5ª Sinfonia de Beethoven e obras de Verdi têm apresentação gratuita no Teatro Positivo

Vivara desenvolve joia especial para o Outubro Rosa
19 de setembro de 2019
Humorista do Programa do Ratinho faz show inédito em Curitiba
19 de setembro de 2019

Parte da série Clássicos Positivo, concerto acontece dia 21 de setembro 

O Teatro Positivo recebe, no dia 21 de setembro, às 10h30, o concerto que apresenta a 5a Sinfonia de Beethoven, e a ópera “La Forza del Destino”, de Giuseppe Verdi, executadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).

O espetáculo faz parte do projeto Clássicos Positivo, que reforça o posicionamento do Positivo enquanto incentivador da cultura e da arte no Paraná, tendo como principal viés o incentivo à música clássica. Com esse propósito, a apresentação será gratuita e aberta ao público, com explicações pedagógicas das obras feitas pelo especialista em Educação Musical, Guilherme Romanelli.

Programação

A Sinfonia n.º 5, de Beethoven, é conhecida como a Sinfonia do Destino. Escrita entre 1804 e 1808, é uma das composições mais populares e mais conhecidas em todo repertório da Música Erudita, além de ser uma das sinfonias mais executadas nos tempos atuais. Trata-se da primeira sinfonia do autor composta em tonalidade menor. A Sinfonia n.º 5 em Dó menor ainda hoje é considerada como um “monumento” da criação artística. A obra popularizou-se marcando presença em desenhos animados, toques de celular e trilhas de cinema.

Dizem que Beethoven se inspirou na ideia da morte que, ao bater na porta do homem, produz emoções indescritíveis e também desespero. Sendo assim, essa obra magnífica pode ser uma reflexão sobre a situação mortal do homem e, ao mesmo tempo, a beleza da obra sugere que a vida, mesmo sendo efêmera, pode ser um milagre, algo que nunca se repetirá.

Em relação à “La Forza Del Destino”, trata-se de uma adaptação do romance espanhol “Don Alvaro”, feita pelo libretista Francesco Maria Piave. O enredo narra a história de três personagens, entrecruzados pelo poder do destino e obcecados por dois universos emocionais antagônicos: a culpa e a vingança

De acordo com Stefan Geiger, maestro titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, “as duas obras a serem apresentadas durante o concerto falam sobre destino, seja em sua história, como especificamente na ópera de Verdi, seja por marcar pontos importantes na carreira de seus compositores, como é o caso das composições de Beethoven”.

O espetáculo é um projeto do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), patrocinado pelo Grupo Positivo. Apesar da apresentação ser gratuita, o espaço é limitado a 2.500 pessoas. Por isso, para garantir o lugar é importante que os interessados retirem seus ingressos previamente, na bilheteria do Teatro Positivo.

SERVIÇO

Clássicos Positivo – 5ª Sinfonia de Beethoven e abertura da ópera “La Forza del Destino”, de Giuseppe Verdi

Data: Sábado, 21 de setembro

Hora: 10h30

Classificação: 7 anos

Duração: aproximadamente 45 minutos

Ingressos: gratuitos (retirar previamente na bilheteria do Teatro Positivo – Grande Auditório )

Local: Teatro Positivo – Grande Auditório (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville)

Sobre o Grupo Positivo– O Positivo nasceu em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua (Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica), graças à qualidade de seus serviços e produtos. Na área de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior – Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia), Especialização, Mestrado e Doutorado, contando com aproximadamente 52 mil alunos em escolas próprias. Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão. Escolas de mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano. Na área cultural, conta com cinco espaços destinados a eventos e exposições (Expo Barigui, Teatro Positivo – Pequeno Auditório, Teatro Positivo – Grande Auditório, Expo Unimed Curitiba e Estação Eventos). O Grupo Positivo conta ainda com o Instituto Positivo, que tem foco em Investimento Social por meio de ações voltadas para a melhoria da educação pública e, atualmente, beneficia mais de 30 mil alunos da rede pública de ensino.

Sobre o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná – Este espetáculo realizado pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná – IAOSP, marca a continuidade das atividades desta associação civil sem fins lucrativos que atua em prol da Orquestra Sinfônica do Paraná e da música clássica paranaense. Criada em 2016 por iniciativa do maestro Stefan Geiger e de entusiastas apoiadores da arte e da cultura paranaense, o IAOSP tem o objetivo de viabilizar projetos e atividades em parceria com instituições, públicas e privadas, comprometidas com a valorização e fomento da música erudita. A associação visa, ainda, facilitar a captação de recursos para a manutenção e divulgação de uma programação anual sólida para a Orquestra Sinfônica do Paraná. Assim, pretende proporcionar à sociedade uma série de eventos relacionados à conservação, difusão e engrandecimento desta manifestação artística de representatividade ímpar para o Estado do Paraná. É, portanto, necessária e bem vinda a participação da sociedade civil para a consecução de suas finalidades. Para mais informações, acesse www.apoiosinfonicaparana.com.br, o facebook e instagram do Instituto @apoiosinfonicaparana ou envie um e-mail para contato@apoiosinfonicaparana.com.br.

Sobre a Orquestra Sinfônica do Paraná – Fundada em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é um dos quatro corpos estáveis do Centro Cultural Teatro Guaíra. Atualmente o maestro-titular é Stefan Geiger, eleito em 2016 pelos músicos e reeleito em 2018. A OSP é mantida pelo Governo do Estado do Paraná, uma orquestra que pertence a todos os paranaenses.