5 grandes vilões no processo de ganho de massa magra

shoestock apresenta coleção “Summer Breeze” para o Verão 2021
16 de outubro de 2020
Unimed Curitiba lança campanha provocativa para estimular a prevenção do câncer de mama
16 de outubro de 2020

Em busca do “shape ideal”, fatores simples acabam sendo esquecidos, mas interferem diretamente no resultado desejado

A busca pelo corpo definido motiva muitas pessoas a se submeter a dietas e frequentes exercícios físicos. No entanto, na constante procura pelo “shape ideal”, nem todo mundo entende o que, de fato, precisa para alcançar o processo de hipertrofia muscular.

Explicando de maneira simplificada, a hipertrofia é resultado do aumento do tamanho e do volume dos músculos como reação à sobrecarga imposta no exercício, isto é, uma resposta fisiológica da adaptação celular na mudança de hábitos como alimentação e atividade física para ganho muscular.

No entanto, para chegar à hipertrofia muscular, alguns aspectos precisam ser considerados. Veja quem são os vilões que impedem o ganho de massa magra e músculo!

Treinos irregulares

A não periodização dos treinos, ou seja, a falta de um sistema de organização, estímulos diferentes em microciclos e mesociclos, impacta negativamente no ganho de massa magra. Em outras palavras, fazer constantemente o mesmo treino, com os mesmos níveis de peso e a mesma sequência de série, pode não trazer o resultado que você deseja em hipertrofia.

Ignorar o carboidrato

Para quem quer ganhar massa, as dietas low carb não são recomendadas. Quem tem foco exclusivo no emagrecimento deve, sim, evitar a ingestão de carboidratos, mas quem deseja obter ganho muscular deve adicioná-los às refeições. A única atenção, no entanto, deve ser em relação à fonte desse carboidrato, priorizando os de fontes naturais e de baixo índice glicêmico, como frutas e arroz integral.

Beber pouca água

A água é fundamental para a saúde de todo o organismo, e a regra é bastante clara: sem hidratação, o músculo não cresce. Ao ingerir água, ocorre no corpo o aumento do glicogênio muscular, responsável por dar o aspecto volumoso ao músculo. Sem o nível de hidratação ideal, os músculos ficam franzinos.

Ignorar o período de descanso

Quem só pensa em treinar, infelizmente, retarda seu objetivo de chegar à hipertrofia. Isso porque o descanso é fundamental para a definição e o ganho de músculos. Ao estimular o mesmo músculo todos os dias, ele não tem tempo para se recuperar e não se desenvolve. Além do intervalo entre os treinos, o sono de qualidade é um importante aliado para quem deseja obter massa magra.

Interromper a rotina de treinos

Por último, vale lembrar que o processo da hipertrofia muscular é reversível. Isso significa que todo o ganho obtido nos músculos pode, simplesmente, voltar ao normal se o esforço e os exercícios físicos forem interrompidos. Portanto, siga todas as dicas do seu nutricionista e personal trainer, continue treinando e fuja dos hábitos que impedem o seu objetivo.

iStock