3 dicas para reduzir os custos da empresa durante a crise

Telhanorte oferece dicas para organização do guarda-roupa
10 de agosto de 2018
Thunderstruck Food Park no Dia dos Pais
10 de agosto de 2018

Especialista em turnaround, Flávio Ítavo destaca três medidas simples que ajudam na economia da empresa

Retenção de despesas, metas cada vez mais desafiadoras e contratempos já fazem parte da rotina de um bom administrador. Mas e os detalhes para essa redução acontecer na prática? O especialista em turnaround Flávio Ítavo destaca abaixo três dicas para reduzir parte dos problemas e, o melhor, delegar para outras partes interessadas. Confira.

Dica 1 – Cada despesa precisa ter um “dono”, ou seja, alguém que será responsável por acompanhar e tomar providências no sentido de reduzir tais gastos. Então designe um responsável por cada linha de despesa. Quando uma responsabilidade é atribuída a outra, os efeitos surgem a curto prazo e o processo costuma ser altamente eficaz.

Dica 2 – Reveja todos os contratos e fornecimentos. Rever não significa trocar, mas sim revê-los. Tente aumentar o prazo, reduzir o tamanho do pedido, fracionar o tamanho dos lotes de compra, etc. Nem sempre o preço é a solução mais importante. É preciso manter bom relacionamento com o fornecedor para arranjar novas soluções.

Dica 3 – Separe o que é essencial daquilo que não é. Uma ilustração para essa dica é que podemos manter a qualidade em um item X, considerado item essencial, que eu nunca poderei mexer. No entanto, posso pensar em alternativas diferentes no seu frete de transporte, por exemplo. Nessa situação é possível definir fretes mais baratos, alternativas mais simples e eficazes, ao invés de optar por fretes caríssimos e altamente qualificados.

Sobre Flávio Ítavo

Executivo com experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte de diferentes segmentos como Danone, Warner Lambert, Bunge Alimentos, Coty Inc, KPMG, Belsonno, Grupo Canopus e Grupo Niponsul, em posições de Gerência Geral e Diretoria Financeira, de Produção e Vendas, e em Turnaround de empresas como Avis Renta a Car e Cofibam, Flávio Ítavo especializou-se na recuperação de companhias e no redirecionamento para alavancar vendas e resultados. Ao longo de 30 anos, Flávio construiu uma carreira sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso, criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados. Hoje, é um dos maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de grandes empresas e readequação aos novos tempos do mercado.

Sobre Turnaround

O Turnaround ficou conhecido como processo de recuperação ou renovação corporativa. As stratégias de Turnaround visam avaliar todos os setores de uma companhia, incluindo seus valores e sua missão, propor e executar estratégias agressivas para uma reestruturação profunda e uma mudança de rumo que recoloque a empresa no eixo e permita voltar a crescer. Embora muitas companhias ainda tenham dificuldade em admitir a necessidade do Turnaround, o processo já ajudou a recuperação e na volta por cima de muitas marcas no Brasil e no mundo.

Saiba mais:
Flávio Ítavo | flavioitavo.com.br | flavio_itavo@uol.com.br