6 benefícios que os exercícios físicos trazem para a pele

Óculos se transformam em um item de moda para os fashionistas
23 de janeiro de 2018
Wood’s terá camarote na Sapucaí
23 de janeiro de 2018

Além de tudo que já conhecemos na relação entre exercício físico e saúde do organismo como um todo, a pele também é beneficiada com a prática de musculação, corrida e outros treinos

Se mesmo depois de saber todos os benefícios do exercício físico para a saúde, você ainda não está convencido de que deve fazer sua matrícula e, principalmente, ir à academia, consultamos duas médicas para enumerar mais alguns. “Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, na dose certa e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele. A atividade física (incluindo exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos) é importante em diversos aspectos”, conta a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Só para citar alguns exemplos: “Quando realizamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol, melhorando a elasticidade, controle de acne e oleosidade, além de aumentarmos a própria barreira de proteção da pele”, acrescenta a cirurgiã vascular e angiologista Dra Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. “Por todos esses aspectos de melhora na circulação, renovação e nutrição das células epiteliais, ação antioxidante, a pele se torna mais hidratada, com uma melhor cor, textura mais macia e mais saudável”, diz a Dra Thais. As duas médicas explicam seis benefícios de “suar a camisa”:

Mais hidratação – “Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial (sangue que “alimenta” os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Os sistemas venoso e linfático também aumentam a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a angiologista Dra Aline Lamaita. “Além disso, ocorre uma melhor oxigenação das células, que contribui para uma aparência mais saudável da pele”, completa a dermatologista Dra Thais Pepe.

Ação antienvelhecimento – A atividade física aumenta ainda a produção de substâncias químicas, como o hormônio do crescimento e L Glutamina. “Ambos exercem grande ação antienvelhecimento! Esses hormônios são liberados principalmente na musculação”, afirma a dermatologista.

Mais tônus – Com o movimento durante os exercícios, ocorre uma constante renovação, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele, explica a Dra Thais. “Isso reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas”, completa a dermatologista. “Também há estímulo a fibroblastos e elastina que se revertem em uma pele mais elástica e firme”, conta a angiologista Dra. Aline Lamaita.

Combate aos radicais livres – “Durante a atividade física, também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirma a Dra Aline Lamaita. “Dessa forma, nosso corpo tem uma melhor resposta antioxidante com a prática regular dos exercícios. Os radicais livres são agentes que provocam envelhecimento ou doenças. Eles são produzidos em maior quantidade quando praticamos atividade física, mas quando essa prática é realizada na dose certa, bem orientada e de forma regular, apesar de haver um aumento na produção dos radicais livres, o nosso corpo fica mais capacitado em lidar com eles, e aumenta a produção de enzimas bloqueadoras de radicais livres”, completa a Dra Thais Pepe.

Menor nível de estresse e menos acne – “O exercício físico diminui o nível de cortisol (o hormônio do estresse) e, por isso, melhora também a qualidade do sono. Altos níveis de cortisol podem contribuir, inclusive, para o aparecimento da acne”, conta a Dra Thais Pepe. “O cortisol, quando em excesso, estimula na pele a glicação, um processo em que o açúcar danifica o colágeno, deixando a pele mais rígida (o que pode se manifestar como rugas e linhas de expressão). Além disso, ele está relacionado ao aumento de oleosidade e à diminuição da produção natural de ácido hialurônico na pele”, conta a Dra Aline. Mais um ponto para o exercício físico!

Sensação de bem-estar – Por fim, a dermatologista lembra que, com o exercício físico, há também uma maior produção de endorfinas. “As endorfinas são os analgésicos naturais do organismo. São produzidos pela hipófise e conferem sensação de bem-estar, felicidade e euforia, o que acaba influenciando e consequentemente afeta positivamente a aparência da pele”, finaliza a Dra Thais.

FONTES:

Dra Thais Pepe: Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.

Dra Aline Lamaita: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e do American College of Phlebology. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/