Testes independentes mostram que a plataforma atende aos novos padrões dos EUA para verificação de identidade biométrica e resistência a ataques gerados por IA
A iProov, líder mundial em soluções de verificação biométrica de identidade baseadas em ciência, é a primeira e única fornecedora a atender aos requisitos de verificação biométrica incluídos nas novas Diretrizes de Identidade Digital do NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos).
As novas diretrizes definem os requisitos técnicos e de segurança para sistemas de identidade digital usados pelo governo federal dos EUA. Além de reforçar os requisitos para verificação biométrica, a mais recente atualização introduz disposições específicas para lidar com ameaças emergentes, como deepfakes e outros ataques gerados por IA exigindo autenticação resistente a phishing para cenários de alta segurança (AAL3).
Embora desenvolvidas nos Estados Unidos, as diretrizes do NIST são amplamente respeitadas – e frequentemente adotadas ou referenciadas – por governos, órgãos reguladores e empresas em todo o mundo como referência para identidade digital segura e confiável. Para estar em conformidade com esses padrões, os sistemas biométricos devem passar por testes rigorosos para validar desempenho, resistência a falsificação, usabilidade e equidade.
A comprovação foi verificada, de forma independente, pela combinação de testes recentes do iProov Dynamic Liveness realizados por um laboratório acreditado pela ISO, de acordo com o novo padrão de ataque de injeção CEN18099, juntamente com a Certificação de Verificação Facial FIDO, da iProov, para ataques de apresentação (PAD) e outras certificações essenciais para acessibilidade, privacidade de dados e segurança cibernética.
O Dynamic Liveness da iProov utiliza a tecnologia patenteada Flashmark para fornecer autenticação biométrica facial, verificando a presença real do usuário. Ele captura dados biométricos únicos e em tempo real a cada sessão, o que impede ataques de falsificação e injeção (cruciais para AAL2/AAL3) e protege as chaves criptográficas do AAL3 contra exploração remota.
“A iProov é a única fornecedora comprovadamente capaz de oferecer o mais alto nível de proteção contra todo o espectro de ameaças do mundo real”, afirma Andrew Bud, fundador e CEO da iProov. Isso é importante porque a verificação biométrica está se tornando a base da confiança para a autenticidade no mundo da Inteligência Artificial, e os ataques baseados em IA de última geração são sofisticados demais para que os sistemas legados consigam impedi-los. “Com o Centro de Operações de Segurança (iSOC) da iProov, que oferece monitoramento contínuo de ameaças, nossos clientes obtêm uma proteção que vai muito além do software tradicional e é desenvolvida especificamente para o ambiente de risco atual.”
“A ID.me protege o acesso a alguns dos serviços mais críticos dos Estados Unidos por meio de identidade digital confiável e de alta segurança. Embora o NIST reconheça vários métodos de verificação, a verificação biométrica continua sendo uma das maneiras mais seguras e inclusivas de confirmar a identidade e prevenir fraudes”, disse Blake Hall, fundador e CEO da ID.me. “A iProov é uma parceira confiável nessa missão, oferecendo confiança escalável, atendendo aos rigorosos padrões do NIST e se mantendo à frente das ameaças cada vez mais sofisticadas impulsionadas por IA.”
A plataforma de verificação biométrica da iProov é respaldada por um sólido conjunto de certificações reconhecidas internacionalmente e resultado de testes independentes, estando em conformidade com os principais requisitos da NIST SP 800-63-4:
- Detecção de Ataques de Injeção (IAD): A atualização mais significativa da NIST SP 800-63-4 é a introdução de controles para lidar com ataques de injeção e mídias falsificadas (como deepfakes). O iProov agora foi aprovado nos testes de acordo com o padrão CEN TS 18099 Nível 2 (Alto) para proteção contra deepfakes e mídias falsificadas, o único padrão global para IAD (Integrated Device Access), realizados pelo laboratório de testes Ingenium Biometrics, acreditado pela ISO 17025, e concluídos em setembro de 2025.
- Detecção de Ataques de Apresentação (PAD): Certificado pelo Programa de Certificação de Verificação Facial FIDO — a única referência global para resistência a PAD (por exemplo, deepfakes, máscaras, fotos, replays), após testes independentes em laboratório.
- Verificação de identidade de alta segurança: Certificado com o nível de garantia eIDAS 2 “Alto” (equivalente a IAL3/AAL3) por um auditor de serviços fiduciários credenciado.
- Segurança da Informação: Certificado por auditoria externa segundo as normas SOC 2 Tipo II e CSA STAR Nível 2, demonstrando controles de segurança operacional e em nuvem maduros.
- Acessibilidade e usabilidade: Certificado segundo o nível AA das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.2, atendendo aos padrões de acessibilidade da Seção 508 da Lei de Reabilitação dos EUA.
- Privacidade dos dados: O iProov foi auditado externamente para conformidade com o RGPD da UE como parte de seu status como Provedor de Serviços de Confiança Qualificado sob o eIDAS 2.
Sobre a iProov
A iProov fornece soluções de identidade biométrica baseadas em ciência que combinam experiências excepcionais para o usuário com os mais altos níveis de garantia. A Biometric Solutions Suite da empresa permite integração e autenticação remotas seguras e sem esforço, simplificando as experiências de acesso digital e físico. Apoiada por uma combinação única de experiência científica, IA e inteligência proativa contra ameaças, a iProov protege transações de alto valor e capacita organizações que buscam por verificação de identidade inovadora que supere as ameaças em evolução sem comprometer a usabilidade.
Com sucesso comprovado em implantações globais, a iProov é uma parceira confiável para governos e empresas, incluindo o Ministério da Fazenda da Austrália, o GovTech de Singapura, a ING, o Rabobank, a UBS, o Ministério do Interior e o Serviço de Saúde Nacional do Reino Unido, e o Departamento de Segurança Interna dos EUA. No Brasil, trabalha com empresas com o Bradesco e a CAF.
Em dezembro de 2023, a Gartner listou a iProov como um fornecedor representativo no relatório Innovation Insight para autenticação biométrica e a Acuity Market Intelligence apontou a empresa como Luminary no Biometric Digital Identity Prism de 2023. A iProov também foi reconhecida como Líder em Inovação pelo analista do setor KuppingerCole, Market Compass of Providers of Verified Identity 2022. Para mais informações, acesse o site da empresa.
foto: divulgação


