O World Architecture Festival reúne a comunidade global de arquitetura para compartilhar práticas inovadoras e celebrar profissionais visionários
Em sua 16ª edição, o World Architecture Festival (WAF) abre as portas para reconhecer as melhores criações do ano. Com finalistas de diferentes países, tipologias, escalas e público-alvo, a premiação reunirá profissionais de todo o mundo em Miami, entre os dias 12 e 14 de novembro, para escolher os vencedores das categorias principais: World Building of the Year, Future Project of the Year e World Interior of the Year.
Entre os finalistas estão oito escritórios brasileiros, que chegam com projetos inovadores e fazem jus a posição vanguardista do país no cenário da arquitetura internacional. Perkins&Will, Bernardes Arquitetura, Studio Arthur Casas, Studio MK27, Architects Office, Fernanda Marques Arquitetura, Natureza Urbana e SAAG Arquitetura representarão o país na competição, com um total de 12 projetos selecionados:
Complete Building:
- Albuquerque Foundation, Bernardes Arquitetura – Categoria: Culture
- PAB House, SAAG Arquitetura – Categoria: House and Villa Rural/Coastal
- Bambu Atmosfera, Perkins&Will – Categoria: Housing
Future Projects:
- Leaf Loefgren, Perkins&Will – Categoria: Commercial mixed-use
- WTC Biotic, Architects Office – Categoria: Commercial mixed-use
- Sabará Children’s Hospital, Perkins&Will – Categoria: Health
- Cliff House, Fernanda Marques Arquitetura – Categoria: House
- Ecotourism Masterplan, Natureza Urbana – Categoria: Leisure Led Development
Interiors:
- Pulso Hotel, Studio Arthur Casas – Categoria: Hotels
- Angra House, Studio Arthur Casas – Categoria: Residential/Single dwelling
- Flat Fasano, Studio MK27 – Categoria: Residential/Single dwelling
- Patios House, Studio MK27 – Categoria: Residential/Single dwelling
Perkins&Will São Paulo no WAF 2025
O estúdio de São Paulo da Perkins&Will conta com três projetos selecionados no WAF 2025, se destacando como escritório brasileiro com mais finalistas nesta edição do prêmio. Bambu Atmosfera, Leaf Loefgren e Sabará Hospital Infantil serão apresentados nos palcos do WAF Miami em novembro.

Projetos da Perkins&Will São Paulo são finalistas no WAF 2025
Localizado no litoral norte de São Paulo, o Bambu, para a Atmosfera Incorporadora, surge como um elemento de conexão entre natureza e o ambiente construído, chamando atenção pela composição de bambu que marca a fachada e dá nome ao edifício residencial. “O bambu funciona muito bem por se adaptar às mais diversas formas e funções”, explica Fernando Afonso, Senior Project Designer da Perkins&Will São Paulo. Material natural de baixo custo, a espécie é abundante na região e surgiu como uma alternativa sustentável para o projeto, uma vez que possibilita a redução da pegada de carbono e o envolvimento da comunidade local na construção.

Bambu Atmosfera, projeto da Perkins&Will e foto de Pablo Castro
O Leaf Loefgren, edifício de uso misto desenvolvido para a SRK Arquitetura Viva, é um projeto que borra os limites entre espaços públicos e privados. Aproveitando-se dos desníveis do terreno, o time responsável pelo projeto criou múltiplos acessos, conexões e espaços de respiro, oferecendo praças públicas e infraestrutura de comércio e serviço à população. “O design vai muito além das soluções estéticas. Ele deve trazer as melhores experiências possíveis para as pessoas que vão utilizar o espaço, melhorando também a comunidade em que está inserido. Ao conectar o empreendimento à cidade, criamos uma relação mais próxima das pessoas com o espaço urbano”, afirma Douglas Tolaine, Design Principal da Perkins&Will São Paulo.

Leaf Loefgren, projeto da Perkins&Will e imagem de Neorama
Projetado para se tornar o maior complexo pediátrico da América Latina, o Hospital Infantil Sabará — para a SDI Desenvolvimento Imobiliário e Sabará Hospital Infantil — impulsiona a transformação de Pinheiros em uma das áreas mais estruturadas de São Paulo, promovendo experiências estéticas e sensoriais em uma estrutura que explora a influência da natureza na saúde humana. Bem-estar, serenidade, leveza e sutileza fazem do edifício uma potente síntese arquitetônica, que oferece as melhores condições ao corpo e à mente de todas as pessoas, em todas as idades. “Partimos para uma arquitetura orgânica, em que as curvas assumem o lugar dos ângulos retos, privilegiando a circulação e reforçando a ideia de receptividade que um hospital dedicado a crianças deve transmitir”, compartilha Lara Kaiser, Healthcare Design Leader da Perkins&Will São Paulo.

Sabará Hospital Infantil, projeto da Perkins&Will e imagem de Do.Studio
Sobre a Perkins&Will
Perkins&Will, uma empresa de arquitetura e design interdisciplinar e baseada em pesquisa, foi fundada em 1935 com a crença de que o design tem o poder de transformar vidas. A empresa está comprometida em criar um mundo melhor, mais bonito e mais justo por meio do Living Design, uma abordagem que integra considerações ambientais, sociais e de design para promover a saúde e o bem-estar ecológicos. A Interior Design nomeou a Perkins&Will como uma “Gigante da Sustentabilidade” em 2024; a Architizer a destacou como a “Melhor Empresa Sustentável” do mundo em 2023; e a Metropolis a evidenciou como “Empresa do Ano” em 2022 por sua liderança no setor no avanço da ação climática e da justiça social. A Fast Company elegeu a Perkins&Will como uma das “Empresas Mais Inovadoras do Mundo em Arquitetura” três vezes e, em 2021, adicionou a empresa à sua lista de “Marcas que Importam”, tornando a Perkins&Will o primeiro escritório de arquitetura do mundo a ganhar a distinção.
Com uma equipe internacional de mais de 2.400 profissionais, a Perkins&Will tem mais de 30 estúdios no mundo todo, fornecendo serviços integrados em arquitetura, design de interiores, ambientes de marca, design urbano e arquitetura paisagística. Os parceiros incluem Schmidt Hammer Lassen Architects; McLennan Design; Portland; Nelson\Nygaard; e Pierre-Yves Rochon (PYR).
Visite a nossa página.


