Fisioterapia oncológica auxilia no tratamento e oferece qualidade de vida às pacientes

É verdade que a alimentação pode acelerar ou ajudar a reverter envelhecimento da pele?
17 de outubro de 2022
Semana Rosa Boulevard terá Flash Day Tattoo Beneficente
17 de outubro de 2022

Entenda como funciona e para quais casos o serviço, ofertado gratuitamente pela UniAvan em Balneário Camboriú, é indicado

Após 15 sessões de radioterapia, fazer uma cirurgia para retirada de nódulo e passar meses realizando exames, Maria* venceu a luta contra o câncer de mama. Agora, um ano depois da cirurgia, foca na fisioterapia para uma recuperação plena. “Fazia check-up anualmente e nunca tive nódulo, mas aconteceu. O câncer, quando detectado no início e alimentado com a fé, nos leva a cura. Atualmente, vivencio mais um ciclo do tratamento e já sinto os benefícios dessa necessária fisioterapia oncológica”, conta. O tratamento é indicado para pacientes que apresentem dor, diminuição de movimento, perda de funcionalidade, fadiga, desconforto respiratório e alteração de sensibilidade. “Ele restabelece a qualidade de vida, promove a independência e educação em saúde para prevenção de disfunções”, conta a especialista em fisioterapia na saúde da mulher e professora do curso na UniAvan, Angelise Mozerle.

Para o tratamento fisioterapêutico oncológico são adotadas técnicas diversas, como a drenagem linfática de áreas que apresentem inchaço, fortalecimento nos membros superiores para os casos de fraqueza muscular, exercícios físicos controlados que beneficiam situações de diminuição de movimento e técnicas de analgesia com foco na diminuição da dor das pacientes. “Todas passam por uma primeira consulta, em que é realizada uma anamnese e avaliação detalhada, que contém testes específicos e é traçado o diagnóstico fisioterapêutico e elencado os recursos específicos para cada caso clínico”, explica a professora do curso de Fisioterapia.

Os métodos são aplicados com auxílio de instrumentos e equipamentos específicos, como bolas, bastões, halteres, faixa elástica, bandagem elástica, entre outros. “O importante é que esse tratamento seja realizado sempre por profissional especializado e tenha acompanhamento integral, para garantir que a técnica seja aplicada de forma correta”, acrescenta.

Atendimento gratuito

Para pacientes de Santa Catarina, no Litoral-Centro Norte do estado, o Centro Universitário Avantis – UniAvan oferece atendimento gratuito de fisioterapia oncológica. O serviço é realizado por professores e acadêmicos do curso e aplicado na clínica localizada na unidade de Balneário Camboriú (SC). Os interessados podem ter mais informações e se inscrever através do (47) 9 9970-0413.

Projeto FloreSer

Para levar mais qualidade de vida às mulheres com diagnóstico de câncer de mama metastático, a UniAvan conta também com o projeto FloreSer, que foi desenvolvido como projeto de conclusão de curso para levar a fisioterapia oncológica para ainda mais pacientes. A partir de outubro, o projeto se expandirá em uma parceria com a Rede Feminina de Balneário Camboriú, na qual serão realizados encontros quinzenais com as pacientes. Dez vagas estão abertas, e as interessadas podem se inscrever também pelo (47) 9 9970-0413.

Freepik