5 soluções para a reforma de apartamentos ou casas alugadas

1º Circuito Gastronômico de Luiz Alves revela os menus especiais criados para o evento
15 de setembro de 2023
Volvo Car Brasil anuncia pré-venda do inovador SUV elétrico Volvo EX30, que promete colocar a marca na liderança do segmento premium no país
15 de setembro de 2023

Baya Arquitetos dá dicas para quem deseja repaginar o apê ou a casa alugada sem dor de cabeça

Quando alugamos um imóvel é de extrema importância se informar sobre as regras e condições. A parte estrutural como hidráulica e elétrica é de responsabilidade do locador, explicam Laís Hadlich e Vinicius Bernardo, arquitetos do Baya Arquitetos. “Há diversas possibilidades de deixar o espaço mais com o “jeitinho” do morador com uma reforma reversível. A decoração oferece a possibilidade de transformar o imóvel em um lar e é importante para o bem-estar das pessoas.”, afirma Bernardo.

Quando se pensa em fazer melhorias em locais alugados, precisa haver uma conversa entre o locatário e o proprietário, explicando as modificações e deixando todas as partes cientes das alterações, podendo ser negociada uma redução de aluguel em troca das melhorias. “Essa conversa precisa acontecer diretamente com as partes envolvidas, definindo se no momento da entrega o imóvel volta para o estado original ou não” , conta Hadlich.

Pensando de forma prática, a arquiteta Laís Hadlich afirma que o ideal em projetos de interiores de ambientes alugados é que se possa voltar o mesmo ao estado original, caso o proprietário assim queira. E que o locatário possa levar consigo o máximo dessas melhorias que foram feitas.

Após uma vistoria técnica, o arquiteto pode indicar os seguintes projetos: pintura, troca de peças, iluminação, sempre mantendo os pontos originais. “Pensamos sempre em um marcenaria modular, onde prevemos rodízios em gaveteiros, painéis subdivididos em partes menores, dando a possibilidade do atual inquilino poder instalar o mesmo em um novo imóvel e decoração, neste item podemos ser mais ousados pois são peças móveis que podem ser facilmente retiradas e reposicionadas em outro espaço”, explica Vinicius Bernardo.

Confira 5 dicas dos especialistas para a reforma de apartamentos ou casas alugadas:

  1. Pintura personalizada com formas orgânicas oferecem um visual lindo e de baixo custo e impacto.
  2. Atualização de peças de iluminação. Hoje, temos no mercado uma grande diversidade de peças que permitem serem instaladas, sem necessariamente, termos que rasgar paredes. Elas possuem cabos para serem ligados em tomadas e algumas têm sua ativação por pilhas ou baterias.
  3. Lâmpadas quentes e menos intensas, deixando o ambiente mais confortável. É muito comum que as lâmpadas de espaços alugados sejam brancas, gerando aquela sensação de clínica que nos impede de relaxar e acalmar os sentidos.
  4. Marcenaria modular pensada para ser desmontada em partes, podendo ser facilmente levada e realocada em outro espaço.
  5. Quadros, espelhos e decoração dão personalidade e estética autêntica ao espaço dando a sensação de pertencimento.

Sobre os arquitetos: 

Laís Hadlich

Arquiteta e urbanista co-fundadora do Baya Arquitetos, formada pela USC e intercâmbio na UCAM Espanha, pós graduada em design de interiores, ambientação e produção do espaço pelo instituto IPOG e especialista em arquitetura sustentável pelo GBC.

“Acredito em uma arquitetura que vai muito além de soluções estéticas. Acredito que está diretamente ligada à qualidade de vida, ao modo com que nos relacionamos. Ela está ao redor, em nosso cotidiano, na moradia e no trabalho. Por isso, cada projeto é único!”

Vinícius Bernardo

Arquiteto e urbanista, co-fundador do Baya Arquitetos, formado pela USC, pós-graduado em design de interiores, ambientação e produção do espaço pelo instituto IPOG.

“Penso que trabalhar com arquitetura é sentir o espaço, se colocar nele e olhar com profundidade para quem fará uso dos mesmos. Levo como inspiração a arquitetura brasileira contemporânea, o uso de materiais atuais e tecnológicos, unindo estética e funcionalidade.”

divulgação