4 regiões faciais onde geralmente as rugas se formam

Superesportivo Ford GT ganha última série especial com tributo a Le Mans
10 de outubro de 2022
11/10 – Dia da Pessoa com Deficiência Física: Legislação não é suficiente para aumentar a presença de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
10 de outubro de 2022

Rugas e linhas finas. Não há como não pensar nelas quando falamos em envelhecimento facial

“O envelhecimento acontece basicamente de duas maneiras: de forma intrínseca (genética e anos de vida) e de forma extrínseca (fatores externos/ambientais que interagem com a pele). O envelhecimento intrínseco ou cronológico ocorre com o passar dos anos, independente do ambiente. A pele passa a ter menos colágeno, elastina, ácido hialurônico, fica mais fina e mais flácida e passa a apresentar rugas. As glândulas sudoríparas passam a ter menor atividade e a pele fica mais seca. Além disso, a diminuição da microcirculação torna a pele menos “viçosa”. O movimento constante da face (pela nossa mímica) marca a nossa epiderme, são as rugas de expressão. Essas rugas pioram com a idade (a pele tem menos colágeno e sofreu a contração facial mais vezes).

A gordura no rosto também começa a diminuir, causando pele flácida e linhas mais visíveis”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Já o envelhecimento causado por fatores ambientais está ligado à exposição solar ou à produção de radicais livres em função de hábitos como tabagismo, etilismo e estresse. O fotoenvelhecimento causado pela radiação ultravioleta, diferente do que a maioria das pessoas imaginam, não causa apenas manchas, mas também leva à destruição das fibras de colágeno, tornando essa pele mais áspera, mais flácida, com rugas mais profundas e manchas”, acrescenta a médica. Embora as rugas possam aparecer em qualquer parte do corpo, as áreas mais comuns são no rosto, onde há 42 músculos individuais, que são ‘vítimas’ da exposição ao sol e dos próprios movimentos faciais repetitivos. Abaixo, a médica explica as principais áreas de formação das rugas:

Pés de galinha – A percepção das rugas pés-de-galinha, ao redor dos olhos, é geralmente mais precoce: ela é uma das primeiras a dar sinal. “A região ao redor dos olhos tem a pele mais fina do corpo. Não há tanto colágeno e elastina na área, então, quando sofremos danos do sol, de noites mal dormidas e da própria má alimentação de forma constante, esse é um dos primeiros lugares do rosto a enrugar. Além disso, pés de galinha são as linhas de expressão associadas à alegria, enquanto outras linhas, como aquelas entre as sobrancelhas, estão associadas à preocupação”, afirma a dermatologista.

Linhas Glabelares – As rugas “11” são as duas linhas verticais que se formam entre as sobrancelhas. “Elas se parecem exatamente com o número e geralmente são causadas por franzir as sobrancelhas repetidamente, o que as torna um excelente exemplo de rugas dinâmicas. A famosa “cara de brava”, diz a médica.

Linhas do sorriso – Elas podem ser chamadas de linhas de riso, mas você provavelmente não terá dobras nasolabiais pronunciadas – as dobras que se estendem do nariz aos cantos externos da boca – apenas pelo movimento muscular. Elas geralmente são causadas por flacidez da pele e perda de gordura subcutânea com a idade. “O cigarro acelera o aparecimento desse tipo de ruga”, explica a médica.

Linhas da testa – As rugas da testa são as linhas horizontais que cruzam a testa, geralmente causadas por levantar as sobrancelhas repetidamente. “Algumas pessoas têm rugas na testa mais ou menos profundas do que outras devido a uma combinação de genética e opções de estilo de vida, como o uso do protetor solar”, afirma a médica.

Segundo a médica, todas essas rugas podem ser tratadas no consultório médico. “Embora rugas normalmente não possam ser revertidas em casa, sua aparência melhorar ou não piorar – isto é, se você usar produtos adequados. Mas, no consultório, temos diversas opções para tratá-las e reverte-las”, explica a Dra. Paola.

No caso do rejuvenescimento domiciliar, os retinoides são as melhores opções. “Eles derivados da vitamina A, então estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno. Mas precisam ser utilizados com orientação médica”, diz a médica. “Os antioxidantes (Vitamina C, Niacinamida, Ácido Ferúlico e Resveratrol) também devem ser usados, pois são verdadeiros defensores da nossa pele e atuam para neutralizar os radicais livres, que causam danos às células da pele e, portanto, causam rugas. Além disso, ajudam a aumentar sutilmente a produção de colágeno e muitos deles têm efeito clareador”, diz a médica. Mas não adianta nada usar produtos sofisticados e ácidos se você não adotar o básico: a proteção solar. “Os raios ultravioletas são uma das maiores causas de rugas prematuras, então o filtro solar é o segredo final para manter uma pele jovem. Proteger sua pele dos raios ultravioleta ajudará a prevenir a formação de novas rugas, bem como a retardar o agravamento das existentes em seu rosto. Use-o diariamente e respeitando a reaplicação do produto: a cada duas horas em exposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados”, diz.

No consultório médico, as neurotoxinas são indicadas. A toxina botulínica para temporariamente as contrações musculares responsáveis pelas rugas dinâmicas. “Ela relaxa os músculos sob a pele, evitando que a pele se dobre nessas linhas e rugas”, explica a médica. As neurotoxinas são usadas na testa, ao longo dos pés de galinha e nas linhas glabelares, embora também sejam usadas com segurança para suavizar linhas em outras áreas do corpo, como o pescoço e ao redor da boca. Os fillers (preenchedores) também podem ser indicados. O preenchedor é qualquer substância macia e semelhante a um gel que pode ser injetada na pele ou por baixo para ajudar a aumentá-la. “Preenchimentos são frequentemente usados para suavizar círculos profundos abaixo dos olhos, levantar maçãs do rosto, dar volume aos lábios e uniformizar as dobras nasolabiais (bigode chinês). Os mais usados são os preenchimentos de ácido hialurônico, que apresentam resultados que duram até dois anos e são reversíveis. O preenchimento não dura para sempre. Ele irá se decompor naturalmente em seu corpo”, afirma a médica. Entre os injetáveis, ainda há os bioestimuladores, que irão aumentar a produção natural de colágeno do corpo. “Esse é um tratamento com efeitos de longa duração, chegando até 24 meses. Aplicado no subcutâneo, ele causa um processo inflamatório que irá provocar a produção de colágeno. Com o passar do tempo, ele também produz um efeito preenchedor”, afirma.

As tecnologias também podem ser usadas. Os lasers, radiofrequência e ultrassom microfocado são os mais usados. “Cada um a sua maneira, por efeito térmico, por pontos de coagulação (ultrassom microfocado) ou por efeito fotoacústico (laser de picossegundos), as tecnologias têm o objetivo de estimular colágeno, tratando rugas e flacidez. Uma vantagem é que podem ser usadas de maneira preventiva para a criação de uma poupança de colágeno”, diz a Dra. Paola. “Visitar um médico é o melhor meio de saber qual procedimento responderá melhor àquilo que sua pele precisa. Através de uma criteriosa investigação, o médico poderá verificar o que é necessário para promover o efeito anti-idade”, finaliza a dermatologista.

FONTE:

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista