41% das empresas no Brasil utilizam inteligência artificial na jornada do consumidor

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Previsão é que marcas ultrapassem cerca de US$ 1 bi em investimentos em inteligência artificial em 2023

Com o intuito de maximizar conversões, empresas brasileiras têm investido em inteligência artificial para estarem próximas dos seus clientes e possíveis consumidores. De acordo com uma pesquisa global realizada pela International Business Machines Corporation (IBM), em 2022, cerca de 41% das empresas brasileiras utilizaram Inteligência Artificial em seu dia a dia.

O especialista em soluções personalizadas para empresas e negócios, Leonardo Oliani, diretor da Astéria, afirma que a inteligência artificial é a maior aliada das empresas para fortalecer os laços com o cliente. “A tecnologia permite respostas imediatas, se conseguirmos associar a esta resposta um nível alto de personalização dos produtos, certamente estaremos garantindo pontos com o usuário”, comenta.

Os dados são essenciais para que as soluções digitais entreguem o que estão propondo, por isso, a Lei LGPD protege os direitos fundamentais de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. As soluções tecnológicas precisam estar em conformidade para trabalhar e manipular apenas os dados previamente autorizados.

Para as empresas, a inteligência artificial proporciona benefícios como:

  • Experiência do cliente personalizadas;
  • Atendimento contínuo;
  • Análise de dados dos consumidores;
  • Maximização de conversão.

Inteligência Artificial implantada nos negócios 

Para garantir e fidelizar os clientes, as empresas vêm desenvolvendo soluções digitais que conversem com os seus clientes, entre elas, a Sherwin-Willians, que desenvolveu com a Astéria, o projeto a ‘A sua cor’ oferecendo uma simulação de cores gratuita para o cliente, possibilitando experiências virtuais e otimizando o tempo do projeto realizado pelos designers com a personalização dos detalhes.

“A inteligência artificial resulta em um atendimento eficiente e em uma melhor experiência do cliente. Basicamente os dados são analisados e aplicados para fidelizar o cliente e aproximar eles da sua marca”, diz Leonardo.

A General Motors Company (GM) também desenvolveu uma plataforma para gerar e validar Cartas-Bônus, que concede desconto aos associados das empresas participantes do programa. O desconto entra nas compras de veículos 0 km nas concessionárias Chevrolet e foi desenvolvido em parceria com a agência ARCWW e a Astéria.

O comércio vem sendo refinado e as empresas que aproveitarem suas diversas aplicações estarão bem posicionadas no mercado. “É fundamental que os empreendedores invistam em soluções e busquem continuamente adaptarem-se às necessidades e às expectativas dos consumidores modernos, criando mais experiência durante a compra”, comenta Leonardo.

O futuro da inteligência artificial no Brasil 

De acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC) sobre previsões para esse ano no setor de tecnologia, as soluções de automação inteligente vão superar US$ 1 bi em 2023 no Brasil, o que representa crescimento de 33% sobre o ano anterior.

Entre os destaques para o setor também está o uso de Inteligência Artificial (IA) e nuvem. Embora uma série de atividades corporativas já tenha migrado para ambientes em cloud e diferentes setores se beneficiam do uso de algoritmos, ainda há um esforço claro em ampliar a utilização das duas ferramentas. “Para esse ano a estimativa é que sete em cada dez empresas vão investir em IA”, explica Oliani.

Foto de Marvin Meyer na Unsplash