6 castas de uva do Alentejo e os tipos de viajantes com quem elas combinam

O mercado do turismo está se preparando para a retomada do setor e Prudentópolis terá grandes novidades para os Turistas que visitarem essa linda região no interior do Estado do Paraná
12 de agosto de 2021
Iates de luxo inspiram a carenagem da fachada do Maior Residencial da América Latina
12 de agosto de 2021

Brancas ou tintas, as espécies usadas no Alentejo produzem vinhos inesquecíveis

Os vinhos portugueses são famosos no mundo todo por sua qualidade. E o Alentejo, maior região de Portugal, é responsável por produzir alguns dos vinhos mais marcantes do país. Não é só a geografia, o relevo e o clima que contribuem para isso, mas também as técnicas utilizadas na produção e no cultivo e, claro, as castas de uvas selecionadas para cada bebida.

As castas nada mais são que as espécies de videiras. Cada tipo de uva afeta sabor, cor, aroma, doçura e outras características do vinho.

Quem visita a região portuguesa pode não apenas provar diversos vinhos, como também conhecer mais sobre as uvas utilizadas, como os vinhos são feitos e até os segredos dos produtores de alguns dos melhores vinhos do mundo. Tudo isso em visitas guiadas às vinícolas, com direito a degustações acompanhadas dos tradicionais queijos e embutidos alentejanos.

Durante as vindimas, período em que as uvas são colhidas que acontece tradicionalmente entre agosto e setembro, algumas vinícolas têm programas turísticos imperdíveis – como a possibilidade de participar da colheita ou mesmo da pisa das uvas.

Se você também ama vinhos, conheça seis castas muito usadas no Alentejo e descubra qual delas combina mais com você (pode ser mais de uma!).

Tintas

Alicante Bouschet
Embora não seja oficialmente portuguesa, esta casta é tão parte da cultura vitivinícola do Alentejo que já é vista como alentejana. A Alicante Bouschet proporciona vinhos intensos e carregados de cor e, quando combinada com outras castas nos chamados blends, acrescenta cor, vigor e volume. Na verdade, é uma casta que combina tão bem com outras que raramente é engarrafada sozinha.

Por isso, ela é perfeita para os turistas que adoram viagens em grupo: seja com a família, com os amigos ou mesmo em excursões. Se você entende o valor das combinações e de pertencer a uma comunidade, precisa provar os blends com Alicante Bouschet!

Touriga Nacional
Esta é, talvez, a casta mais icônica de Portugal. É a variedade portuguesa que mais viaja e provavelmente a mais elogiada e desejada entre as portuguesas. Seus vinhos têm cores densas e profundas, além de aromas primários sempre intensos.

Sendo assim, a Touriga Nacional é a casta certa para o viajante que ama conhecer grandes atrações, monumentos célebres, cidades amadas no mundo todo e restaurantes populares. Ou seja: quem adora viajar para os lugares mais amados do mundo!

Trincadeira
A trincadeira é uma variedade perfeitamente adaptada à secura do Alentejo, dando corpo a vinhos aromáticos e frutados, muitas vezes florais, além de possuir elevada acidez natural. Os produtores a consideram uma uva temperamental, mas indispensável à vitivinicultura alentejana.

Esta é a casta de uva ideal para aquele viajante sofisticado, mas com grande capacidade de adaptação. Que gostam de visitar destinos diferentes e encontrar seus tesouros escondidos, e que não têm medo de perrengues na viagem!

Brancas

Antão Vaz
Amada por enólogos e enófilos, a Antão Vaz é o orgulho e a alma dos melhores vinhos brancos do Alentejo, que costumam ser perfumados, estruturados, firmes e encorpados. Quando colhida cedo, esta uva dá origem a vinhos vibrantes na acidez, exóticos no aroma e firmes na boca.

Os turistas cheios de energia combinam perfeitamente com a Antão Vaz. São aqueles que acordam cedo para aproveitar o dia e seguem até a noite, fazendo passeios a pé sem se preocupar com o cansaço!

Arinto
Muito tradicional no Alentejo, as uvas da casta Arinto oferecem vinhos tensos e vibrantes, de elevada acidez natural e perfil mineral. Ela é conhecida por sua acidez inflexível, e seus vinhos são frescos e têm bom potencial de guarda.

Arinto é a casta dos viajantes tradicionais, que não abrem mão de uma viagem inesquecível independentemente da idade! Aqueles que adoram conhecer lugares novos ou voltar aos destinos preferidos, e colecionam passaportes cheios de carimbos.

Roupeiro
Impossível não falar da casta branca mais plantada no Alentejo. Além de ser muito produzida, marca os vinhos com aromas primários entusiasmantes e notas perfumadas de frutos cítricos, como laranja, limão e pêssego.

A uva branca mais plantada no Alentejo combina com o turista que mais existe no Brasil: o que adora economizar! Se você é daqueles que espera uma boa promoção para reservar passagens e hotéis, pechincha nas lojas e sempre tenta ganhar um descontinho, essa é a sua casta.

Sobre o Alentejo 

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

créditos fotos: Victor Carvalho/@ashjames/divulgação