60 dias para deixar sua casa linda para o Natal

Sweet Thai leva seu sorvete tailandês ao Shopping Estação
29 de outubro de 2018
Brasileiro é finalista em prêmio mundial de livros infantis
29 de outubro de 2018

A arquiteta Maria Sliviany dá 5 dicas para fazer um upgrade no seu lar em apenas dois meses

O fim do ano vai se aproximando e os planos de celebrar o Natal e o Ano Novo em família já estão rolando nos grupos do Whatsapp. O anfitrião da festa já começou a se programar para receber mais 10, 20 pessoas na sua casa. Segundo a arquiteta Maria Sliviany, a frente do SLVY Arquitetura, não é preciso se preocupar, pois com pequenas reformas e mudanças é possível dar um upgrade no lar, tornando-o aconchegante e confortável para os convidados.

Lembrando sempre da importância de se contratar um arquiteto para projetar e acompanhar a obra, a profissional dá 5 dicas para deixar a sua casa com ar de hotel cinco estrelas nas festas de final de ano:

1 – Troque os revestimentos sem dor de cabeça

A troca de revestimentos pode ser o primeiro passo e, sem estresse, como muitos pensam. Já existem no mercado soluções rápidas e de fácil aplicação, que dispensam o quebra-quebra. Materiais que podem ser sobrepostos ao outro, sem necessidade de remoção, são interessantes, porém requerem maior cuidado com nivelamento e acabamento. Para os ambientes internos, como sala de estar e quartos, há uma grande variedade de pisos vinílicos, recomendados pela sua qualidade termo acústica. “Porcelanatos também são muito bem-vindos, tanto como solução para o piso, quanto nas paredes. São diversas opções e designs incríveis, podendo ser utilizados em áreas molhadas e externas, de acordo com suas propriedades”, sugere a profissional.

2 – Invista em ambientes de lazer

Com a família toda reunida, o que não vai faltar é animação durante os dias juntos. Segundo a arquiteta, para quem quer investir um pouco mais e inovar, a criação de novos espaços como churrasqueiras, salões de festas e espaços gourmets, para acomodar todos os convidados, bem como quartos de hóspedes e outras áreas de lazer (paisagismo, jardins e piscinas), devem estar na lista de prioridades.

3 – Aposte em móveis multifuncionais

Para ampliar os lugares nos quartos e áreas comuns, sem perder espaço, uma dica é utilizar mobiliários com dupla função, como os sofás-camas, pufes que se tornam mesas de centro, camas com gaveteiros e painéis com portas invisíveis. “Eu adoro criar mobiliários inusitados e criativos, as possibilidades são muitas! Atualmente, a tecnologia e mão de obra especializada permitem isso”, complementa Sliviany.

4 – Banheiro de cara nova

Tá aí um cômodo que todo mundo vai usar: o banheiro. E, ao contrário do que muitos pensam, ele pode ser mais aconchegante e carregar o estilo dos proprietários. Com novas soluções de revestimento para áreas molhadas, é possível manter o espaço requintado e agradável utilizando cores vivas e tons amadeirados. A variedade de tons e formatos também está presente nas louças sanitárias, cubas e acessórios. “Nesses ambientes, também gosto de trabalhar com paisagismo, seja com plantas naturais ou artificiais, e além da iluminação cênica”, revela.

5 – Pequenas mudanças, impacto gigante

No planejamento dos espaços, a arquiteta dimensiona cada item considerando a circulação e a funcionalidade, aliados ao conforto. Segundo ela, cômodos reduzidos podem se tornar espaçosos com a escolha certa do mobiliário, iluminação e até mesmo das cores do ambiente. “Na arquitetura possuímos parâmetros para dimensionamentos mínimos, os quais garantem o conforto e acessibilidade do usuário, como a altura das bancadas e armários, disposição de eletrodomésticos na cozinha, distância do painel da tv até o sofá. Por isso, é importante contar com um profissional que auxilie neste processo. Muitas vezes, com pequenas alterações, é possível ter grandes resultados”, finaliza Maria.

Sobre a SLVY Arquitetura:

Arquiteta formada em 2016 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Maria Sliviany está à frente do SLVY Arquitetura. O escritório desenvolve projetos arquitetônicos e de interiores, residenciais e comerciais, utilizando ferramentas modernas de desenvolvimento, como o sistema BIM. Mesclando os estilos contemporâneo, clássico e rústico, a profissional propõe uma arquitetura diferenciada, sem distinção de gêneros, com muita arte e acessível para todos.

Serviço:

Rua Marechal Deodoro, 857 – Sala 1703, Centro – Curitiba

slvyarquitetura@gmail.com

facebook,com/slvyarquitetura

Instagram: @slvyarquitetura