1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro está com inscrições abertas

Pele acneica, alopecia e melasma: entenda como a radiestesia terapêutica é aliada de tratamentos estéticos
18 de outubro de 2023
Aeroporto de Curitiba tem nova rota cargueira da Europa
18 de outubro de 2023

A Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) acaba de anunciar a realização do 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro

O evento técnico, que visa promover o desenvolvimento do turismo ferroviário no Brasil, vai acontecer de 21 a 23 de novembro de 2023, em Curitiba – PR, e as inscrições já estão abertas. 

“Temos uma demanda crescente e novas oportunidades de turismo ferroviário, principalmente depois da Lei nº 14.273/21. Este evento vai ser um marco no fomento ao conhecimento e estruturação de novos produtos turísticos relativos ao setor”, explica o presidente da ABOTTC e Diretor Geral da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho. 

Lei 14.273, de 2021, conhecida como a Lei de Ferrovias, regulamenta o investimento privado para a exploração de linhas férreas federais ociosas. A norma incentiva também o desenvolvimento tecnológico, preservação da memória ferroviária, competitividade, inovação, segurança, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e qualidade do serviço de transporte ferroviário brasileiro.

Capacitação e networking

Com o apoio da UFPR e Sebrae, o 1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro terá palestras, painéis, oficinas e o passeio de trem da Serra Verde Express para Morretes como visita técnica. Entre os palestrantes, estão confirmados representantes de órgãos oficiais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU), além da Embratur, Secretaria de Turismo do Mato Grosso do Sul e os Governos dos Estados de São Paulo e Paraná.

O evento, que vai acontecer na sede do Sebrae no Pardo Velho, contará, também, com oficinas sobre leis, regulamentações, operação, demandas e soluções para o setor. “Estamos esperando cerca de 250 pessoas, entre secretários de turismo de autarquias municipais e estaduais, empresários, estudantes, simpatizantes e representantes de instituições governamentais. Queremos unir poder público e privado, num ambiente de troca de informações e ideias”, completa Arruda.


Serviço:

1º Fórum de Fomento ao Turismo Ferroviário Brasileiro 

Data: 21 a 23/11/2023

Horário: das 8h30 às 12h; das 14h às 17h

Local: Sebrae/PR – Rua Cyro Vellozo, 59, Prado Velho, Curitiba

Inscrição e programação completa: ABOTTC

Patrocínio: Serra Verde Express

Apoio: UFPR, Sebrae/PR

divulgação