31 de maio é Dia Mundial Sem Tabaco: o que acontece ao seu coração quando você para de fumar

Empreendedores lançam podcast de moda com programa sobre sustentabilidade
26 de maio de 2021
Em parceria com a Centauro, FARM apresenta nova coleção fitness
26 de maio de 2021

Existem inúmeros benefícios ao parar de fumar, a maior parte deles acontece na circulação sanguínea

Quer você seja um fumante de longa data ou apenas adquiriu o hábito, faça um favor ao seu coração e diga adeus ao tabaco. No que diz respeito ao seu relógio, nunca é tarde para desistir. “Seu corpo começa a se curar assim que você fumar o último cigarro. Cada vez que você inala a fumaça do cigarro, sua frequência cardíaca e sua pressão arterial aumentam temporariamente. Isso coloca um estresse extra em seu relógio e o força a trabalhar mais. Apenas 20 minutos depois de parar, sua pressão arterial e frequência cardíaca diminuem. Em 2 a 3 semanas, seu fluxo sanguíneo começa a melhorar”, destaca o médico cardiologista e geriatra Dr. Juliano Burckhardt, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e da American Heart Association e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia ( SBGG) . “Se você parar de fumar e começar, logo em seguida, uma atividade física, seu corpo responderá ainda melhor”, acrescenta o médico.

Com o tempo, fumar também prejudica você de outras maneiras, já que as substâncias tóxicas: obstruem suas artérias, aumentam a coagulação, danificam seus pulmões, enfraquecem seus ossos e sistema imunológico, além de aumentar a inflamação. “Ao parar com o cigarro, suas chances de doenças cardíacas também diminuirão. Depois de um ano sem cigarros, você tem metade da probabilidade de sofrer com alguma doença cardíaca do que quando fumava. Depois de 5 anos, é quase o mesmo que alguém que nunca acendeu um cigarro”, afirma o médico.

Ainda não há dados específicos que comprovem uma associação entre a idade em que se para de fumar e em quanto tempo o organismo se recuperará. “Mas sabemos que, quanto antes a decisão for tomada, maiores serão as chances de recuperação acelerada. Então você provavelmente experimentará os benefícios mais cedo”, explica o médico.

Como fumar “fere” seu coração

Os produtos químicos dos cigarros e sua combustão prejudicam o coração de várias maneiras. “Existe o monóxido de carbono, um gás venenoso que entra nos pulmões e depois na corrente sanguínea. Ele rouba oxigênio dos glóbulos vermelhos, de modo que menos oxigênio chega aos órgãos e tecidos. Também torna as paredes das artérias duras e rígidas, o que pode colocá-lo no caminho de um ataque cardíaco”, diz o especialista.

Não se esqueça da nicotina, um composto químico que está presente tanto no tabaco quanto nos cigarros eletrônicos, que também vicia. “Isso torna seus vasos sanguíneos estreitos. Ele aumenta sua pressão arterial e frequência cardíaca também. Seu coração tem que bater mais forte e mais rápido do que o normal. Fumar também causa alterações químicas em seu corpo. As células em sua corrente sanguínea, chamadas plaquetas, se agrupam quando reagem com os ingredientes tóxicos do cigarro. Isso torna seu sangue mais espesso e pegajoso. Torna-se mais difícil para o coração empurrá-lo através dos vasos sanguíneos”, destaca o especialista.

Os níveis de colesterol também ficam fora de controle. “A fumaça do cigarro aumenta os níveis de LDL, ou colesterol “ruim”, e uma gordura no sangue chamada triglicerídeos. Isso faz com que a placa de gordura se acumule em suas artérias. Ao mesmo tempo, diminui (por oxidação) o HDL, ou colesterol “bom” – o tipo que impede a formação de placa”, explica o dr. Burckhardt.

Quando sua pressão arterial está alta, como quando você fuma, as artérias ficam esticadas e com cicatrizes. Tudo isso aumenta o risco de coágulos sanguíneos, que podem bloquear o fluxo sanguíneo para o coração ou outros órgãos. Isso pode causar ataques cardíacos ou derrames. “Fumar causa danos aos pulmões e também torna mais difícil respirar. Isso pode impedir você de se exercitar tanto quanto deveria. Você precisa fazer cerca de 150 minutos de atividade física por semana para sair da condição de sedentário ” , explica.

A vida sem fumo

Felizmente, a maior parte dos danos que o tabaco causa a você é reversível. Quando você para de fumar, o risco de coágulos sanguíneos diminui. Seu colesterol “ruim” diminuirá e o colesterol “bom” aumentará. Isso ajudará a retardar o acúmulo de novos depósitos de placa. “Em 2 semanas, você perceberá que é mais fácil se exercitar sem sentir falta de ar. Nos próximos meses, você poderá respirar profundamente novamente. Sua tosse seca também deve desaparecer”, diz o médico. “Não se preocupe se engordar no início. Muitas pessoas trocam comida por fumar quando param pela primeira vez. Depois de um tempo, você e seu corpo se acostumarão a uma vida sem fumo. Quando você faz mais exercícios e melhora sua dieta, você mantém seu peso sob controle”, explica.

Se você tem uma doença cardíaca, não é tarde demais para fazer a diferença. Se você parar de fumar após um ataque cardíaco, pode reduzir pela metade o risco de ter outro. “Parar de fumar após a cirurgia de ponte de safena pode manter as artérias saudáveis e ajudar a prevenir mais obstruções e doenças. Ao parar de fumar, você também protegerá seus amigos e familiares dos riscos do fumo passivo à saúde. Converse com seu médico para obter sugestões sobre como acabar com seu hábito de fumar. Ele também pode colocar você em contato com programas que oferecem dicas e suporte”, finaliza o Dr. Juliano Burckhardt.

FONTE:

*DR. JULIANO BURCKHARDT: Médico Nutrólogo e Cardiologista, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). É membro da American Heart Association e da International Colleges for Advancement of Nutrology. Mestrando pela Universidade Católica Portuguesa, em Braga – Portugal, atuou e atua como docente e palestrante nas suas especialidades na graduação e pós-graduação. O médico tem certificação Internacional pela Harvard Medical School, para tratamento da Obesidade. É diretor médico do V’naia Institute.