41% da população da Europa troca de marca por causa da embalagem, afirma pesquisa divulgada em evento do Instituto de Embalagens

Zendaya protagoniza momento icônico na moda com colar Bulgari de Alta Joalheria
19 de fevereiro de 2024
Tierra Hotels oferece até 50% de desconto e condições especiais para diárias extras
19 de fevereiro de 2024

A segunda edição do Pack Trends contou com lideranças nacionais e internacionais para mostrar tendências do setor para 2024.

São Paulo – Promovido pelo Instituto de Embalagens, a segunda edição do Pack Trends trouxe tendências e inovações no mercado de embalagens, para um público formado por profissionais da indústria de bens de consumo e do próprio setor. O evento trouxe temas relevantes sobre o futuro das embalagens e tendências para embalagens de vidro, consumo, papel cartão, masterbatches (composto plástico), cores e aditivos especiais. Participaram do evento palestrantes nacionais e internacionais, que trouxeram tendências e visões do mercado dos Estados Unidos e Europa.

A diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Camilo, apontou as tendências de embalagens para 2024. As marcas precisam ficar mais atentas às questões relacionadas a sustentabilidade, estilo, saúde, segurança e conveniência. O perfil dos consumidores muda de acordo com a idade e estilo de vida.

“A geração millenials pede mais diversidade, ou seja, bebidas novas, novos sabores e propostas de embalagens, o design tem que ser adequado para chamar a atenção deste público. Eles são mais solidários às causas em geral, como ao veganismo, por exemplo. A população idosa representa 11% da população do Brasil, tem poder de compra e necessidades especiais como alimentos e produtos de higiene pessoal, entre outros”, explicou a diretora.

Assunta também refletiu sobre o papel do consumidor e marcas em buscar por embalagens de menor impacto ambiental “Sabonetes em barra, shampoo, linhas de papel recicláveis estão crescendo, mas tem coisas que precisamos questionar para não cair no greeenwashing. Sustentabilidade combina com verdade e honestidade. O consumidor tem que estar atento”, lembrou a diretora.

Mercado internacional

A Pro Carton – The Association of Carton and Cartonboard Manufacturers, apresentou uma pesquisa durante a segunda edição do Pack Trends. Na Europa, 41% da população trocou de marca por causa da embalagem e, para eles, existe um forte impacto na decisão de compra quando a embalagem não é reciclável. O levantamento ouviu mais de cinco mil consumidores da Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido.

O consultor da Smithers Pira, Benjamin Trent, afirmou que a indústria global de embalagens movimentou US$ 1,2 trilhão em 2023 e deve crescer 3,6% no período de 2023 a 2028. “A Ásia-Pacífico responde por 40% desse total e a categoria de embalagens industriais e de transporte representa 43% das vendas globais”.

Para o consultor do Glass Packaging Institute, Bryan Vickers, 92% dos consumidores americanos preferem fabricantes que oferecem produtos em embalagens de vidro. A maior participação das garrafas de vidro é na categoria de bebidas, sendo que as cervejas respondem por 46%.

Visita Guiada

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção da LyondellBasell, uma das maiores empresas do mundo nos setores de refino, químicos e plásticos. A empresa fabrica materiais e produtos essenciais inovadores para os desafios da vida moderna e melhora a segurança dos alimentos através de embalagens mais leves e flexíveis. Os visitantes conheceram os processos de preparação de matéria-prima, micronização, inspeção laboratorial (Equipamentos), extrusão dupla rosca, Liberação, armazenagem e expedição de produto acabado etc.

Evento

A segunda edição do Pack Trends contou com apoio da FuturePack, e LyondellBasell. Participaram os palestrantes Assunta Napolitano Camilo (Diretora do Instituto de Embalagens), Winfried Muehling (Diretor de marketing e comunicação da Pro Carton), Benjamin Trent, (Managing Consultant da Smither Pira), Bryan Vickers (Government Affairs, Regulatory and Statistics na Glass Packaging Institute) e Roberto Castilho (Diretor comercial para América Latina da LyondellBasell).

Fotos: boris misevic na Unsplash/Divulgação