7 motivos para considerar a Ilha da Madeira o seu próximo destino de férias

Escritor e jornalista lança Dicionário Brasileiro-Português em versão digital para turista levar no celular
22 de junho de 2022
25 de junho é Dia Mundial do Vitiligo; saiba o que é a doença que causa manchas brancas na pele
22 de junho de 2022

Destino português conta com paisagens impressionantes, excelente gastronomia e hotéis de primeira

Localizada em meio ao Oceano Atlântico, a menos de duas horas de voo a partir de Lisboa, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português. De origem vulcânica, o destino conta com paisagens muito diferentes do que se vê na parte continental do país: montanhas, falésias com vistas inacreditáveis para o mar e florestas verdejantes, além de clima primaveril o ano inteiro.

Todas essas características encantam viajantes do mundo inteiro. Quer descobrir por que você deve considerar a ilha como seu próximo destino de férias? Confira abaixo sete motivos para se apaixonar por essa região de Portugal.

crédito Turismo da Madeira

Floresta Laurissilva
Esta floresta é um bioma rico e único no mundo, assim como a Floresta Amazônica no Brasil. Está espalhada por várias ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), possuindo seu maior território na Madeira. Com natureza exuberante e paisagens inesquecíveis, a Laurissilva é absolutamente deslumbrante e é considerada Patrimônio da Humanidade.

crédito Turismo da Madeira

Levadas
Os colonizadores da Madeira construíram, há mais de quatro séculos, canais de irrigação que levavam água do norte de seu território para o sul. Chamados de levadas, eles marcam os cenários madeirenses, formando caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa. São mais de dois mil quilômetros de levadas nomeadas, como a Levada do Rei e a Levada dos Cedros, onde se pode relaxar, entrar em contato com a natureza e fazer longas e agradáveis caminhadas.

História e Cultura
Com um centro histórico muito charmoso, Funchal é o epicentro da riqueza cultural da Madeira. Além de contar com variados eventos que celebram as suas principais tradições, há vários pontos no destino que contam fatos históricos, como a Bordal, que apresenta uma das obras-primas artesanais da ilha, o bordado. Nas adegas que produzem a mais famosa iguaria local, o Vinho Madeira, é possível conhecer mais desta curiosa bebida. Outro fato interessante foi a importância do destino na história do cultivo de cana-de-açúcar, no século 15, que o tornou um centro comercial de excelência, frequentado por comerciantes de várias nacionalidades. Uma das heranças gastronômicas é a poncha, uma saborosa e refrescante bebida feita de aguardente de cana, laranja e mel.

crédito: Holger Leue

Enogastronomia
A culinária local é criativa e deliciosa, focada principalmente nos produtos do mar, além de temperos e frutas nativas. Entre os pratos que todo viajante deve provar no destino estão as lapas, um tipo de molusco, a espetada, que é o churrasco madeirense, o saboroso peixe-espada-preto e o bolo do caco, que não é um bolo, mas sim um pão servido quentinho, com manteiga de ervas. O destino também é excelente para os amantes do enoturismo, com experiências para descobrir mais sobre o Vinho Madeira, bebida de preparo curioso, com sabor intenso e paladar inigualável.

crédito Turismo da Madeira

Fajãs da Madeira
São pequenas extensões de terra à beira-mar junto a um penhasco, que formam um oásis acessível apenas por barco ou teleférico. Mesmo com uma área reduzida, reúnem um pouco de tudo que a ilha tem de bom: praia e natureza, e até mesmo casas para se hospedar e restaurantes. Situado na costa sul da ilha, a Fajã dos Padres é um verdadeiro tesouro: maravilhoso e bem escondido, perfeito para relaxar e aproveitar um bom banho de mar após um passeio de barco, além de degustar pratos típicos do destino.

crédito Turismo da Madeira

Praias
Para completar o conjunto de cenários fascinantes, há as belas praias do arquipélago. Além de sua ilha principal, a Madeira conta com outra ilha habitada: Porto Santo, que tem uma faixa com nove quilômetros ininterruptos de praias de areia dourada e água bem azul. Já na Ilha da Madeira, os viajantes encontram praias de cascalho ou areia escura com água transparente, além de piscinas naturais de tirar o fôlego.

crédito VisitMadeira

Hotéis
A Madeira conta com hotelaria de primeira, e isso deixa qualquer viagem muito melhor. Diversos hotéis, em sua maioria cinco estrelas, têm quartos espaçosos e bem decorados, restaurantes deliciosos, piscina, spa e acesso ao mar. Dos mais charmosos aos grandes resorts luxuosos, não vai faltar um bom lugar para dormir com muito conforto.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.