Priscila Poli, head designer da Casamar, explica como o home staging pode facilitar a venda e aluguel de imóveis; técnica pode ser empregada em qualquer ambiente

O mercado imobiliário ganhou um aliado de peso na hora de potencializar as vendas de imóveis: o home staging. A técnica, que se baseia na decoração inteligente e afetiva, vem se destacando como uma estratégia eficaz para acelerar transações imobiliárias.

Segundo Priscila Poli, head designer da Casamar, hub de inovação em design de interiores especializada em casas de férias, “essa técnica é uma ferramenta poderosa para maximizar a venda e aluguel de imóveis, tornando-os mais atrativos e valorizados. O foco principal está na decoração inteligente, que permite ao cliente realizar investimentos acessíveis em planejamento de interiores para valorizar o imóvel que é um investimento.”

O home staging consiste em estratégias de decoração cuidadosamente planejadas para criar um ambiente atraente e acolhedor para potenciais compradores. Priscila explica: “Na prática, buscamos projetar espaços utilizando móveis soltos e itens de decoração com bom custo-benefício, mantendo a qualidade e agregando valor ao imóvel. Além disso, valorizamos elementos afetivos, como aromas agradáveis, flores naturais e detalhes que proporcionem conforto e aconchego.”

A prática é uma estratégia vantajosa que construtoras utilizam há muito tempo, especialmente em um momento de expansão imobiliária, e agora está em alta também entre pessoas que buscam valorizar a segunda residência como forma de investimento.

A priorização da experiência do cliente é um dos principais diferenciais do home staging. “Buscamos proporcionar um ambiente com cara de casa para os potenciais compradores, criando espaços que os convidem a se visualizar vivendo ali. Cada detalhe é pensado para garantir uma conexão emocional e facilitar a tomada de decisão”, conclui Priscila.

4 estratégias rápidas de home staging para potencializar vendas e alugueis:

 

1. Inclua tapetes. Para delimitar áreas e trazer identidade ao espaço.

A sensação de aconchego é uma das principais razões para investir em um bom tapete para todos (ou quase todos) os ambientes de uma casa.

Além da percepção de conforto imediato, o item também traz identidade ao espaço, o que é um dos pontos-chaves da técnica de home staging. A ideia é que a pessoa que visite o imóvel, seja para alugar ou comprar, sinta maior conexão com o espaço.

2. Galeria de parede para trazer personalidade e humanidade

Além de conferirem charme aos ambientes, os quadros são excelentes ferramentas para adicionar personalidade e humanidade aos espaços. Quem nunca entrou em um ambiente sem quadros nas paredes e se sentiu em um lugar “frio” e “sem vida”?

A dica é: invista em um mix de quadros para compor uma parede que vire galeria de imagens. Podem ser fotos de cenários reais, arte abstrata ou frases inspiradoras, o importante é que sejam alguns dispostos na mesma parede, de forma quase orgânica.

Dica extra: ATENÇÃO com objetos pessoais demais, como quadros e porta-retratos com fotos de família ou objetos que fazem alusão a times de futebol, por exemplo. Nesses casos, toques muito particulares podem ter o efeito reverso.

3. Um pouco de verde para dar vida e preencher áreas vazias

Casa inabitada é sinônimo de espaços vazios, o que nem sempre é agradável aos olhos. Por isso a dica é: enfeite com plantas, coloque-as em todos os cantinhos, aparadores e mesinhas.

Vasos de plantas, principalmente os grandes, podem ser um item coringa na estratégia de home staging, principalmente nas salas e ambientes de entrada, criando uma atmosfera relaxante de forma rápida e econômica.

Dica extra: No dia da visita do possível comprador/inquilino, inclua um vaso com flores naturais em um ponto estratégico: pode ser em cima da mesa de jantar, na ilha da cozinha ou na entrada do apartamento. A sensação de “casa com vida” será outra!

4. O futuro é agora: automação para uma experiência de vida com mais conforto e modernidade

Integrar sistemas de automação pode parecer conversa de outro mundo, mas no home staging pode ser o “empurrão que faltava” para o comprador adquirir o imóvel ou alugar.

Ao imóvel não apenas aumenta seu valor percebido, mas também oferece uma experiência de vida mais conveniente e moderna. Além disso, pode facilitar a vida do corretor de imóveis, que poderá preparar a climatização com antecedência, dar comandos de voz para acender luzes, ligar televisão, fazer um café, entre outras coisas.

Controles inteligentes de iluminação, temperatura e segurança podem impressionar os compradores e destacar o imóvel em um mercado competitivo. Além disso, a automação pode ser um diferencial importante para atrair compradores que valorizam tecnologia e praticidade em seu dia a dia.

ANTES E DEPOIS DE PROJETOS “HOME STANGING”

 

 

fotos: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.