9 passos para receber canabinoides em casa

Civitatis lista 10 cidades para conhecer nos Balcãs, região barata da Europa
23 de fevereiro de 2024
ManejeBem premia mais de 50 produtores rurais de todas as regiões do Brasil
26 de fevereiro de 2024

O consumo de produtos à base de cannabis cresceu consideravelmente no Brasil; aquisição exige conhecimento

Brasileiros consomem cada vez mais canabinoides e um estudo recente divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostrou que a importação de produtos à base de cannabis aumentou 93% no Brasil nos últimos 12 meses. Para ter acesso aos canabinoides é preciso uma autorização de importação emitida pela Anvisa, que vale por dois anos, desde que os pacientes (ou seus representantes legais) possuam necessidade médica comprovada e imprescindível do produto.

No Brasil, a empresa brasileira Anna Medicina Endocanabinoide surgiu para desburocratizar o acesso à cannabis medicinal no país, com um trabalho que passa por todo o processo relacionado a compra de produtos, além de oferecer um Centro de Acolhimento dedicado ao tema na Santa Casa de Misericórdia, em Curitiba (PR). A empresa é o primeiro e mais completo ecossistema de medicina endocanabinoide do país, oferecendo total acolhimento e acompanhamento aos pacientes e médicos parceiros.

“A importação de canabinoides requer comprovação da necessidade, mas com prescrição o acesso aos produtos é simples e prático. Nossos produtos são importados e direcionados a pacientes com receita médica válida e autorização da Anvisa para compra”, destaca o doutor Alfonso Cardozo, sócio fundador da Anna. “Toda a jornada, tanto do tratamento como da aquisição do medicamento, é assistida por especialistas e consultores de forma acolhedora e humanizada. A Anna é uma facilitadora em cada etapa do processo de compra no Brasil, seguindo as normas da Anvisa previstas na RDC 660/2020”, diz.

Confira o passo a passo para ter acesso aos medicamentos à base de cannabis no Brasil:

  1. Agendamento

Marque uma consulta com um médico especialista.

  1. Receita

Após a consulta com um especialista, o paciente recebe o diagnóstico e uma prescrição.

  1. Documentação

Com a receita em mãos, é necessário apresentar o CPF, RG, comprovante de endereço, e-mail, telefone e foto legível para o processo de aquisição do medicamento.

  1. Coleta

Após a coleta dos documentos, inicia-se o processo de importação do medicamento por meio de uma procuração assinada pelo paciente.

  1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Os documentos arrecadados serão enviados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

  1. Aprovação

Depois a aprovação da ANVISA, o prazo de entrega é de 15 a 20 dias úteis.

  1. Rastreio

O pedido pode ser acompanhado pelo número de rastreio do medicamento.

  1. Envio

O medicamento será enviado para a casa do paciente.

  1. Acompanhamento

Com o início do tratamento, o paciente precisa receber um acompanhamento médico, que poderá sanar dúvidas, fornecer apoio assistencial e ajustar tratamentos.

foto: divulgação