Livro sobre família fragmentada pelo nazismo é debatido no clube de leitura virtual do Goethe-Institut

O sofá que promete dar ‘match’ com seu ambiente
13 de maio de 2021
Personagens do desenhista Mauricio de Sousa mergulham na cultura dos países lusófonos em Turma da Mônica: Viagem aos países de Língua Portuguesa
13 de maio de 2021

Projeto Telas Literárias tem encontros gratuitos sobre obras alemãs contemporâneas com tradução para o português

O resgate da história de uma família de judeus que acaba se espalhando pela Europa durante o período nazista é o tema de “Talvez Esther”, de Katja Petrowskaja que será debatido no próximo Telas Literárias, clube de leitura virtual realizado em parceria pelas Bibliotecas dos Goethe-Institut de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo e os escritórios do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst).

O encontro acontece no dia 13 de maio (quinta-feira), às 17h. Para participar, é necessário fazer uma inscrição gratuita pelo pelo e-mail daad_sao_paulo@daad.org.br. A leitura prévia do livro não é obrigatória. Quem tiver interesse em adquirir a obra, o Goethe-Institut disponibiliza um cupom de desconto na página do evento, disponível neste link: https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/sap/ver.cfm, por tempo limitado, para ser utilizado na compra pelo site da Companhia das Letras.

Lançado em 2014, “Talvez Esther” levou importantes prêmios de literatura de língua alemã e foi publicado no Brasil em 2019, com tradução de Sergio Tellaroli pela Companhia das Letras. Na obra, a autora tenta recuperar a história de sua própria família, mas descobre uma ausência de informações. A destruição causada pelo nazismo não só vitimou pessoas, como também todas as suas memórias. Assim, Petrowskaja ainda reflete sobre como a violência se estende pelo campo da história e palavras enquanto busca conhecer melhor seus antepassados.

A jornalista Gisele Eberspächer conduzirá a conversa. Mestre e doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, ela publicou recentemente a tradução da peça “O Presidente”, de Thomas Bernhard, feita em parceria com Paulo Rogério Pacheco Júnior, pela Editora UFPR. É crítica literária desde 2012, tanto no Jornal Rascunho quanto no canal “Vamos falar sobre livros?” no YouTube.

Este é o segundo encontro do Telas Literárias, criado para ajudar a difundir a literatura alemã contemporânea. O clube de leitura acontece mensalmente, sempre com um mediador diferente debatendo uma obra ou um autor que tenham tradução para a língua portuguesa. A programação é disponibilizada no site do Goethe-Institut São Paulo em Eventos – São Paulo – Goethe-Institut Brasilien (https://www.goethe.de/ins/br/pt/sta/sap/ver.cfm) e pelas redes sociais de cada Instituto

Sobre o Goethe-Institut Curitiba

Em Curitiba desde 1972, o Goethe-Institut é o Instituto Cultural oficial da República Federal da Alemanha, fundado em 1951 na cidade de Munique, na Alemanha. Atualmente, o Goethe-Institut possui 157 sedes em 98 países, sendo 12 somente na Alemanha e cinco no Brasil. O objetivo é promover o conhecimento da língua alemã em todo o mundo assim como o intercâmbio cultural.

O Goethe-Institut Curitiba fica na Rua Reinaldino S. de Quadros, 33 – Alto da XV. Os canais de comunicação são o e-mail info-curitiba@goethe.de e o telefone (41) 3262-8244, com atendimento remoto de segunda a sexta, das 10h às 17h. Mais informações no site do Goethe-Institut Curitiba: https://www.goethe.de/curitiba.