28ª CASACOR Minas Gerais anuncia datas e local da mostra

LANÇAMENTO: Grupo Indusparquet apresenta lançamentos para 2023
23 de março de 2023
Dor no joelho é sempre uma questão séria? Descubra quais são as principais lesões
23 de março de 2023

O local escolhido para abrigar a 28ª edição da CASACOR Minas Gerais mostra é um casarão que faz parte da história da cidade

A CASACOR Minas acaba de anunciar o endereço que irá abrigar a 28ª edição da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado. A escolha da direção foi por um conjunto de casas, localizadas no bairro Santo Antônio. A principal delas será a Casa Ferolla, um casarão que fica na Rua São Domingos do Prata, 631, logo na esquina com a Leopoldina. No bairro de uso misto e arborizado, ainda é possível encontrar ruas tranquilas e exemplos de prédios extremamente contemporâneos e casas que datam do período de construção da cidade convivendo em perfeita harmonia, preservando as características de uma área com vocação na ocupação residencial. A construção mistura o estilo Art Déco com referências claras à arquitetura neocolonial hispano-americana.

Desta forma, a CASACOR Minas se volta para o seu formato original, de ocupar uma casa real, resgatando uma tradição da mostra, ao mesmo tempo em que aponta para as mudanças que ainda estão por vir neste mercado e no formato de interação com as moradias.

A Casa Ferolla

O projeto original da Casa Ferolla, construída na década de 1940, é assinado por Ângelo Alberto Murgel, que também é responsável por alguns dos mais imponentes edifícios de Belo Horizonte, como o Edifício Ibaté, considerado o primeiro arranha-céu da cidade, o icônico Cine Theatro Brasil, os edifícios do Brasil Palace Hotel e do Centro dos Chauffeurs, entre vários outros que estão espalhados pela capital. Tombado pela Prefeitura da capital, o casarão foi escolhido em função de sua conexão com a proposta desta edição e também com as expectativas quanto às possibilidades do diálogo da história com a contemporaneidade, preservando a memória e a identidade enquanto está conectada com os tempos e questões atuais.

O local que foi construído para ser moradia da família Ferolla e funcionou com esta finalidade até um passado recente, se prepara agora para se transformar no mais novo empreendimento da F2 Incorporadora e Construtora, desenvolvido em parceria com a Arthros Incorporadora. O projeto do edifício Casa Ferolla é assinado pelo experiente arquiteto José Eduardo Ferolla, que cresceu naquele imóvel.

De acordo com Eduardo Faleiro, Diretor de Conteúdo e Relacionamento da CASACOR Minas, a escolha deste local materializa muito bem essa conexão entre história e contemporaneidade. “A Casa Ferolla está prestes a integrar um novo empreendimento residencial, com projeto assinado pelo próprio José Eduardo Ferolla, um importante arquiteto contemporâneo de Belo Horizonte e integrante da família que viveu no casarão desde a sua construção. Portanto, será uma oportunidade única de ter acesso a este imponente imóvel que certamente mexe com o imaginário de quem cruza aquela esquina em direção à Savassi ou no sentido bairro, além de apresentar um modelo inédito e bem-sucedido de integração de um imóvel tombado a outro que ainda será construído posteriormente”.

O espaço está em perfeita sinergia com a temática escolhida para o ano: “Corpo e Morada”. Todas as edições da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas irão explorar este tema, que foi consequência de um trabalho de mapeamento das macrotendências de comportamento que impactam o estilo de vida contemporâneo. A campanha faz uma referência à pele que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta. “A arquitetura influencia diretamente no nosso modo de agir, ocupar e habitar, cabe uma reflexão acerca do papel que o corpo assume dentro de um projeto de arquitetura, instigando-o a explorar outras possibilidades de ocupação do espaço”, destaca Juliana Grillo, diretora da CASACOR Minas.

Sendo assim, a realização da CASACOR Minas na Casa Ferolla será responsável não apenas pela abertura desta importante edificação para a cidade, mas também para provocar uma reflexão com relação à sua futura ocupação e integração com cidade, demonstrando como projetos atuais podem estabelecer diálogos reais com a nossa história, preservando nossa identidade de forma idônea para as futuras gerações.

A 28ª CASACOR Minas Gerais será realizada entre os dias 01 de julho e 20 de agosto. A Casa Ferolla fica na Rua São Domingos do Prata, 631, no Santo Antônio – Belo Horizonte.

A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Coral Tintas e Audi. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: PAD, ArcelorMittal, F2 Construtora e Arthros Incorporadora. A mostra ainda conta com o apoio da Portinari e da Guararapes.

Sobre a CASACOR Minas 

A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. Em 2023 chega à sua 28a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

SITE: www.casacor.com

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

crédito fotos: Jomar Bragança