Colágeno e Vitaminas: sinergia de nutrientes que contribuem para a nutrição estética

Raq-Sucrée apresenta acessórios elegantes e bem humorados para o verão
29 de novembro de 2018
Rogério Cordoni no Som de Natal da RPC
29 de novembro de 2018

O uso de suplementos alimentares à base de colágeno e vitaminas específicas são ideias para a melhora da saúde da pele, dos cabelos e das unhas

Essas substâncias, além dos benefícios estéticos, auxiliam na prevenção do envelhecimento celular.

O colágeno é a proteína mais abundante no organismo, representando cerca de 25% a 30% de todo conteúdo proteico corporal, encontrada especialmente nos tecidos conjuntivos. O colágeno hidrolisado, utilizado em suplementos estéticos, é derivado da proteína nativa extraída de animais, na qual sua utilização está relacionada à alta capacidade de retenção de água e alto teor proteico. A partir dos 25 anos, a produção dessa substância começa a diminuir, afetando a pele, com flacidez e rugas, por isso, sua reposição é tão importante.

Já as vitaminas são responsáveis por potencializar a ação do colágeno no organismo e contribuir para a promoção da saúde estética. O destaque principal é a vitamina C, precursora da síntese desta proteína dentro do corpo. As vitaminas do complexo B também são importantes, uma vez que atuam como cofatores enzimáticos associados à produção do colágeno. Segundo a consultora nutricional da Naiak, Karla Maciel*, merecem destaque, ainda, alguns minerais como silício, cobre e selênio, responsáveis pela regeneração celular a efeito antioxidante contra danos provocados por excesso de radicais livres, principalmente na pele e nos cabelos.

No mercado brasileiro, é possível encontrar suplementos que unam essas substâncias em cápsulas, o que facilita o consumo no dia a dia.

*Karla Maciel – nutricionista consultora da Naiak – CRN 46500