Com crescimento de 16% em 2024, o mercado ganha força como pilar estratégico na comunicação corporativa

O mercado brasileiro de Brand Experience vem passando por uma transformação silenciosa, porém significativa. Em 2024, o setor registrou crescimento de 16% em relação ao ano anterior, movimentando R$ 100 bilhões, segundo o Anuário Brasileiro de Live Marketing. Cada vez mais, empresas enxergam nas experiências de marca não apenas uma ferramenta de visibilidade, mas uma alavanca para engajamento, cultura e resultados tangíveis.

Esse movimento se traduz em ações que promovem vivências sensoriais, imersivas e conectadas aos valores das marcas — de eventos corporativos a ativações híbridas. A ideia é criar conexões reais e memoráveis com o público.

Nesse cenário, agências como a MCM Brand Experience têm ampliado sua presença em setores estratégicos. Com mais de 27 anos de atuação em live marketing, a empresa registrou um crescimento de 26% no volume de projetos no primeiro semestre de 2025, destacando-se em segmentos como agro, varejo e tecnologia.

A agência se consolida como a nova parceira de empresas que apostam no Live Marketing como parte essencial de sua estratégia — entre elas, Shopee, Grupo Carrefour, Evertec+Sinqia e SEM PARAR. Marcas de diferentes perfis e setores que reconhecem o potencial do brand experience para gerar engajamento autêntico, resultados mensuráveis e conexões de valor com seus públicos

Entre os destaques, está pelo 5º ano consecutivo a realização da Convenção de Vendas da BASF Soluções para Agricultura, que gerou mais de 2 milhões de impactos online e contribuiu para o aumento de leads qualificados na área comercial, segundo dados internos da MCM. Outro case relevante foi o Encontro de vendas Suvinil, voltado ao fortalecimento da cultura organizacional, com foco em inovação e alinhamento estratégico entre equipes.

“Criar experiências impactantes vai além da criatividade. É preciso estratégia, uso inteligente de dados e conexão com os objetivos de negócio”, afirma Andreza Santana, General Manager da MCM.

Mais do que eventos: uma jornada contínua de relacionamento

O brand experience deixou de ser uma ação pontual. Com a personalização como palavra-chave, os projetos hoje se integram à jornada de relacionamento entre marcas e seus públicos como parte estratégica do planejamento, refletindo em indicadores de engajamento, awareness e até fidelização.

Ainda de acordo com o Anuário Brasileiro de Live Marketing, as empresas que mais investiram em experiência de marca foram também aquelas que demonstraram maior crescimento em reconhecimento e retenção de clientes.

Para a MCM, os próximos passos incluem diversificação de formatos, mensuração contínua e inovação com propósito. “O encantamento importa, mas é a entrega de valor real que consolida a experiência como uma estratégia de comunicação eficiente e duradoura”, conclui Andreza.

Sobre a MCM Brand Experience

MCM Brand Experience é uma empresa que comunica diversidade, inclusão e sustentabilidade de seus clientes, na prática, sendo uma agência de live marketing. Há mais de 27 anos, fundada por Mônica Schimenes, abraça o desafio da pluralidade de ideias e de pessoas no cotidiano. Possuem o selo Lado B, com os compromissos de sustentabilidade, equidade nos recursos humanos, comunicação acessível e inclusiva e rede de negócios sociais. Nesses anos de história, a MCM atende mais de 200 marcas, dentre elas: BASF Soluções para Agricultura, IBM, Suvinil,Novo Nordisk, Johnson & Johnson, L’Oréal, entre outros.

Foto de Jeff Sheldon na Unsplash

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