7 roteiros para transformar 2024 no ano das viagens inesquecíveis

Receita Federal divulga novas regras para a declaração do Imposto de Renda; especialista explica como declarar
12 de março de 2024
Skazi imprime essência francesa em seu novo drop de Inverno 24
13 de março de 2024

Capitais clássicas, novas formas de viajar e destinos inusitados para agradar até os turistas mais experientes

A busca por experiências de viagens transformadoras segue como uma das grandes tendências para os roteiros de 2024. Seja para descobrir novas facetas de destinos consagrados, cruzar fronteiras remotas sem preocupações, saborear a alta gastronomia e se hospedar nos melhores hotéis do mundo, é possível descobrir a aventura ideal para todo tipo de viajante.

Selecionamos sete roteiros para inspirar quem está planejando o próximo embarque.

Destinos mais próximos do Brasil

África doSul e Japão são boas portas de entrada para seus continentes e agora estão mais próximos do Brasil. Joanesburgo, na África do Sul, voltou a receber voos diretos partindo de São Paulo, após um hiato de dois anos. A grande novidade da temporada é a ligação entre o Aeroporto de Guarulhos e a Cidade do Cabo, uma rota inédita e que aterriza em solo sul-africano em menos de oito horas – mais rápido do que o trajeto São Paulo – Miami.

Já o Japão eliminou a necessidade de visto para turistas brasileiros, facilitando o processo para quem quer desbravar a cultura nipônica. O destino se apresenta de formas diferentes ao longo do ano, e uma das épocas mais desejadas é a florada das cerejeiras na primavera. Para uma imersão completa e sem preocupações, o roteiro da Latitudes combina Tokyo e Kyoto, apresentando modernidade e tradição. Cidades históricas, como Nara e Hiroshima, e as charmosas Hakone e Naoshima, onde a relação dos japoneses com a natureza e a arte ganha mais profundidade, complementam a aventura.

Os Jogos Olímpicos mais aguardados

Sempre há motivos para ir à França. Em 2024, a cereja do bolo é a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, a partir de 26 de julho. Faltam menos de 200 dias para a inusitada cerimônia de abertura que, pela primeira vez na história, irá navegar pelo Rio Sena. O Brasil já está classificado em 25 modalidades, como a ginástica artística, comandada por Rebeca Andrade. Os Jogos devem atrair mais de 15 milhões de pessoas para a Cidade Luz, tornando o clima ainda mais vibrante.

Para além de Paris, o sul da França reserva atrações artísticas e históricas, em pequenas cidades charmosas, como Toulouse, Avignon e Saint Cirq-Lapopie. Entre as atrações da região estão o Museu Toulouse-Lautrec, dedicado ao trabalho de Henri de Toulouse-Lautrec e reúne a maior coleção de pública do pintor; o Museu Pierre Soulages, que apresenta as obras do artista contemporâneo em um prédio de arquitetura inovadora; e o Château La Coste, no coração da Provence, que mistura instalações artísticas e pavilhões projetados por grandes

nomes da arquitetura mundial, tudo isso em meio a vinhedos e restaurantes que trazem o melhor da culinária internacional.

O renascimento espanhol

Espanha vive um momento especial, tornando o país ainda mais atrativo para o viajante de luxo. O Four Seasons Madrid, inaugurado em 2020, é o destaque da hotelaria local, integrando a lista The World’s 50 Best Hotels. Com localização privilegiada no coração da capital espanhola, o hotel é um dos símbolos da transformação da região. O histórico edifício de 1887 foi restaurado e hoje abriga o hotel e um novo polo de luxo. A passos dali está a Puerta do Sol, praça que foi renovada, assim como edifícios da Gran Vía e da Calle de Alcalá, como o Círculo de Bellas Artes.

A alta gastronomia também encontra uma Espanha cada vez mais aberta a novos sabores, com novos restaurantes sendo inaugurados na região. Ao todo, são 271 laureados pelo Guia Michelin, 15 deles donos de três estrelas. O Arzak***, em San Sebastián, ainda recebeu um prêmio especial de Chef Mentor, entregue à Juan Mari Arzak, que aos 81 anos continua à frente da cozinha, ao lado da filha Elena.

O balneário de San Sebastián é reconhecido não só pela gastronomia, mas por ser um polo da cultura do País Basco e pelas praias exuberantes. Para se aprofundar nas particularidades da comunidade do norte espanhol, tem roteiro conduzido pelo filósofo Luiz Felipe Pondé para apresentar todas as facetas do País Basco, passando por Bilbao, Guernica, La Rioja Alavesa, entre outras joias da região.

E tem novidade chegando: Mallorca irá receber o mais novo Four Seasons do país este ano. O antigo Hotel Formentor, inaugurado em 1929, será reaberto após uma extensa restauração, com vista incomparável do Mediterrâneo e uma vinícola nas proximidades.

Desvendando o Cáucaso

Cultura milenar e as incomparáveis montanhas do Cáucaso formam o cenário que conecta Armênia, Geórgia e Azerbaijão. O viés histórico, que remonta ao início do cristianismo, é um dos principais atrativos para quem se aventura pela região. A capital da Armênia, Ierevan, é uma das cidades mais antigas do mundo. Na Geórgia, monastérios, igrejas, torres e castelos são testemunhas da história do país. No Azerbaijão, a vibrante Baku guarda resquícios das construções medievais, como o Palácio dos Shirvanshahs e a Torre da Donzela, patrimônios da UNESCO. Quem conduz o roteiro da Latitudes e lidera as trocas de conhecimento é o rabino da Congregação Judaica do Brasil, Nilton Bonder.

Manaus entre os melhores destinos do ano

A capital amazonense é a única representante do Brasil na lista dos 50 melhores locais para se viajar em 2024, segundo o tradicional guia da Lonely Planet. A publicação listou o Teatro Amazonas, o restaurante Banzeiro, a Praia da Lua e o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões como as atividades imperdíveis na cidade.

Manaus é porta de entrada para descobrir a Floresta Amazônica, que pode ser parte de passeios de um dia ou um destino completo, com hospedagens dentro da mata. As caminhadas guiadas apresentam detalhes da cultura e comunidades locais. Na época de cheias, é possível navegar sobre ilhas submersas, próximo à copa das árvores. Nos períodos de seca, as ilhas reaparecem e as praias fluviais viram ponto de encontro de jacarés.