5 motivos para fazer turismo na Vinícola Matetic

Brasil ganha primeira rede de franquias fast food de feijoada
22 de março de 2023
Entenda quais são os impactos das doenças reumáticas nas mulheres e como os biossimilares podem ampliar o acesso ao tratamento
22 de março de 2023

Empresa é proprietária de complexo com infraestrutura completa para receber viajantes de todas as idades

Viajar para o exterior neste ano é prioridade para 42% das pessoas. Um estudo da empresa Amadeus aponta que esse desejo aparece à frente de gastos com moda, restaurantes e itens de luxo. Quem está se planejando para uma aventura e adora vinhos pode colocar o Chile em seu radar. Isso porque um dos passeios que não pode faltar no roteiro são as visitas a vinícolas.

Nesse contexto desponta a Vinícola Matetic. Localizada no Vale do Rosário, a aproximadamente 100 quilômetros (cerca de 1h20min) de Santiago, é um dos melhores lugares para experimentar e conhecer de perto a produção de conceituados vinhos chilenos. Isso porque a empresa é proprietária de um complexo de 10.000 hectares com infraestrutura completa para receber viajantes de todas as idades.

É válido destacar que 140 hectares são dedicados exclusivamente às plantações de uvas. A área, dividida em quatro vinhedos, contempla as seguintes variedades: chardonnay, gewürztraminer, pinot noir, riesling, sauvignon blanc e syrah.

As variedades são usadas em quatro linhas da vinícola chilena. O maior diferencial da coleção Corralillo, por exemplo, é que é realizado um corte único a cada safra, em busca do maior equilíbrio em taça. Enquanto isso, a EQ se destaca pelos taninos ainda jovens, mas redondos e aveludados e de sabor intenso.

Para quem gosta de bebidas exclusivas, os vinhos EQ Limited Edition são produzidos com uvas selecionadas e vinificadas segundo técnicas tradicionais, resultando em lotes pequenos. Já a linha Matetic tem produção limitada de 300 garrafas por ano. Aqui, as uvas da variedade syrah amadurecem lentamente, entregando sabores únicos e intensos.

Confira cinco motivos para fazer turismo na Vinícola Matetic:

  1. Tours para explorar os sabores do Chile

A Matetic oferece passeios diferentes para quem deseja explorar os sabores do Chile. Na companhia de um guia bilíngue (espanhol e inglês), o visitante conhece mais a respeito do terroir local e dos processos de agricultura orgânica e biodinâmica empregados pela vinícola. Ao final, ainda é possível degustar os premiados vinhos das linhas Corralillo e EQ, descobrindo seus atributos e suas diferenças.

  1. Hospedagem de ponta

O hotel-boutique da Matetic, batizado de La Casona, é um antigo casarão colonial de 1900, que foi totalmente restaurado. Oferece 10 acomodações amplas, bem como ambientes luxuosos, sala de jogos, sala de estar com lareira e piscina ao ar livre. Trata-se de uma ótima opção para explorar a região sem pressa, uma vez que há tempo para conhecer as atrações da vinícola e até fazer passeios a pé ou de bicicleta.

Em relação à gastronomia, o local conta com o restaurante Equilibrio, que serve peixes, frutos do mar, carnes e opções vegetarianas, tudo devidamente harmonizado com vinhos. Há também um menu kids especial para quem estiver viajando com os pequenos.

  1. Crianças são bem-vindas

A Matetic é uma das poucas vinícolas chilenas que aceitam crianças. Elas contam com uma série de atividades à disposição por toda a propriedade. A mais popular entre elas, por sua vez, é a possibilidade de participar do tour biodinâmico com os pais. Para os pequenos, no lugar dos vinhos, são servidos diversos tipos de suco.

  1. Vinícola reconhecida

A vinícola tem três rótulos avaliados acima de 96 pontos na escala Robert Parker – a mais conceituada quando o assunto é análise de vinhos. Isso significa que Matetic Syrah 2013, Matetic Syrah 2014 e EQ Limited Edition Sauvignon Blanc 2018 são considerados vinhos extraordinários, de personalidade profunda e complexa, por apresentarem todos os atributos esperados na bebida.

Em 2006, o EQ Syrah 2004 foi escolhido como um dos 100 melhores vinhos do ano pela influente revista Wine Spectator. Trata-se do primeiro syrah chileno a entrar na lista. A Matetic também já foi considerada pela publicação Wine & Spirits Magazine como a Vinícola do Ano por três vezes (2011, 2012 e 2014).

Em novembro de 2022, por sua vez, ganhou dois prêmios no concurso Great Wine Capitals. O primeiro foi o de hotel com melhores práticas de sustentabilidade da região de Valparaíso e do Vale de Casablanca. O segundo foi na categoria Ouro Internacional, que evidencia práticas sustentáveis de enoturismo em todo o mundo.

Mais recentemente, em fevereiro de 2023, foi a representante chilena da primeira edição da Wine & Travel Week, de Portugal. No evento, o gerente de vendas da vinícola, Carlos Ocampo, explanou a respeito das práticas sustentáveis de enoturismo orgânico e biodinâmico.

  1. Agricultura orgânica e biodinâmica

As bebidas da Matetic são 100% orgânicas e biodinâmicas. Isso é, todo o processo de produção, desde a plantação das uvas até a colheita e o preparo dos vinhos, é baseado no equilíbrio da natureza – solo, clima, trabalhadores e até animais são vistos como um ecossistema único. Os frutos crescem, são colhidos e armazenados sem uso de agrotóxicos, fertilizantes ou conservantes químicos.

Mais informações no site https://turismo.matetic.com ou perfis

@mateticvineyards.