Treino funcional na areia: conheça os benefícios da modalidade que tem conquistado adeptos em todo o país

Museu Índia Vanuíre realiza Semana da Mulher Indígena
7 de março de 2022
Bulgari apresenta sua coleção Fall Winter 22 durante a semana de moda de Milão
7 de março de 2022

Praticados de forma mais descontraída, os exercícios realizados na areia são uma alternativa para quem quer fugir dos ambientes tradicionais como academia e ginásios

Os treinos funcionais, aqueles realizados em circuitos com exercícios que trabalham diversos músculos do corpo ao mesmo tempo, ganharam força nos últimos e já fazem parte da rotina de milhares de brasileiros. Seja pelo dinamismo ou pela facilidade de encaixar as práticas na rotina, as vantagens e benefícios dos treinos funcionais são inúmeros. Para tornar as atividades ainda mais interessantes, recentemente uma variação da modalidade tem conquistado espaço entre aqueles que não querem uma vida sedentária: o treino funcional na areia.

O conceito pode dar a ideia de ser uma opção limitada para quem vive no litoral, mas a prática já é possível também em cidades longe da praia. Motivado pela procura por alternativas descomplicadas de exercícios, por um número cada vez maior de pessoas, principalmente durante a pandemia, muitos profissionais da área passaram a investir nos treinos funcionais com as práticas na areia, algo que já era comum nas praias brasileiras. A oportunidade logo foi notada por empreendedores de cidades longe do litoral e grandes capitais, que passaram a criar e oferecer espaços com quadras de areia que permitem a realização da atividade.

Em Curitiba (PR), a Pontuou, espaço que oferece quadras de areia totalmente cobertas, planejadas para sediar jogos de futevôlei, vôlei de praia e beach tennis, passou a incluir treinos funcionais na areia na programação fixa de atividades. “Nós planejamos nossas quadras para possibilitar o acesso dos curitibanos a esportes de areia mesmo longe do litoral, e o treino funcional, com tantos atrativos não podia ficar de fora. Conseguimos atender uma demanda reprimida por espaços que oferecem uma infraestrutura completa para a prática dessas atividades, reproduzindo a atmosfera praiana, com a vantagem de que com as quadras cobertas o clima ou a chuva não são impedimentos para a prática”, explica Caique Muller, sócio proprietário da Pontuou.

Benefícios do treino funcional na areia

Intenso e dinâmico, o treino funcional realizado na areia é uma atividade física que oferece diversos benefícios para o corpo e a saúde. Entre os principais diferenciais estão, por exemplo, a elevada queima calórica, a tonificação muscular, a ajuda na redução do estresse e da ansiedade, além do aumento da resistência física.

“O fato de ser praticado na areia potencializa o gasto calórico e colabora com o fortalecimento dos músculos das pernas, além de ativar o corpo todo, aumentando a resistência física e trazendo benefícios para o sistema cardiovascular, respiratório, coordenação e equilíbrio. Além disso, a areia absorve a pressão dos movimentos causando menos impacto nas articulações ”, explica Caique. “Os atrativos da prática do treino funcional na areia são muitas. É uma atividade que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, e agora é democrático também na localização, podendo ser praticado nas mesmas condições também em qualquer cidade, perto da praia ou não”, completa o profissional.