29 de Outubro – Dia Mundial do AVC – A segunda maior causa de morte do mundo poderia ser evitada em 90% dos casos

Sofá Wave une versatilidade e sofisticação
23 de outubro de 2018
Prepare-se para uma volta no tempo com muito estilo e comida boa
23 de outubro de 2018

No Dia Mundial do AVC, a conscientização sobre os sinais e sintomas do acometimento podem ser cruciais para evitar não só sua ocorrência, mas também as suas sequelas

Quando se fala em AVC (Acidente Vascular Cerebral), os dados são alarmantes. O acometimento, popularmente conhecido como derrame, é a segunda causa de morte mais comum no mundo e a principal causa de incapacidade¹. De acordo com a Organização Mundial de AVC, uma em cada 6 pessoas terá o problema ao longo da vida e a cada 6 segundos, uma pessoa morre decorrente da condição².

Porém, o que muitos não sabem é que 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados³, o que deixa clara a necessidade de uma maior atenção das pessoas aos fatores de risco. Com isso, o dia 29 de outubro é uma data de extrema importância para essa conscientização.

O AVC é a interrupção do fluxo de sangue no cérebro, causando a morte de células na região4, podendo ser hemorrágico ou isquêmico. O primeiro é caracterizado pelo rompimento do vaso sanguíneo (veia ou artéria), e geralmente se trata de casos mais graves. Já no isquêmico, encontrado em 87% dos casos, ocorre o entupimento total ou parcial do fluxo de sangue no vaso5.

Sinais e sintomas

O rápido diagnóstico do AVC é a chave para evitar ou minimizar a intensidade das sequelas, já que a cada minuto sem socorro, uma pessoa perde 1,9 milhão de neurônios6. Com isso, é extremamente importante conhecer os primeiros sinais.

Segundo a Dra. Carla Moro, “o principal indício de um início de AVC são alterações motoras súbitas, como fraqueza muscular, resultando na incapacidade de movimentar alguma parte do corpo com coordenação, especialmente de um só lado. Além disso, o paciente acaba tendo uma súbita dificuldade para caminhar, com tonturas e perda de equilíbrio.” Dor de cabeça intensa e confusão mental também podem aparecer logo nos primeiros minutos, quando o paciente apresenta dificuldade para falar ou construir uma frase7.

Uma forma fácil de realizar a rápida identificação destes sinais é usar a técnica SAMU:

Sorriso: peça para a pessoa sorrir. Existe assimetria?

Abraço: faça a pessoa levantar os braços. Um lado está mais fraco e com dificuldade?

Música: repita uma frase como uma música. A pessoa consegue falar? A fala dela está embaralhada ou arrastada?

Urgente: Caso os sinais acima sejam comprovados, aja rapidamente e busque atendimento médico de emergência imediatamente. Ligue SAMU 192.

A técnica, porém, reflete uma preocupação encontrada no socorro de pacientes. É comum os próprios familiares suspeitarem do AVC e se direcionarem para o posto de atendimento mais próximo. Entretanto, essa não é a melhor conduta a ser tomada – dar entrada em um centro capacitado para atender pacientes com a condição ainda nos primeiros minutos faz toda a diferença e ainda reduz as sequelas e a mortalidade8.

O mais indicado é solicitar o serviço de atendimento do SAMU, que garante o conhecimento dos centros especializados e o correto encaminhamento. O tratamento em uma Unidade de AVC aumenta a chance de uma boa recuperação em 14%9.

Prevenção

Cerca de 90% dos casos estão ligados aos fatores de risco da doença³: hipertensão, altos níveis de colesterol, diabetes e obesidade. Além disso, níveis excessivos de álcool e o tabagismo também aumentam o risco de sofrer um AVC10.

Existem ainda fatores que não podem ser controlados, como a idade – a doença acomete os mais idosos – e uma pré-disposição genética, que pode ser analisada pelo histórico familiar. Também, o problema é mais comum em homens10. De qualquer forma, o AVC pode ocorrer em qualquer sexo ou idade.

“Conhecer seus próprios fatores de risco, realizar atividades físicas e manter uma dieta saudável rica em frutas, legumes e vegetais pode reduzir os riscos”, conta a médica.

Sequelas

Mesmo que o socorro seja feito rapidamente, é provável que o paciente tenha alguma sequela. Estudos mostram que complicações motoras podem aparecer em 50% a 83% dos casos pós AVC. Ainda, metade dos pacientes pode apresentar problemas cognitivos e cerca de 20% dos casos apresentam distúrbios psicológicos 11.

Além das sequelas citadas, existe ainda a espasticidade, presente em aproximadamente 60% dos casos11. A condição é caracterizada pela contração involuntária de grupos musculares, causando dificuldades de movimentação e dores. “A patologia pode ser tratada com toxina botulínica, aplicada para relaxar a rigidez muscular, melhorando a mobilidade e qualidade de vida do paciente. Essa forma de tratamento está disponível, inclusive, aos pacientes no SUS”, explica Dra. Carla.

Tratamento

O tratamento é realizado nos primeiros momentos pós identificação da doença e depende de caso a caso. É importante que os primeiros procedimentos devolvam o fluxo sanguíneo à área afetada. Seja com cirurgia ou procedimentos menos invasivos, o objetivo é sempre devolver a circulação.

Tendo realizado essa primeira fase de tratamento, é importante que o paciente tenha contato com uma equipe multidisciplinar e integrada, buscando sempre ganho de funcionalidade e a qualidade de vida. Seja para devolver movimentos, encontrar a melhor dieta ou até trabalhar âmbitos psicossociais, diversos profissionais podem ser acionados e cada um tem igual importância.

Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada a favor do tratamento. Aplicativos, como por exemplo o i-GSC, podem auxiliar no processo de autorreabilitação guiada. Disponível para iOS, Android e Windows, o paciente, com orientação do seu médico e/ou terapeuta, pode encontrar exercícios que o colocam como protagonista para a melhora de sua qualidade de vida. Isso demonstra que durante toda a logística de tratamento o paciente pode encontrar esperanças e possibilidades para aumentar seu bem-estar.

Referências

  1. Global Burden of Stroke, Feigin et al 2015-1016 – available at https://www.ahajournals.org/doi/pdf/10.1161/CIRCRESAHA.116.308413 ;
  2. World Stroke Day Brochure, World Stroke Organization – Disponível em: https://www.worldstrokecampaign.org/images/documents/wsd-brochure-update – Acessado em Agosto, 2018;
  3. World Stroke day 2017 – Disponível em: https://www.worldstrokecampaign.org/pt_br/get-involved/world-stroke-day.html – Acessado em Agosto 2018;
  4. Fatos sobre o AVC, WSO – Disponível em https://www.worldstrokecampaign.org/pt_br/sobre-o-campanha-mundial-de-avc/fatos-sobre-o-avc.html – Acessado em Agosto, 2018;
  5. 5. Saiba mais sobre o AVC, WSO – Disponível em: https://www.worldstrokecampaign.org/pt_br/sobre-o-campanha-mundial-de-avc/saiba-mais-sobre-o-avc-acidente-vascular-cerebral.html – Acessado em Agosto, 2018;
  6. Saver J. Stroke 2006; 37:236-266;
  7. Sinais Alertas do AVC, WSO – Disponível em: https://www.worldstrokecampaign.org/pt_br/sobre-o-campanha-mundial-de-avc/sinais-alerta-do-avc.html – Acessado em Agosto, 2018;
  8. Rede Nacional de Atendimento Brasil AVC, Rede Brasil AVC – Disponível em: http://www.redebrasilavc.org.br/para-profissionais-de-saude/rede-nacional-atendimento/ – Acessado em Agosto, 2018;
  9. The Cochrane Collaboration 2013;
  10. Aprenda a prevenir o AVC, WSO – Disponível em: https://www.worldstrokecampaign.org/pt_br/sobre-o-campanha-mundial-de-avc/aprenda-a-prevenir-o-avc.html – Acessado em Agosto, 2018
  11. Toward an epidemiology of post stroke spasticity, Neurology, Jörg Wissel, MD, FRCP, Aubrey Manack, PhD and Michael Brainin, MD, 2013.

Sobre a Ipsen na América Latina e no Brasil

Na América Latina, a Ipsen tem presença direta, com filiais no Brasil e no México e está presente através de parceiros comerciais em outros países, como Colômbia, Argentina, Venezuela, Chile e Peru.

Sobre a Ipsen

Ipsen é um grupo farmacêutico global especializado em soluções de saúde com o alvo em doenças debilitantes. Com vendas totais superiores a € 1,5 bilhões em 2016, a companhia comercializa mais de 20 medicamentos em mais de 115 países, com presença direta em mais de 30 países. A ambição da Ipsen é tornar-se um líder em soluções de cuidados de saúde especializados para doenças debilitantes específicas. Seus campos de atuação englobam as áreas de oncologia, neurociências e endocrinologia (adultos e pediátricos). O compromisso da empresa com a área de oncologia é observado a partir do seu crescente portfólio de terapias chave, melhorando o atendimento de pacientes que sofrem de câncer de próstata, câncer de bexiga, câncer renal e tumores neuroendócrinos.

Além de uma presença significativa no mercado de Primary Care, a empresa possui uma política ativa de parcerias. A área de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Ipsen, localizada nos principais centros de biotecnologia e ciências da vida do mundo (Les Ulis / Paris-Saclay, França; Slough / Oxford, Reino Unido; Cambridge/Massachusetts, EUA), está focada em plataformas tecnológicas inovadoras e diferenciadas, peptídeos e toxinas. Em 2015, a Ipsen investiu mais de € 193 milhões em P&D.

A Ipsen tem mais de 4.600 funcionários no mundo todo.

As ações da Ipsen são negociadas no segmento A da Euronext Paris (código de ações: IPN, código ISIN: FR0010259150) e são elegíveis para o “Service de Règlement Différé” (“SRD”). O Grupo faz parte do índice SBF 120. A Ipsen implementou um programa “Sponsored Level I American Depositary Receipt (ADR)” que opera no mercado de balcão nos Estados Unidos sob o símbolo IPSEY. Para mais informações visite www.ipsen.com

Declarações prospectivas da Ipsen

As declarações prospectivas, objetivos e metas aqui contidas baseiam-se na estratégia de gestão do Grupo, nas visões atuais e nas premissas. Essas declarações envolvem riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos que podem causar resultados reais, desempenho ou eventos diferirem materialmente daqueles previstos neste documento. Todos os riscos acima mencionados poderão afetar a capacidade futura do Grupo para atingir os seus objetivos financeiros, que foram estabelecidos assumindo condições macroeconômicas razoáveis com base nas informações disponíveis hoje. O uso das palavras “acredita”, “antecipa” e “espera” e expressões similares visam identificar declarações prospectivas, incluindo as expectativas do Grupo em relação aos eventos futuros, incluindo registros e determinações regulatórias. Além disso, os objetivos descritos neste documento foram elaborados sem levar em conta pressupostos de crescimento externo e potenciais aquisições futuras, o que pode mudar esses parâmetros. Estes objetivos baseiam-se em dados e hipóteses consideradas razoáveis pelo Grupo. Esses alvos dependem de condições ou fatos que possam acontecer no futuro, e não exclusivamente de dados históricos. Os resultados reais podem afastar significativamente destes objetivos tendo em conta a ocorrência de certos riscos e incertezas, com o fato de um produto promissor na fase inicial de desenvolvimento ou ensaio clínico poder nunca ser lançado no mercado ou atingir os seus objetivos comerciais. O Grupo pode enfrentar ou deve enfrentar a concorrência de produtos genéricos que possam se traduzir em perda de participação de mercado. Além disso, o processo de Pesquisa e Desenvolvimento envolve várias fases, cada uma envolve o risco substancial de que o Grupo não atinja os seus objetivos e seja obrigado a abandonar os seus esforços e um produto no qual tenha investido verbas significativas. Por consequência, o Grupo não pode estar certo de que os resultados favoráveis obtidos durante os ensaios pré-clínicos serão confirmados posteriormente durante os ensaios clínicos ou de que os resultados dos ensaios clínicos serão suficientes para demonstrar a natureza segura e eficaz do produto em questão. Não pode haver garantias de que um produto receberá as aprovações regulamentares necessárias ou que o produto se mostrará comercialmente bem-sucedido. Se os pressupostos subjacentes se revelarem imprecisos ou se os riscos ou incertezas se materializarem, os resultados reais poderão diferir materialmente daqueles estabelecidos nas declarações prospectivas. Outros riscos e incertezas incluem, mas não estão limitados a, condições gerais da indústria e concorrência; fatores econômicos gerais, incluindo flutuações das taxas de juro e das taxas de câmbio; impacto da regulamentação da indústria farmacêutica e da legislação em matéria de cuidados de saúde; tendências globais para a contenção dos custos dos cuidados de saúde; avanços tecnológicos, novos produtos e patentes alcançadas pelos concorrentes; desafios inerentes ao desenvolvimento de novos produtos, incluindo a obtenção de aprovação regulamentar; capacidade do Grupo para prever com precisão as condições futuras do mercado; dificuldades de fabricação ou atrasos; instabilidade financeira das economias internacionais e risco soberano; dependência da eficácia das patentes do Grupo e outras proteções para produtos inovadores; e exposição a litígios, incluindo litígios de patentes, e / ou ações regulatórias. O Grupo também depende de terceiros para desenvolver e comercializar alguns dos seus produtos que poderiam potencialmente gerar royalties substanciais. Estes parceiros poderão comportar-se de forma a prejudicar as atividades e resultados financeiros do Grupo. O Grupo não pode estar certo de que os seus parceiros cumpram as suas obrigações. Poderia não ser possível obter qualquer benefício desses acordos. A inadimplência de qualquer um dos parceiros do Grupo pode gerar receitas inferiores às esperadas. Tais situações podem ter um impacto negativo nos negócios, na posição financeira ou no desempenho do Grupo. O Grupo renuncia expressamente a qualquer obrigação ou compromisso de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, metas ou estimativas contidas neste comunicado para refletir qualquer mudança em eventos, condições, suposições ou circunstâncias em que tais demonstrações se baseiam, a menos que isso seja exigido por lei aplicável. A atividade do Grupo está sujeita aos fatores de risco descritos nos seus documentos de registo arquivados junto da Autorité des Marchés Financiers.