Avaliação física auxilia no monitoramento dos resultados e metas em treinos da academia

Festival de Verão promete movimentar a programação para o mês de janeiro em Paraty
19 de janeiro de 2022
Quarto e escritório são cômodos primordiais na hora da reforma, revela E-commerce
19 de janeiro de 2022

Ingressar e se dedicar na academia são tarefas que nem todos conseguem levar adiante e um dos principais motivos para isso acontecer é a falta de motivação

Segundo especialistas, a melhor estratégia para gerar motivação na hora dos exercícios é a avaliação física feita de forma periódica e, principalmente, no começo do ano, quando se pode mensurar resultados do ano anterior e projetar as metas dos próximos doze meses.

“Começo de ano geralmente é o período em que as pessoas mais buscam a academia. Entrar em forma e cuidar do corpo são os campeões nas promessas de ano novo, mas, às vezes, falta motivação. Com a avaliação física, os profissionais podem conhecer melhor o aluno e traçar a melhor estratégia para obter resultados, porque a gente sabe que a maior fonte de motivação é o resultado”, explica o prof. mestre Júlio César Nunes, coordenador técnico da AYO Fitness Club.

A avaliação física consiste em uma série de testes realizados pelo profissional de educação física no aluno com o objetivo de avaliar as condições de saúde do indivíduo para perceber quais métodos e exercícios se encaixam mais no dia a dia de cada pessoa. “Depois da avaliação, conseguimos ver o que o aluno precisa e o que ele pode ou não pode fazer. A partir daí, personalizamos sua rotina de exercícios físicos”, comenta Júlio César.

Alguns métodos utilizados pelos profissionais para realizar as avaliações são questionários para investigar possíveis problemas de saúde e hábitos diários; monitoramento de atividade cardiorrespiratória; medição de Índice de Massa Corporal (IMC); gordura corporal; massa magra; massa adiposa; flexibilidade; força; níveis pressóricos, glicemia capilar, frequência cardíaca de repouso, além de avaliação postural.

“Antes de começar qualquer atividade, o ideal é fazer uma avaliação médica, e, após a física, manter uma periodicidade entre 2 e 3 meses. As avaliações físicas devem ser realizadas em locais adequados, por profissionais de educação física habilitados, com registro no CREF. Assim, o aluno terá certeza que o treinamento passado estará adequado a sua realidade, de uma forma eficiente e segura”, finaliza o coordenador técnico da AYO Fitness Club.