Projeto pioneiro na área do turismo apoia gratuitamente destinos turísticos

Coats comemora 114 anos no Brasil
16 de agosto de 2021
Empresa lança primeiro motorhome 100% autônomo fabricado no Brasil
16 de agosto de 2021

A iniciativa conecta profissionais e estudantes de turismo em uma rede de trabalho voluntário em ambiente totalmente virtual

Hoje, dia 16 de agosto, segunda-feira, será lançada oficialmente a Iniciativa Sábados Azuis, uma rede de voluntariado que reúne profissionais do mercado, professores e estudantes de turismo com o objetivo de fornecer orientação e apoio técnico gratuitos para gestores, lideranças ou entidades locais de destinos turísticos.

A ideia é atender demandas pontuais, mas efetivas, por meio de mentorias colaborativas online. A cada atendimento, um profissional especialista e dois monitores estudantes da área do turismo realizam o trabalho de escuta junto aos solicitantes, propõem pequenas tarefas para a superação do desafio apresentado, para chegar, após quatro encontros virtuais, à melhor solução para a demanda do destino ou atrativo turístico. Tudo gratuito.

Nascida do desejo de fortalecer a empatia, a solidariedade e o trabalho em equipe, a Iniciativa Sábados Azuis foi idealizada pela turismóloga Luciana Sagi, a partir de suas experiências em campo. “Ao longo dos meus quase 20 anos de atividade no setor, sempre trabalhei com planejamento turístico e, por incontáveis vezes, vi e vivi situações que nem sempre exigiam estudos profundos ou intrincadas resoluções. Em muitos casos, bastava um aconselhamento indicando um possível caminho”, relata.

Este mesmo desejo, acrescido de outras vontades, também era vivido por outra turismóloga, a pesquisadora e professora Karina Solha, do curso de turismo da ECA-USP, que sempre imaginou a melhor maneira de conectar a vida acadêmica, a pesquisa científica e os alunos, à realidade do mercado de trabalho.

A partir do encontro desses anseios, o projeto tomou forma e acabou encampado pelo Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social (CETES/ECA-USP), que hoje coordena as atividades da Iniciativa, por meio de um núcleo gestor de alunos, ex-alunos e pesquisadores do curso, além de turismólogos do mercado.

“O nosso desejo é que, a partir dos resultados alcançados, a divulgação da experiência contribua para a realização de estudos e pesquisas na área, mas que, sobretudo, sirva de inspiração para que gestores e lideranças também possam encontrar soluções compartilhadas para seus destinos turísticos”, relata Karina.

Para solicitar o atendimento junto à Iniciativa Sábados Azuis, basta fazer a inscrição no site (www.iniciativasabadosazuis.com.br), onde também é possível encontrar mais detalhes sobre o seu acolhimento. Da mesma maneira, voluntários profissionais especialistas ou alunos monitores que estiverem dispostos a contribuir com o projeto fazem sua inscrição gratuita pelo mesmo site. Vale lembrar que para o voluntariado de alunos, este será inicialmente limitado aos estudantes da Universidade de São Paulo.

Como os atendimentos são online, a expectativa da equipe gestora do projeto é que surjam atendimentos e voluntários de quaisquer regiões do país e que, com a divulgação da iniciativa, o número de participantes seja constante e crescente.

O evento de lançamento da Iniciativa Sábados Azuis deve reunir uma centena de profissionais e acadêmicos do turismo de todo o país, por meio de uma transmissão via YouTube, no canal da Iniciativa Sábados Azuis. A participação é gratuita e dispensa inscrição prévia.

SERVIÇO
Lançamento Iniciativa Sábados Azuis
Data: 16/ago/2021 – segunda-feira
Horário: 17h
Local: Canal YouTube Sábados Azuis
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=qs2uLId0JZE
Participação gratuita

SOBRE A INICIATIVA
A Iniciativa Sábados Azuis é uma rede de voluntariado coordenada pelo Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social – CETES da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), cujo objetivo é apoiar destinos e atrativos turísticos, conectando profissionais e estudantes do setor e fortalecendo a troca de saberes entre a Universidade e os diversos setores envolvidos na gestão do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro. Saiba mais em: www.iniciativasabadosazuis.com.br