7 formas farmacêuticas de manipular um medicamento que facilitam a adesão de pacientes ao tratamento

Páscoa em Gramado acontece de 20/3 a 12/4
10 de março de 2020
Sale Pepe comemora 10 anos com programação especial
11 de março de 2020

Prescrição personalizada leva em consideração as demandas de cada paciente, inclusive em formas inovadoras que facilitam a adesão ao tratamento. Já pensou em tomar uma vitamina ou probiótico manipulado em um chocolate, por exemplo?

Como sabemos, para o controle e tratamento de uma doença, seja ela qual for, é necessário seguir as orientações médicas que, em grande parte dos casos, inclui o uso de medicações e suplementos. O problema é que muitas vezes essas recomendações não são seguidas da maneira ideal devido à não aceitação do paciente às formas farmacêuticas mais usuais. Por isso é tão importante que a escolha da forma farmacêutica seja baseada no perfil do paciente e na condição específica a ser tradada. “Por exemplo, pacientes com intolerância gástrica podem ter os incômodos potencializados por alguns remédios e, por isso, para estes, a melhor opção são as cápsulas com revestimento especial. Outro exemplo é o dos pacientes pediátricos ou idosos, que, com dificuldade de deglutição, se beneficiam das formulações em soluções, suspensões ou as formas modernas que existem hoje em dia, como é o exemplo do chocolate, o Oral film®, as gomas e as pastilhas sublinguais”, explica Luisa Saldanha, farmacêutica e diretora científica da Pharmapele.

A farmacêutica, em seguida, explica quais as vantagens e indicações de algumas dessas inovações:

Shot: “É uma forma líquida, cuja dose prescrita é individualizada em cada embalagem flaconete. É bastante prática, de fácil transporte e de dose bastante estável. O shot é ideal para crianças, idosos, pacientes disfágicos ou com dificuldade de deglutição, além da efetividade em formulações pré e pós-treino. Além disso, o shot possui uma grande variedade de sabores, podendo ser tanto de sabor neutro quanto de sabores como uva, morango e frutas vermelhas”, afirma Luisa Saldanha.

Sachê: “Geralmente possui grande volume de ingredientes. Após a dissolução em água, pode se transformar em sucos, shakes e sopas. Sua forma individualizada proporciona maior praticidade de uso e de transporte, além de não conter glúten, lactose, sacarose, caseína ou edulcorantes artificiais, podendo, então, ser utilizada para a formulação de aminoácidos, vitaminas, minerais e fitoterápicos.”

Oral Film ®: Trata-se de uma película ultrafina, de apresentação oral, de ação sistêmica ou local, que permite a administração dos medicamentos sem a necessidade de ingestão de água, mastigação ou deglutição. “É formado com Pullulan®, um polissacarídeo 100% biotecnológico, natural e, por ter rápida desintegração e dissolução, é indicada para tratamentos que necessitem de ação rápida. Tem como principal público-alvo: pacientes disfágicos, bariátricos, acamados, crianças, idosos e animais”, esclarece a farmacêutica.

Goma: “Produzidas à base de gelatina e colágeno, têm consistência macia, são agradáveis de mascar e possuem diversos sabores, trazendo alta eficiência em mascarar os sabores desagradáveis de determinados ativos.”

Chocolates: Formulados à base de cacau orgânico rico em polifenóis, flavonoides e L-triptofano, apresentam importantes propriedades antioxidantes, que promovem benefícios no sistema cardiovascular, além de beneficiar o humor e a atividade mental. “São adoçados com maltitol e stevia, livres de lactose, glúten e sacarose. Ideal para vitaminas, minerais, fitoterápicos e probióticos. Incorpora facilmente diversos fármacos, proporcionando um tratamento muito mais saboroso”, complementa a farmacêutica.

Pastilhas sublinguais: “São formas farmacêuticas de fácil administração, livres de corantes, açúcares e flavorizantes artificiais. As pastilhas se dissolvem embaixo da língua, liberando lentamente o fármaco, promovendo a rápida e direta entrada das substâncias na corrente sanguínea.”

Gel comestível: “Por possuir rápida e prática absorção, é ideal para atletas, já que fornece a quantidade necessária de carboidratos e nutrientes para minimizar a perda de glicogênio muscular durante a execução da atividade física. Também disponível em diversos sabores”, complementa a diretora científica da Pharmapele.

Por fim, a farmacêutica explica que a prescrição é feita pelo médico. “No entanto, a farmácia de manipulação pode sugerir ao prescritor formulações que facilitem e se adaptem às necessidades individuais, beneficiando a adesão ao tratamento”, finaliza

Fonte: Pharmapele: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 32 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro. www.pharmapele.com.br