6 filmes que vão te ajudar a se preparar para o vestibular

Grupo Guidoni traz superfícies em natural quartz e granitos que transmitem calor e acolhimento
17 de agosto de 2020
Descubra como vai funcionar o delivery por drones do iFood
17 de agosto de 2020

Conciliar entretenimento e rotina de estudos pode ser bastante eficaz na hora de estudar para as provas

Devido à pandemia do novo coronavírus, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano foi adiado e está previsto para acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021. Como se já não bastasse a pressão que o exame pode causar em muitos vestibulandos e os desafios que podem surgir durante a rotina de estudos e preparação, neste ano muitos estudantes precisaram enfrentar uma situação inesperada: estudar à distância.

O hábito de estudar exige muita concentração e força de vontade, ainda mais estudando por conta própria ou por meio de aulas online. Em um ambiente com mais distrações, como em casa, por exemplo, se concentrar pode ser ainda mais difícil. No entanto, há diversas formas de aprender e potencializar o desempenho nos estudos. É importante testá-las para identificar qual linguagem e formato se aplica melhor ao seu cotidiano e perfil.

Uma das maneiras é através de vídeos, séries e filmes que abordam e explicam fatos históricos e conteúdos importantes, ensinados durante o ensino médio e exigidos na prova do ENEM, de maneira mais prática, com linguagens mais acessíveis que facilitam a absorção do conhecimento.

Há muitos títulos disponíveis de forma gratuita ou nas mais variadas plataformas de streamings que retratam sobre História, Geografia, Direitos Humanos, Biologia, Ciência e outros, que podem ajudar no aprendizado, na reflexão e no desenvolvimento do senso crítico sobre acontecimentos históricos e teorias importantes no Brasil e no mundo e servirão de complemento aos estudos.

Pensando nisso, listamos seis filmes que vão te ajudar a saber o que estudar para o ENEM e se preparar com verdadeiras aulas e obras de arte. Confira e coloque na sua lista!

Olga (2004)

O filme, baseado em fatos reais, ajuda o vestibulando a contextualizar a Era Vargas no Brasil ao contar a história de Olga, uma comunista judia-alemã, companheira de Luís Carlos Prestes, que militou na Intentona Comunista de 1935. Olga passou meses fugindo do governo brasileiro, até ser encontrada e deportada para a Alemanha nazista, onde passou seus últimos anos em um campo de concentração, até morrer em uma câmara de gás em 1942. A narrativa também mostra o decorrer de sua gestação e a luta de sua sogra e cunhada para tirá-la com vida das mãos dos nazistas.

O que é isso companheiro? (1997) O filme é inspirado no livro de mesmo nome de Fernando Gabeira e conta o sequestro de Charles Elbrick, o embaixador norte-americano no Brasil durante o período da ditadura militar. Com este longa-metragem, o estudante consegue visualizar e entender uma importante luta armada que aconteceu durante os anos de chumbo no país.

A Lista de Schindler (1993) Baseado em fatos reais, o filme é dirigido por Steven Spielberg e conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus e lhes ofereceu emprego em suas fábricas durante o Holocausto. O roteiro, que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1993, apresenta aos estudantes referências importantes sobre o nazismo, seu impacto social e a Segunda Guerra Mundial.

Central do Brasil (1998) Central do Brasil conta a história de Dora, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas de pessoas analfabetas para suas famílias e nunca as envia, e de Josué, um menino que perdeu a mãe atropelada por um ônibus na região que tem o mesmo nome do filme. Mesmo a contragosto, Dora segue rumo ao sertão nordestino com Josué em busca do pai da criança. O filme retrata a desigualdade social presente até hoje na sociedade brasileira.

Lincoln (2012) O longa-metragem narra a luta dos últimos meses de vida de Abraham Lincoln, quando o 16º presidente americano pressiona a Câmara dos Deputados para aprovar a emenda que iria abolir formalmente a escravidão nos Estados Unidos e o fim da guerra civil, capítulo importante na história e para os que se preparam para o ENEM.

Cruzada (2005)
Retratado na Idade Média, assunto obrigatório no Exame Nacional do Ensino Médio, o filme narra o movimento conhecido como Cruzadas e conta a história de Balian, um cavaleiro que perdeu tudo o que tinha e começa a desbravar a Jerusalém oriental para salvar o seu povo.