3 itens para considerar na hora de optar por um procedimento estético cirúrgico ou não invasivo

Conheça o trabalho de uma Personal Chef
5 de agosto de 2020
Como se manter equilibrado no dia a dia
6 de agosto de 2020

Cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez explica quais fatores devem ser considerados na hora de escolher entre a realização de uma cirurgia plástica ou de um procedimento não invasivo

Quando o assunto são procedimentos estéticos, grande parte das pessoas prefere optar pelos tratamentos não cirúrgicos, como a aplicação de toxina botulínica ou o preenchimento com ácido hialurônico, por crerem que as cirurgias plásticas vão provocar resultados exagerados e artificiais. Porém, isso não é verdade. “A cirurgia plástica é tão capaz de proporcionar resultados naturais quanto os procedimentos estéticos, assim como ambos podem causar exageros. O segredo do resultado natural está na indicação correta de determinada técnica, seja a cirurgia plástica, o preenchimento ou a toxina botulínica”, explica o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E a indicação adequada do procedimento, seja cirúrgico ou não, não depende apenas do médico, mas também do paciente, já que a escolha do tratamento ideal vai depender de uma série de fatores que não se restringem apenas à fisiologia.

Preço – O preço dos procedimentos, por exemplo, é um fator muito importante e um dos primeiros que devem ser considerados na hora de decidir entre um procedimento cirúrgico ou não invasivo. “Os procedimentos cirúrgicos são mais complexos e, por isso, são realizados em hospitais com a aplicação de anestesia local ou geral. Dessa forma, os tratamentos invasivos tendem a ser mais caros, apesar de estarem se tornando cada vez mais em conta com o passar dos anos. Já os procedimentos não cirúrgicos são mais rápidos e simples, não exigindo tantos cuidados e podendo ser realizados na própria clínica, sendo então mais baratos”, comenta o cirurgião plástico.

Porém, com relação ao preço, é preciso levar em consideração que grande parte dos procedimentos não invasivos, como a toxina botulínica, apresentam resultados de curta duração, o que exige que novas aplicações e, consequente, novos pagamentos sejam realizados após um certo período.

Quanto tempo vão durar os resultados – “A duração dos resultados dos procedimentos é, na verdade, outro fator que deve ser levado em consideração na hora de decidir por um procedimento estético, pois, enquanto procedimentos como o preenchimento com ácido hialurônico duram até 1 ano, a maioria das cirurgias plásticas e dos procedimentos invasivos, como a lipoaspiração, conferem resultados definitivos, necessitando de uma nova intervenção apenas caso o paciente fique insatisfeito com os resultados”, destaca o especialista.

Tempo de recuperação – Por fim, outro fator que deve ser considerado é a disponibilidade do paciente para permanecer em repouso após a realização dos procedimentos. “Os tratamentos não invasivos são mais optados por exigirem um menor período de recuperação. Geralmente, procedimentos como a aplicação de toxina botulínica e preenchedores não exigem que o paciente se afaste de suas atividades diárias, podendo voltar à rotina no mesmo dia da realização do tratamento”, afirma o médico. “Já as cirurgias plásticas são mais invasivas e, normalmente, provocam inchaços e hematomas, exigindo que o paciente não realize esforço físico ou se exponha ao sol. Logo, são necessários períodos de recuperação maiores, de uma semana a um mês, o que pode ser um empecilho para aqueles que trabalham ou, por algum outro motivo, não podem se manter longe da rotina. Apesar de que com o aumento do home office muitas pessoas estão aproveitando para operar, já que podem trabalhar de casa mesmo.”

Logo, antes de optar por qualquer procedimento, seja ele cirúrgico ou não, o mais indicado é que você converse francamente com o seu cirurgião plástico. Discuta com seu médico sobre todos os fatores que possam envolver a realização do tratamento, incluindo tempo de repouso, preço, duração dos resultados e suas expectativas para o procedimento. “A partir dessas questões o médico poderá indicar qual o procedimento mais adequado para você, seja uma cirurgia plástica, como um lifting facial, ou então um procedimento não invasivo, como a aplicação de toxina botulínica. Em alguns casos, pode existir até mesmo a necessidade de associar diversas técnicas invasivas e não invasivas para obter um resultado mais natural, incluindo desde cirurgia até preenchimentos, toxina, enxertia de gordura e lasers”, finaliza o Dr. Paolo Rubez.

FONTE: DR. PAOLO RUBEZ – Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade, e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br