente durável e de fácil manutenção em caso de necessidade de reparos ou ampliações.
  • É construída mais rápido do que outros tipos de moradias.

Esse modelo também pode ser uma opção para a construção de casas populares, diminuindo o déficit habitacional no Brasil. Segundo levantamento realizado pela Fundação João pinheiro, o déficit habitacional brasileiro em 2019 chegou a 5,876 milhões de moradia, e deve chegar a 11,9 milhões até 2030, segundo outro estudo estudo inédito realizado pela Ecconit Consultoria Econômica, atendendo à solicitação da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

O Steel Frame

O Steel Frame é um sistema construtivo que utiliza peças de aço galvanizado como seu principal elemento estrutural, substituindo o concreto armado. O fechamento dos espaços pode ser feito utilizando placas cimentícias, dry wall, madeira ou painéis de alumínio composto. Esse método é muito conhecido em todo o mundo e é bastante utilizado nos Estados Unidos.

Leve e muito resistente, o Steel Frame pode ser utilizado para a construção de edificações de até 4 andares, residenciais ou comerciais, e a durabilidade do material pode chegar a 300 anos. Há uma ganho de área construída, já que a espessura das paredes é menor em relação aos tijolos ou blocos em uma construção de alvenaria. Esse sistema também facilita a passagem das instalações elétricas e hidráulicas da edificação. A manutenção também é simples, bastando retirar a placa de revestimento escolhida para ter acesso à instalação e depois recolocá-la.

“As construções utilizando Steel Frame são bastante sustentáveis, com baixa produção de resíduos e praticamente zero de utilização de água”, explica o diretor da Barbieri do Brasil, Gonzalo Javier Raspini.

crédito fotos: AD Barbieri