64% dos consumidores consideram empresas presentes nas redes sociais mais interessantes

Semana Elvis no Jokers
17 de agosto de 2022
Colágeno Líquido: Porque incluir a ingestão da proteína no dia a dia
17 de agosto de 2022

Comunicação mais humanizada das empresas atrai consumidores

Não há como negar: o marketing nas redes sociais já se estabeleceu como parte importante das estratégias de todo tipo de empresa há bastante tempo. E a opinião dos clientes comprova isso. Segundo dados compilados pela Opinion Box no “Guia do Marketing nas Redes Sociais”, 64% dos consumidores brasileiros acreditam que empresas presentes nas redes sociais parecem mais interessantes.

A pesquisa exclusiva, que ouviu mais de 2 mil usuários de redes sociais no Brasil, mostra que as redes sociais seguem sendo ferramentas muito poderosas para quem quer atrair clientes, se relacionar com o público e, claro, vender mais.

“A cada dia que passa, fica mais clara a necessidade de investir tempo e cuidado com a sua marca nas redes sociais. Não basta mais ter apenas uma loja física e uma loja virtual, se ambas não conversam com seu público onde ele está. O novo cliente digital dá grande valor para uma experiência mais humana e criativa na internet”, explica a especialista em redes sociais e CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho.

Relação mais humanizada entre empresa e cliente

A pesquisa constatou também que 62% das pessoas entrevistadas acreditam que empresas presentes nas redes sociais passam maior segurança na hora de comprar, e que 69% dos consumidores gostam quando as marcas se comportam como pessoas reais nas redes sociais.

“Vivemos em uma era que está cada vez mais conectada, com tantos canais de comunicação disponíveis e a adesão por parte das empresas às estratégias omnichannel. Os clientes podem externar sua satisfação e disseminar sua boa impressão na rede, quando e como for mais conveniente”, detalha a CEO do e-commerce Freshmania, Einat Eisler Carasso. “A relação entre a marca e o seu público fará toda a diferença para que se consiga satisfazer os clientes e ocupar uma posição de destaque em um mercado cada vez mais competitivo”, reforça a empresária.

Ou seja: uma empresa que investe na experiência do cliente sabe que ali está a parte mais importante do negócio. Isso faz com que a marca esteja mais presente na memória do consumidor.

Entre outros dados levantados pelo estudo, seguem alguns destaques:

  • 72% dos consumidores têm o hábito de seguir as empresas nas redes sociais;
  • 75% acreditam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;
  • Se precisassem escolher uma única rede social para seguir empresas, 63% escolheriam o Instagram.

“O Instagram, assim como as outras redes sociais, está ligado diretamente ao indivíduo, ao relacionamento e a humanização, por isso tem tanto apelo entre clientes que seguem as suas marcas preferidas”, explica a especialista Adriana Coutinho. Ainda segundo o estudo, o motivo que mais leva as pessoas entrevistadas a seguir uma marca é ela produzir conteúdo sobre novidades e produtos. Por outro lado, um dado interessante é que 47% buscam conteúdos diversos e que vão além de apenas divulgação de produtos à venda.

“Estar antenado com o que acontece é muito importante, porém cuidado para não extrapolar demais os assuntos pertinentes ao seu negócio e acabar se perdendo. Estude bem o universo de temas ligados ao seu produto ou serviço e se baseie nele. Nesse caso, menos é mais, literalmente”, finaliza Coutinho.

Adriana Coutinho, empresária, palestrante e digital influencer. Founder e CEO da Acout Plus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais. Idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS, Adriana Coutinho dissemina seu conhecimento adquirido nos últimos 10 anos de mercado. A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Walt Disney, Universal Music, Niely Cosméticos, Cleo Pires, Luísa Sonza, Fábio Júnior, entre tantos outros.

Freshmania

Fundado em 2021, o Freshmania, e-commerce expert em leite fresco, nasceu com o propósito de estreitar o caminho entre o produtor e o consumidor, e resgatar a nostalgia de ter leite fresco entregue na porta de casa em até 48 horas. Com mais de 20 produtores em seu portfólio, o Freshmania conta com uma curadoria cuidadosa, com produtos sempre muito frescos e de origem. Saiba mais: https://freshmania.com.br/

Unsplash