8 coisas para saber antes de aplicar toxina botulínica

Inscrições abertas para a Meia Maratona Internacional de Aruba: desafio para os atletas em 2020
15 de janeiro de 2020
Destilados do portfólio de luxo da Diageo são os preferidos nos melhores bares do mundo
15 de janeiro de 2020

Cirurgiã plástica esclarece as principais dúvidas que envolvem a substância para quem ainda está em dúvida entre aplicar a toxina botulínica ou não

A aplicação de toxina botulínica para rejuvenescer a face tem ficado cada vez mais popular. Segundo dados divulgados em 2016 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos não cirúrgicos, como o preenchimento e a toxina botulínica, chegam a ocupar 47,5% da agenda de especialistas. Porém, segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), muitas pessoas chegam ao consultório com dúvidas sobre o procedimento. Para ajudar quem ainda não tem certeza sobre a aplicação da toxina, a especialista explicou tudo o que você precisar saber antes de aplicar a substância. Confira:

– Botox é uma marca, o correto é toxina botulínica.  “A toxina botulínica é uma neurotoxina que age interrompendo a conexão entre o nervo motor e o músculo, o que paralisa a musculatura. Desse modo, eliminamos as rugas, já que estas são consequências da contração muscular. Logo, os lugares mais comuns para a injeção da substância são a testa e ao redor dos olhos e da boca.”

– Toxina botulínica não é o mesmo que preenchedor. “Ao contrário da toxina botulínica, os preenchedores injetáveis não são toxinas e sim uma espécie de gel. Utilizando substâncias como o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio, o preenchimento possui indicações diferentes da toxina botulínica e pode ser realizado em diversas áreas e para diversos fins, como dar estrutura ao rosto, conferir volume aos compartimentos de gordura que perderam seu conteúdo com o tempo ou até mesmo preencher pequenas rugas.”

– Você recebe o que você paga. “Cuidado com aplicações muito baratas da toxina botulínica, pois, apesar de parecerem um bom negócio à primeira vista, estas podem ser feitas com produtos de qualidade duvidosa, o que pode trazer sérias complicações, como irritações, reações inflamatórias, alergia e infecções. A diluição do produto também é importante, pois, se for muito diluído, ficará obviamente mais barato, mas sua durabilidade e efeito serão menores. Além disso, é fundamental também que você se certifique de que o procedimento será realizado por um profissional especializado, o conhecimento da anatomia é fundamental. O procedimento deve ser feito por médico dermatologista ou cirurgião plástico para evitar problemas como a paralização de músculos errados, danos nos nervos e vasos sanguíneos.”

– Menos é mais. “Cuidado para não aplicar a toxina em excesso e acabar com o rosto congelado, conferindo um resultado exagerado e artificial.”

– Demora cerca de uma semana para mostrar resultados. “A toxina botulínica não age instantaneamente, demorando alguns dias para esgotar o neurotransmissor entre o nervo e o músculo. Por isso, tenha paciência. Geralmente, após três ou quatro dias você sentirá uma leve restrição de movimento no local da aplicação e apenas depois de uma semana que os resultados ficarão realmente perceptíveis. Mas é importante ressaltar que, em alguns casos, podem levar até duas semanas para os resultados ficarem completamente visíveis.”

– A utilização como prevenção não é recomendada. “A toxina botulínica é um medicamento, sendo assim é importante tomar cuidado na hora de injetar a toxina botulínica de forma preventiva, pois, apesar da substância ser capaz de retardar o surgimento de rugas e linhas de expressões, você pode acabar tornando-se dependente de seu uso. Logo, na maioria dos casos o melhor é tratar as rugas com a toxina apenas depois destas surgirem.”

– Sua pele melhora após a aplicação. “Até certo ponto, o movimento restrito da pele causado pela aplicação da toxina botulínica dá chance para o tecido descansar e regenerar, tornando-se mais viçoso e bonito. Porém, isso não significa que você deve relaxar com sua rotina de limpeza e cuidados com a pele, pois esta é fundamental para manter a saúde do tecido em dia.”

– Rugas e linhas finas não são as únicas indicações para a substância. “Hoje em dia a toxina botulínica possui inúmeras outras indicações, seja no tratamento da acne, hiperidrose, rosácea, cicatrizes e até mesmo depressão. No tratamento de rosácea, por exemplo, a toxina botulínica age diminuindo a inflamação e a oleosidade na pele e regulando o fluxo sanguíneo nos vasos, o que melhora o avermelhamento causado pela rosácea. Já no tratamento da sudorese a substância bloqueia a liberação do suor pelas glândulas sudoríparas na área, sem aumentá-lo em outros lugares do corpo.”

– A substância pode parar de funcionar. “Tome cuidado para não exagerar nas aplicações e respeite o tempo entre elas indicado pelo seu médico, pois a alta frequência de injeções da toxina pode causar resistência ao produto. Isso por que o organismo é capaz de criar anticorpos contra a toxina botulínica, fazendo com que a substância não tenha mais efeito.”

Fonte: Dra. Beatriz Lassance – Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.