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Fábio Guerra, CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias, explicam como know-how no segmento, expansão forte e operação estruturada agem nesse processo

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), hoje existem quase 3 mil redes de franquias no Brasil. Com tanta opção, fica difícil escolher uma, afinal, qual delas apresenta um modelo de negócio sólido e rentável?

De acordo com Fábio Guerra, CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias, três características marcam uma franquia de sucesso: know-how no segmento, expansão forte e operação estruturada.

“Historicamente, as redes de franquias que conseguem trabalhar esses três pontos são as que obtém maior sucesso no franchising, como o McDonalds, O Boticário e QÓculos, por exemplo”, explica.

Abaixo, o CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias dá mais detalhes sobre como esses atributos funcionam na prática para a franqueadora:

Know-how no segmento

O know-how de uma franqueadora em seu segmento é crucial. Isso gera credibilidade, permite o desenvolvimento de produtos e serviços de alta qualidade, oferece suporte eficaz aos franqueados, facilita a resolução de problemas, adaptação a mudanças, estratégias de marketing direcionadas, negociações vantajosas com fornecedores e fomenta a inovação.

“Essa expertise estabelece uma base sólida para o sucesso da rede de franquias, atraindo investidores e garantindo a satisfação dos clientes, contribuindo para o crescimento e a prosperidade do negócio” explica Guerra.

Expansão forte

Ela impulsiona o crescimento do negócio, aumenta a receita por meio de taxas de franquia e royalties, fortalece o reconhecimento da marca, gera economias de escala e poder de negociação, promove a diversificação geográfica e estimula a inovação. Além disso, uma rede maior torna a franqueadora mais atraente para franqueados em potencial e mais competitiva no mercado.

“Contudo, a expansão deve ser planejada cuidadosamente para garantir sustentabilidade, qualidade e suporte aos franqueados”, alerta Guerra.

Operação estruturada

Ela garante consistência, suporte eficaz aos franqueados, crescimento sustentável, padronização, facilidade de monitoramento, cumprimento de regulamentações, resolução de problemas, escalabilidade e uma boa reputação de marca.

“Isso resulta em sucesso para a franqueadora, atraindo investidores e mantendo a satisfação do cliente e do franqueado. Portanto, a estruturação eficaz das operações é essencial para o êxito do modelo de franquia”, finaliza Guerra.

Sobre Fábio Guerra

Fábio Guerra atua com franquias há mais de 10 anos, sendo responsável pela expansão de mais de 500 unidades em todo Brasil. Guerra já realizou a expansão de grandes franquias, como Mercadão dos Óculos, Grupo MoveEdu, QÓculos, ActionRH, Fast4You, dentre outras. Atualmente é o CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias e professor do curso de pós-graduação de Gestão Estratégica de Franquias, da Unilago.

foto:IStock