Nova colaboração celebra a conexão entre o tricampeão mundial de F1 e o Japão
A ASICS e Marca Senna retomam a aclamada parceria e anunciam o lançamento de uma versão exclusiva do NOVABLAST™ 5, que celebra de forma única a conexão entre Ayrton Senna com o Japão e os valores que o tricampeão mundial de F1 compartilha com a filosofia da marca.
Inspirado em uma história real e pouco conhecida, o tênis homenageia o capacete de samurai laranja e dourado que Senna recebeu de presente de uma fã japonesa, Minae Uchida, em 1988. O gesto, repleto de significado, rapidamente ganhou destaque em jornais da época e simbolizou a admiração do povo japonês por Senna, um atleta cuja disciplina, respeito e busca pela perfeição refletiam o espírito samurai. Até hoje, o capacete original é preservado no acervo da família Senna, representando essa conexão cultural e emocional.
Esta é a sétima colaboração entre as duas marcas e a segunda em 2025, após o lançamento do GEL-NIMBUS™ 27, em abril. A nova coleção reforça a parceria duradoura entre ASICS e Senna Brands, que compartilham valores como disciplina, superação e equilíbrio entre corpo e mente, pilares da filosofia “Sound Mind, Sound Body” que também definiram a trajetória do tricampeão mundial.
“Essa coleção é uma homenagem à força e à mentalidade que definiram Ayrton Senna, um atleta que inspirou gerações dentro e fora das pistas. O NOVABLAST™ 5 traduz a essência da ASICS: unir performance, cultura e propósito, celebrando a disciplina e a conexão entre corpo e mente que sempre estiveram presentes na rotina do piloto. É um orgulho seguir fortalecendo essa parceria e manter vivo um legado que ultrapassa o esporte”, afirma Alexandre Fiorati, CEO da ASICS América Latina.
“Todas as colaborações que envolvem a marca Senna possuem muito significado para os fãs do Ayrton. Junto com a ASICS, celebramos a trajetória e os valores que nortearam a carreira de um ídolo que inspira pessoas ao redor do mundo. O capacete Samurai é muito mais que um presente de fã. Meu tio guardou este item como um símbolo de valores atemporais e da conexão entre dois países. Não por acaso, até hoje, Ayrton Senna é muito admirado no Japão”, afirma Bianca Senna, CEO da Senna Brands.
Com design que combina tecnologia, história e estilo, o NOVABLAST™ 5 é predominantemente preto, com solado e parte interna em laranja, e logo da ASICS, “S” de Senna e uma escrita em japonês que significa “busque sua verdade” – mensagem principal da marca de Ayrton – em destaque na lateral na cor dourada, remetendo à cor do capacete samurai.

Além do calçado, a collab inclui duas camisetas (uma de performance e outra de algodão), uma jaqueta corta-vento, dois bonés e um par de meias, todos com elementos gráficos inspirados na história que conecta Senna ao Japão e ao espírito samurai, um símbolo de coragem, foco e determinação.
A nova colaboração entre ASICS e Marca Senna já está disponível nas lojas da ASICS, em seu e-commerce e nos parceiros especializados, com preço de R$79,99 a R$1.099,99.
Para mais informações, visite: Link
Sobre a ASICS
Kihachiro Onitsuka fundou a ASICS em 1949 para realizar seu desejo de cuidar e fortalecer a juventude do Japão através do esporte e assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A ASICS defende e acredita na filosofia fundadora de “Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são)”. Este propósito de marca representa o desejo de que pessoas de todo o mundo vivam vidas saudáveis e felizes, tanto no corpo quanto na mente, além da atenção constante em desenvolver esforços que visam preservar um ambiente sustentável.
No campo da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e de baixa emissão de CO², bem como de fontes de energia renovável, ajudam na meta da ASICS de reduzir a emissão de CO² para 63% em todas as operações diretas e da cadeia de suprimentos até 2030. Entre as iniciativas ambientais globais com as quais a empresa se comprometeu estão a RE 100, que prevê o uso exclusivo de energia renovável em suas atividades, e o The Fashion Pact, que visa mitigar a mudança climática, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos.
Buscando sempre incentivar o esporte como ferramenta transformadora do corpo e da mente, a ASICS oferece tecnologia inteligente para contribuir com a construção de uma sociedade na qual as pessoas estejam mais envolvidas com o esporte, um elemento importante para longevidade, saúde, atravessar as fronteiras nacionais, culturais e unir o mundo. Para mais informações, acesse o site da ASICS.
Sobre a marca Senna
Fundada em 1990 por Ayrton Senna, Senna é uma marca internacional de lifestyle que tem como propósito perpetuar a essência e o legado do piloto, inspirando pessoas de todas as gerações ao redor do mundo a encontrarem sua verdadeira vocação e se tornarem a melhor versão de si mesmas. Por meio de parcerias com empresas reconhecidas e estratégicas, a marca Senna identifica produtos premium que carregam os valores essenciais de Ayrton, como paixão por alto desempenho, determinação, ousadia e superação de limites. A marca é gerenciada pela Senna Brands, empresa que integra o grupo criado pela família Senna e se dedica a perpetuar o legado do piloto. Parte da renda gerada pela marca Senna é revertida para o Instituto Ayrton Senna, que trabalha pela transformação de vidas por meio da educação pública de qualidade. Em 30 anos de história, o Instituto já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em 3 mil municípios brasileiros. Para mais informações, acesse o site.
fotos: divulgação


