6 dicas de aproveitamento de espaço por meio da marcenaria

Ceia de Natal: é possível impressionar na mesa sem sair da dieta
17 de dezembro de 2021
Cinco coisas para fazer com as crianças nas férias
17 de dezembro de 2021

Triare Arquitetura ensina como tirar melhor proveito dos ambientes com peças versáteis e de bom gosto.

Na ambientação de projetos de metragem reduzida, é essencial pensar em alternativas de otimização de espaço. A ideia é, independentemente do tamanho da casa, atender o máximo de demandas dos clientes – se possível, todas elas –, sem sacrificar a circulação, o conforto e as necessidades essenciais.

Por isso, as arquitetas Fernanda Bergamin, Karina Rosignoli e Marcella Sellinas, do escritório Triare Arquitetura, indicam seis soluções em marcenaria que beneficiam o bom aproveitamento de cada m² tão precioso nos apartamentos compactos!

1) Invista em móveis multifuncionais 

Esta peça única de marcenaria, que foi posicionada entre o hall e a cozinha, inclui cristaleira com portas espelhadas, nichos decorativos iluminados, adega, bancada de apoio, gaveta e portas para acomodar utensílios.

2) Substitua armários por estantes aéreas 

Aproveitar as paredes é uma excelente estratégia para assegurar a boa circulação. Sobre a bancada de estudos, esta estante aérea em MDF, com nichos fechados e vazados, além de decorativa, permite segmentar livros, adereços e o que for necessário, deixando o ambiente bem mais organizado.

3) Una as áreas de estudos e de lazer 

Neste quarto infantil, a marcenaria de linhas simples preenche todo o pé direito, compreendendo, abaixo, a bancada de estudos e os nichos para livros e, acima, o cantinho onde a criança brinca com os bonecos favoritos que ficam organizados na estante de duas cores. Ao estender-se verticalmente, a metragem é poupada. O acesso à ala superior é feito pela escada ou pela parede de escalada.

4) Aposte em beliches 

Em vez de um trio de camas de solteiro, a melhor solução para acomodar três hóspedes na parede foi a beliche com bicama, que foi encostada na parede para favorecer ainda mais a mobilidade. Este é um modelo de MDF cinza claro, com escada de mesmo material e proteção na cama superior.

 5) Camufle itens indesejados em elementos divisórios 

Neste painel ripado, confeccionado em laca cinza, que setoriza a área íntima dos ambientes sociais, estão mimetizadas a porta que dá acesso aos quartos e o ar-condicionado, este acomodado em uma caixa de mesmo visual e que tem continuidade como armário, permitindo guardar objetos diversos. Ainda, a escolha de um único material e cor para atender as diferentes necessidades privilegia a sensação de amplitude.

6) Use bancos baús 

Como o espaço para a sala de jantar era pequeno, o ambiente foi criado como canto alemão, um tipo de composição que amplia a quantidade de assentos, sem ocupar muito espaço. Dentro deste conceito, um banco baú, feito sob medida e com divisória, além de comportar mais pessoas, oferece um grande espaço extra para armazenar objetos de menor uso.