4 dicas ideais de investimento para profissionais liberais

SMZTO inaugura a loja 5.000 e projeta crescimento de 14,3% em 2023
1 de dezembro de 2023
Mortes por melanoma no Brasil podem aumentar 80% em duas décadas, aponta Cancer Tomorrow, da OMS
1 de dezembro de 2023

Ser profissional liberal costuma ser uma escolha para quem busca liberdade e versatilidade no modelo de trabalho

Trabalhar neste formato tem suas vantagens, como uma maior flexibilidade em relação a horários e autonomia para decidir como será feito o próprio trabalho. No entanto, também existem pontos negativos, como o fato de não ter uma renda mensal fixa. Por isso, profissionais liberais devem ter um planejamento financeiro estruturado, para se antecipar às barreiras e oportunidades que possam surgir no caminho. Principalmente em ambientes de grande volatilidade, como tem sido o cenário econômico do Brasil nos últimos tempos.

Esse planejamento, inclusive, é indispensável para garantir maior tranquilidade na fase de aposentadoria. Neste cenário, os investimentos financeiros tornam-se indispensáveis. É natural que muitos profissionais tenham dúvidas sobre quais são os melhores tipos de investimentos.

Confira, a seguir, 4 dicas de investimento do Consultor de Negócios Paco Fazito, Mestre em Administração de Empresas e Embaixador da S.I.N. Implant System.

1) Antes de tudo, é preciso ter segurança. Profissionais autônomos dependem da sua força de trabalho para gerar receita, por isso, antes de investir, a pessoa deve tomar alguns cuidados para colocar suas contas em ordem e se proteger de possíveis contratempos que podem aparecer no seu caminho. “O primeiro passo é garantir uma reserva de emergência e um seguro para proteger seu patrimônio. Basicamente, esses dois fundos servem para que, na ocorrência de qualquer imprevisto, o profissional possa agir com mais tranquilidade e não precise desaplicar recursos investidos, o que desestabiliza seus investimentos”, diz Paco.

2) Aposte nos produtos de renda fixa. Esta é a modalidade na qual o investidor oferece certo capital para uma instituição financeira ou governo e recebe uma remuneração fixa por determinado período. Entre esses investimentos, que são considerados mais conservadores e seguros, estão os CDBs e os títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA. O profissional garante uma maior previsibilidade com relação ao quanto terá de retorno a partir do investimento realizado. “Por serem ligados à taxa fixa de juros, dá para afirmar que o momento para investimentos desse tipo é altamente favorável, já que a taxa Selic está alta, o que garante mais retorno para esses produtos de menor risco”, diz o especialista.

3) Produtos de renda variável também podem fazer parte da carteira. Investimentos em fundos de renda variável, como ações na bolsa de valores e Fundos Imobiliários envolvem maior risco e são mais recomendados para investidores mais ousados e com maior experiência, visto que o rendimento desses produtos é imprevisível e depende de transações que oscilam conforme as condições do mercado. “Mas nada impede que estes investimentos também façam parte da carteira do profissional liberal, que pode ser diversificada e é muito importante que haja uma consultoria de um profissional especializado para montar uma carteira diversificada”, diz Paco.

4) Trace seu perfil de investidor. Para descobrir seu perfil de investidor e quais os produtos são mais recomendados, o ideal é que o profissional liberal procure especialistas em investimentos, que sejam isentos de conflitos de interesse (ou seja, que atuem de forma independente, não vinculados a instituições), que possam lhe auxiliar. “O mercado é volátil e, para acertar nos investimentos, muitas vezes, é preciso ficar de olho em todas as movimentações e ter um estudo maior sobre finanças. Por isso, nada melhor do que o profissional liberal, que já possui um dia a dia atribulado, procurar profissionais capazes de fazer essa gestão da forma mais assertiva possível”, diz Paco.

Sobre a S.I.N. Implant System: uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de Implantodontia, graças a um rigoroso controle de qualidade, aliado a certificações nacionais e internacionais. A S.I.N. abraçou a ideia da tecnologia e da inovação para ajudar pessoas a resgatarem seus sorrisos, promovendo felicidade, saúde e bem-estar. O modelo de negócios é orientado por práticas que envolvem a redução de impactos ambientais, o atendimento humanizado, a promoção da diversidade e da inclusão social. Na governança, os pilares centrais são o respeito às pessoas, a escuta ativa, o compromisso com a ética, o uso consciente de dados e a transparência nas ações. A empresa acredita que viver de acordo com valores e propósitos sólidos é o caminho mais favorável para bons negócios. É assim que a S.I.N. tem construído confiança junto a Clientes, Acionistas, Colaboradores, Parceiros e comunidades locais. A empresa, iniciada em 2003 pelo casal de empreendedores Neide e Ariel Lenharo, hoje integra o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Divulgação