6 mitos e verdades sobre emagrecimento

Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06): com aumento nos acidentes de trânsito, transfusões de sangue são mais necessárias
14 de junho de 2021
Red Bull lança ‘Dia Nacional do Meio Período: Edição em Casa’
14 de junho de 2021

Para boa parte das pessoas, emagrecer pode ser um longo desafio, principalmente quando as estratégias de emagrecimento estão baseadas em “dietas de amigos” e outras informações que não levam em conta a necessidade do acompanhamento personalizado. Por isso, é essencial a orientação de um médico ou nutricionista nesse processo, de forma a garantir que a perda de peso ocorra de maneira saudável e efetiva. “Além de desenvolver uma dieta adequada, o nutricionista também pode avaliar a necessidade de uma suplementação que potencialize o emagrecimento. Atualmente, é possível contar com ativos naturais, manipulados de forma individualizada para as necessidade de cada paciente”, afirma o nutricionista ortomolecular Rafael Felix, consultor da Via Farma.

Para um bom resultado, é essencial optar por fórmulas naturais que tenham eficácia comprovada em estudos – daí a importância dessa escolha ser feita junto de um médico ou nutricionista. “Mas é importante lembrar que qualquer suplementação será apenas complementar a uma rotina disciplinada de exercícios e alimentação saudável”, completa o nutricionista.

Para ajudar na missão de emagrecer de forma efetiva – e o mais importante, com saúde – o especialista falou sobre alguns mitos e verdades que cercam o assunto. Confira:

Um bom peso é tudo que importa para a saúde

Mito. O peso mostrado na balança convencional pode não dizer muito sobre o estado de saúde de uma pessoa. Imagine que, aos 20 anos, um indivíduo tenha 50kg, com uma boa massa muscular e baixo percentual de gordura. Mas, se essa mesma pessoa chegar aos 40 anos com os mesmos 50kg, compostos por alto percentual de gordura e pouca massa muscular, sua chance de desenvolver síndrome metabólica e resistência à insulina, por exemplo, será aumentada. No fim das contas, o que mais importa não é o peso, mas sim a composição corporal, que é a proporção entre gordura e massa magra no organismo.

Emagrecer é a mesma coisa que perder peso

Mito. Ao contrário do que muitos acreditam, há uma diferença entre os dois conceitos. Perder peso quer dizer “diminuir o número na balança”, independente da proporção de gordura e massa magra que foi perdida. Já o emagrecimento vai além disso: é a redução da gordura corporal com mínimas alterações no volume de massa muscular. Quanto mais massa magra no organismo, maior é o gasto calórico em repouso e mais rápida também será a queima de gordura.

Musculação emagrece

Verdade. Embora os treinos aeróbicos sejam mais associados ao emagrecimento, a musculação também é importante nesse processo. Isso porque, além de gastar calorias, essa atividade ajuda a aumentar o metabolismo basal. Isso significa que à medida que se ganha massa muscular, aumenta-se também o gasto energético e a queima de gordura.

Fazer exercício aumenta a fome

Mito. Existe o boato de que fazer atividade física aumenta o apetite, o que dificultaria o emagrecimento. Mas isso não é verdade – o exercício é sim uma abordagem segura e bem-sucedida para a mudança da composição corporal, especialmente a musculação. Estudos mostram, inclusive, que além de queimar calorias, a atividade física até ajuda a controlar a fome.

É possível emagrecer com ativos naturais

Verdade. A fitoterapia tem ganhado cada vez mais espaço no tratamento do sobrepeso e da obesidade. Muitos pacientes querem evitar o uso de medicamentos controlados e alguns não possuem critérios para o uso de certos fármacos. Por isso, vale falar com o médico ou nutricionista sobre as opções naturais disponíveis atualmente. A combinação entre extratos de manto de senhora, oliva, hortelã selvagem e sementes de cominho (FourSlim), por exemplo, é capaz de ajudar na redução da fome e da compulsão por doces, facilitando a dieta e potencializando o emagrecimento.

Beber água ajuda a emagrecer

Verdade. Um corpo mais hidratado tem um metabolismo mais eficiente, o que favorece o processo de emagrecimento. Além disso, uma boa ingestão de água também previne a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço responsável por medidas a mais. A necessidade diária de água varia de pessoa para pessoa, dependendo das características do organismo e da rotina de exercícios físicos.

Photo by Diana Polekhina on Unsplash