5 motivos para conhecer a ARCA, o espaço que vem revolucionando a forma de viver experiências e música em São Paulo

Drinks como sangria e clericot são cada vez mais consumidos; aprenda as receitas do momento
20 de janeiro de 2023
Intercâmbio na Irlanda: qual emprego seu nível de inglês permite?
20 de janeiro de 2023

A ARCA, venue de experiências da música e indústria criativa, completou quatro anos em 2022

Com noites vibrantes e eventos com ingressos esgotados, se tornou o principal polo de inovação em entretenimento de São Paulo na retomada dos eventos. No pós-pandemia, a experiência híbrida e o aumento do consumo digital dos últimos dois anos fizeram com que a audiência refinasse o olhar em busca de vivências mais imersivas e shows que contêm uma história poderosa de audiovisual e miram o futuro da música.

Veja abaixo cinco motivos para não deixar de conhecer a ARCA.

Ressignificação da Vila Leopoldina

A Economia Criativa dá novo propósito e significado a espaços ociosos, estabelecendo uma nova relação com o entorno e a cidade. Assim acontece no mundo todo. No Brasil, o bairro Vila Leopoldina, historicamente ocupado por galpões industriais, vê o início de uma transformação urbana, cultural e social.

É no epicentro desta transformação que está a ARCA. Um lugar onde se ousa pensar diferente e dialogar com novas realidades. Inicialmente fora do radar cultural da cidade, a Vila Leopoldina tem um passado cultural ligado à escola de samba, shows independentes e ficou conhecida como um bairro de operários. Nos últimos anos, os investimentos na região a tornaram atraente para uma nova audiência, com opções de restaurantes, lojas e coletivos de empresas que buscam soluções urbanas inovadoras.

Curadoria mira o futuro das experiências 

Mauricio Soares, Mario Sergio Albuquerque e seu time têm longa carreira na indústria musical e estão sempre interessados e viajando para buscar o que há de mais novo no mundo da música e audiovisual. De olho nas tendências das pistas da Europa, trazem para o Brasil através da empresa irmã e produtora, M-S Live, experiências e labels de relevância no cenário global, em formatos fora do comum.

De acordo com Mauricio, “o formato permite que os fãs tenham acesso não só à performance dos DJs, mas a uma experiência de show completa, com a curadoria e a linguagem destes labels”, explica. “Nos preocupamos sempre em apresentar eventos com line-ups diversos, incluindo talentos em ascensão no cenário nacional ao lado de nomes consagrados, daqui e do exterior. Essa diversidade se reflete em recortes musicais e propostas de experiência distintos para cada projeto que realizamos, desde as novas tendências apresentadas em formato cru e intimista do Boiler Room até os grandes hits de Eric Prydz em sua superprodução HOLO, uma extravagância audiovisual e tecnológica sem precedentes no Brasil.” ”

Inovação em entretenimento

Para quem curte acompanhar o que há de mais novo no mercado, a ARCA recebe e promove os eventos mais inovadores para diversos segmentos da música e indústria criativa. Já em sua estreia, a ARCA conseguiu unir os conceitos idealizados por seus fundadores como inovação, propósito, arte e comportamento em um só lugar ao acolher São Paulo Fashion Week de 2019.

A ARCA recebeu em 2022 eventos como Afterlife, que colocou a empresa no radar do entretenimento mundial, e teve seu co-fundador Mauricio Soares como speaker no Amsterdam Dance Event de 2022, apresentando o case da ARCA para uma audiência global de players do show business. Além desses eventos, a empresa se prepara para encerrar 2022 em uma retomada de sucesso, que contou com eventos inéditos e exclusivos como HOLO, de Eric Prydz, e as estreias das novas turnês de Luiza Sonza – O Conto de Dois Mundos e Alok – Infinite Experience. A inovação do circuito internacional se somou à brasileira e começou a tecer um cenário de inovação no audiovisual e experiência na música, no entretenimento e na indústria criativa, em um formato inédito para o público de São Paulo.

Cultura industrial inspirada nas maiores casas da Europa

A história da ARCA remete a outros espaços que também surgiram de antigos galpões industriais, como Gashouder (Amsterdam), Berghain (Berlim), Printworks (Londres), Depot Mayfield (Manchester), que viraram clubs ou palco de festas de música eletrônica, com os artistas da música mais renomados do mundo e ingressos disputados.

Anteriormente ocupado pela Metalúrgica Atlas, também conhecida como “Fábrica das Fábricas”, o galpão onde hoje é a ARCA foi erguido na década de 1960 e teve papel fundamental no desenvolvimento urbano industrial de São Paulo.

O processo de ressignificação de espaços abandonados, em especial galpões e edifícios industriais, foi crucial para a indústria da música eletrônica. A forte característica dessas estruturas antigas é que não faltam metros quadrados para unir pessoas ouvindo boa música (na ARCA, por exemplo, podemos juntar quase sete mil pares de pernas dançantes).

Tela em branco para criativos da indústria

Por sua amplitude e arquitetura única, a ARCA funciona como uma verdadeira tela em branco, gigante e imponente, pronta para receber shows, feiras, festivais e eventos corporativos, sejam eles presenciais, digitais ou híbridos com segurança, conforto e acessibilidade.

No último ano, isso se traduziu em diversas experiências e encontros da indústria criativa. Entre os eventos realizados em 2022, estão o festival de criatividade Pixel Show, o evento de tecnologia RoadSec e a renomada feira SP-Arte.