O consumo de produtos à base de cannabis cresceu consideravelmente no Brasil; aquisição exige conhecimento
Brasileiros consomem cada vez mais canabinoides e um estudo recente divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostrou que a importação de produtos à base de cannabis aumentou 93% no Brasil nos últimos 12 meses. Para ter acesso aos canabinoides é preciso uma autorização de importação emitida pela Anvisa, que vale por dois anos, desde que os pacientes (ou seus representantes legais) possuam necessidade médica comprovada e imprescindível do produto.
No Brasil, a empresa brasileira Anna Medicina Endocanabinoide surgiu para desburocratizar o acesso à cannabis medicinal no país, com um trabalho que passa por todo o processo relacionado a compra de produtos, além de oferecer um Centro de Acolhimento dedicado ao tema na Santa Casa de Misericórdia, em Curitiba (PR). A empresa é o primeiro e mais completo ecossistema de medicina endocanabinoide do país, oferecendo total acolhimento e acompanhamento aos pacientes e médicos parceiros.
“A importação de canabinoides requer comprovação da necessidade, mas com prescrição o acesso aos produtos é simples e prático. Nossos produtos são importados e direcionados a pacientes com receita médica válida e autorização da Anvisa para compra”, destaca o doutor Alfonso Cardozo, sócio fundador da Anna. “Toda a jornada, tanto do tratamento como da aquisição do medicamento, é assistida por especialistas e consultores de forma acolhedora e humanizada. A Anna é uma facilitadora em cada etapa do processo de compra no Brasil, seguindo as normas da Anvisa previstas na RDC 660/2020”, diz.
Confira o passo a passo para ter acesso aos medicamentos à base de cannabis no Brasil:
- Agendamento
Marque uma consulta com um médico especialista.
- Receita
Após a consulta com um especialista, o paciente recebe o diagnóstico e uma prescrição.
- Documentação
Com a receita em mãos, é necessário apresentar o CPF, RG, comprovante de endereço, e-mail, telefone e foto legível para o processo de aquisição do medicamento.
- Coleta
Após a coleta dos documentos, inicia-se o processo de importação do medicamento por meio de uma procuração assinada pelo paciente.
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Os documentos arrecadados serão enviados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
- Aprovação
Depois a aprovação da ANVISA, o prazo de entrega é de 15 a 20 dias úteis.
- Rastreio
O pedido pode ser acompanhado pelo número de rastreio do medicamento.
- Envio
O medicamento será enviado para a casa do paciente.
- Acompanhamento
Com o início do tratamento, o paciente precisa receber um acompanhamento médico, que poderá sanar dúvidas, fornecer apoio assistencial e ajustar tratamentos.
foto: divulgação