3 elementos naturais para usar na decoração

Seis mitos e fatos sobre uma pele saudável
15 de agosto de 2023
Decoradora Lorena Lima e influencer Eduardo Wizard assinam nova coleção em parceria com a Cazachic
16 de agosto de 2023

Macramê, papeis e arranjos florais podem deixar ambientes mais confortáveis e aconchegantes

Você já ouviu falar da biofilia no design de interiores? Esse é um conceito cada vez mais utilizado que busca satisfazer a necessidade de contato com elementos naturais. Em um projeto, é possível aplicar esse conceito com iluminação natural, janelas ou vistas amplas e contemplativas. Vegetação e materiais como fibra, madeira, pedra, bambu, além de imagens que trazem de alguma forma a natureza para dentro dos ambientes, são alguns exemplos.

A designer de interiores, Claudia Tieko, traz três exemplos de materiais que podem ser aplicados na sua decor:

Macramê

O macramê, técnica artesanal inspirada no crochê, é um exemplo para utilizar em ambientes internos e externos. Na varanda gourmet, a arte de um suporte em macramê torna a vegetação mais valorizada. O material em algodão de cor neutra, que combina com todo tipo de decoração, transforma o ambiente “externo” de um apartamento clássico.

Papel

Os papéis são uma boa aposta dentro de um universo de sugestões de aplicações desse material, que é simples e versátil. Quadros e peças em formatos 3D, camadas de papéis sobrepostas, árvores, esculturas e montagens de todos os formatos podem surpreender.

Como exemplo, quadros com sobreposições em papel são uma ideia para livings com paredes com pé direito duplo. A distância pode parecer uma pintura, mas ao se aproximar, uma delicada aplicação de camadas torna a obra um espetáculo. “Opte por formatos com mais de 1m de altura ou composições com duas ou mais quadros de molduras iguais. Já nos quartos, uso temas com o hobbie do cliente, que podem ser customizados da forma que preferir. Personalizar os ambientes é um jeito de captar a essência do usuário”, explica Claudia.

Arranjos florais

Arranjos para decoração com apelo emocional mostram o que há por trás de um vaso na mesa de jantar. Vasos com flores são fáceis de combinar e agradar em todos os ambientes da casa. Flores naturais e desidratadas quando misturadas ficam harmoniosas no buquê e até o quarto pode ser um local para deixar um arranjo.

Diferente do que se pensa, o vegetal libera gás carbônico à noite, porém a quantidade não é prejudicial ao sono.

Para Claudia Tieko, o artesanato é aliado fundamental na biofilia. “Arte feita com as mãos é a demonstração real do “natural”, conclui.

Sobre Claudia Tieko MKT e Design

Claudia Tieko é bacharel em Design de Interiores pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduada em design estratégico pelo IED – Istituto Europeo Di Design. Tem mais de 18 anos de experiência, 1,4 mil projetos entregues e atualmente é CEO na Claudia Tieko MKT e Design.