3 atividades pedagógicas que vão ajudar no desenvolvimento do seu filho

FARFETCH lança campanha Nossos Caminhos em celebração ao Dia dos Namorados
11 de junho de 2021
Maria Fernanda Paes de Barros participa pela segunda vez do Projeto Circular Arte na Praça
11 de junho de 2021

São tarefas simples que vão fazer toda a diferença

Maio é o mês da pedagogia e, para comemorar, a pedagoga, psicopedagoga e coordenadora do Núcleo Paraense de Recuperação Motora Cognitiva e Comportamental (NUPA), Ana Carimê Naldino Cassou, preparou uma lista especial com 3 tarefas que você pode realizar em casa para ajudar no desenvolvimento das crianças.

Atividade 1 – Estimule o faz de conta.

As crianças aprendem por meio da imaginação. Além de ser divertido, o faz de conta pode trazer muitos benefícios, já que além de trabalhar o autoconhecimento, ajuda a compreender melhor o mundo a sua volta. “Em momentos do cotidiano, como ao levar para a escola, organizar materiais e até nas refeições, é possível usar a criatividade. Quer uma dica? Crie nomes diferentes para objetos, de novas funções a alguns deles, invente personagens, brinque com bonecos, entre outros”. Esse tipo de atividade ajuda a criança na resolução de problemas, a enfrentar medos e novidades, bem como ajuda na linguagem e comunicação.

Atividade 2 – Use a tecnologia a seu favor.

A tecnologia é uma realidade, e seu uso na educação torna-se indispensável à medida que evoluímos e nos desenvolvemos. Todos os dias surgem novidades com as mais diversas finalidades. Cabe a você o uso consciente e de maneira comedida, sem privação das demais atividades que devem ser executadas pela criança. “Celular, tablet e televisão são ferramentas excelentes, desde que usadas da maneira correta. Procure aplicativos adequados para a faixa etária e dê preferência aos educativos como, por exemplo, os de alfabetização e os de conceitos básicos e atividades matemáticas”.

Atividade 3 – Divisão de tarefas.

Nem só de diversão vivem as crianças. Todos sabem da importância do estudo, das brincadeiras e do sono no desenvolvimento cognitivo dos pequenos. No entanto, alguns deveres são importantes aliados. Existem tarefas domésticas adequadas para aplicar em cada idade. Elas são necessárias para que a criança adquira responsabilidade, autonomia e senso de organização, além de valorizar o trabalho efetuado por outras pessoas. “Tente transformar as atividades domésticas em algo prazeroso. É importante ensinar a criança sempre com paciência e amor. A divisão de tarefas não deve ser vista como um castigo. Todos buscam o mesmo resultado (a casa organizada, por exemplo) e trabalham juntos para alcançar”.

A especialista lembra ainda que o melhor exemplo para o desenvolvimento adequado das crianças vem dos pais e responsáveis. “Lembre-se que o maior aprendizado é através do exemplo. Seja aquilo que você quer que seu filho aprenda. Com amor e paciência, as coisas vão acontecendo e, se precisar, procure a ajuda de um profissional capacitado”, finaliza.

Sobre oNúcleo Paraense de Recuperação Motora Cognitiva e Comportamental (NUPA)

A clínica é referência no atendimento a pacientes com danos neurológicos e possui equipe especializada em diversas áreas, como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Neuromodulação e Terapia Ocupacional. O do NUPA está nos métodos de tratamento avançados, como Theratogs, PediaSuit, Bobath, Integração Sensorial, Contensão Induzida, ABA e DENVER. Para mais informações, acesse as redes sociais Facebook @nupa.belem e Instagram @nupa.belem