8 coisas que você não sabe sobre EMDR– a terapia que pode mudar a sua vida

Cooperativa Vinícola Garibaldi traz medalhas de concurso francês
10 de maio de 2018
Brunch especial para o Dia das Mães no Grand Hotel Rayon by Nobile
10 de maio de 2018

Forma de psicoterapia conhecida nos Estados Unidos como a “Terapia do Século XXI” e criada nos anos 80 é chave na superação de traumas

Na década de 80, a psicóloga Ph.D americana Francine Shapiro desenvolveu uma técnica de terapia completamente inovadora, com base nos movimentos dos olhos, para o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas instaladas no cérebro das pessoas e que geram doenças como estresse pós-traumático e depressão – o EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing ou Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares).No Brasil há mais de 15 anos, a técnica está se difundindo cada vez mais. Segundo a presidente da Associação Brasileira de EMDR, Ana Lúcia Castello, hoje, já existem mais de 2500 profissionais capacitados para aplicar a técnica, espalhados por mais de 65 cidades. “O EMDR é uma verdadeira revolução, onde a ideia de que a indução de movimentos oculares similares ao do sono REM (rápido movimento dos olhos) no sono forneça assistência necessária ao sistema de cura natural da mente que, até aquele momento o cérebro não conseguira realizar sozinho.”, diz Ana Castello. Entenda por que com oito pontos.

  1. O EMDR é recomendado pela OMS – Organização Mundial de Saúde. A técnica é comprovadamente eficaz e permite que memórias traumáticas sejam ressignificadas no cérebro humano, curando o indivíduo de traumas que transformam a sua personalidade.
  2. O cérebro humano é dividido em dois hemisférios – no lado direito predominam as emoções e potencial artístico, no esquerdo são as capacidades lógicas e racionais. Essa divisão dificulta a sincronia entre razão emoção e ação o que afeta o processamento das experiências de vida. O EMDR estimula as diferentes áreas do cérebro para realinhar razão e emoção processando melhor as memórias disfuncionais.
  3. Estímulos visuais, auditivos e táteis da esquerda à direita, em combinação com outros passos (protocolo de 08 fases) específicos do procedimento do EMDR, incrementam o processamento de informações de memória traumática ou perturbadora que foram mal armazenadas, acelerando o aprendizado pela experiência e superando o trauma.
  4. O EMDR deve ser aplicado por psicólogos e médicos que trabalham com terapias. Profissionais da psicologia e da medicina especialista em terapias têm à disposição cursos homologados pela Associação Brasileira de EMDR e pelo EMDR Institute(EUA)/EMDR Iberoamérica. Há cursos de treinamentos desta abordagem em diversas cidades do Brasil, promovidos por duas Empresas especialistas nesta área.
  5. Terapia ideal para crianças traumatizadas. A técnica pode ser aplicada em crianças, adolescentes e adultos, para superação de traumas, transtorno de ansiedade e depressão. “Em crianças têm resultados ainda mais rápidos – devido ao fato de o cérebro da criança ter redes de memórias mais limpas e poucas vivências traumáticas”, diz Ana Lúcia Castello, que também é especialista no trabalho de EMDR com Crianças e ministra cursos nesta área por todo Brasil. “Muitas vezes apenas com três a seis sessões conseguimos resultados positivos no processamento de fobias, traumas com crianças”.
  6. Traumas como abuso sexual também são reprocessados com sessões de EMDR de forma mais rápida e eficaz do que um processo terapêutico verbal normal.O trauma é reprocessado, e o paciente pode conseguir acessar redes emocionais saudáveis com o trabalho e transformar aquela experiência em algo que existiu mas que pode não causar mais tanto sofrimento, experimentando um sentimento positivo e de confiança.
  7. É um método potente no tratamento de pessoas com deficiências visuais ou auditivas, autistas, pessoas com Síndrome de Down que podem se beneficiar da estimulação bilateral do cérebro, reprocessando os traumas destes pacientes, minimizando os sintomas das doenças e instalando crenças positivas sobre eles e sobre o mundo.
  8. O EMDR não é recomendado para pacientes com problemas neurológicos graves e com problemas cardíacos graves. Para esses pacientes o EMDR deve ser liberado pelos seus respectivos médicos especialistas.

Sobre a Associação Brasileira de EMDR

Fundada em 2008, a Associação Brasileira de EMDR é composta por psicólogos e médicos com formação em EMDR e tem seus treinadores e facilitadores detreinamentos reconhecidos peloEMDR Institute (EUA). As Empresas vinculadas à Associação, EMDR Treinamento e Consultoria, dirigida pela DraEsly Carvalho e a Empresa Espaço da Mente, dirigida pelo Dr. André Monteiro promovem cursos homologados em todo o país para formação de psicólogos na técnica e a Associação Brasileira de EMDR tem procurado difundir o EMDR em todo o Brasil. www.emdr.org.br