16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. Pesquisa aponta os tipos mais consumidos na região Sul do país

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são responsáveis pelo consumo de mais de 78,5 mil toneladas de pães industrializados ao ano

Para celebrar a importância de um dos alimentos mais antigos que conhecemos, comemora-se em 16 de outubro o Dia Mundial do Pão. Seja durante o café da manhã, lanche da tarde, ou até mesmo como ingrediente base para a elaboração de receitas para o almoço ou jantar, os pães industrializados têm conquistado mercado por sua praticidade e tempo maior de vida útil e já estão?presentes em 78% dos lares do país.

Pelo segundo ano consecutivo, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) encomendou para a Kantar WorldPanel uma pesquisa sobre as preferências e os perfis dos consumidores de pão. De acordo com o levantamento, do volume nacional de vendas registrado em 2017 (433,9 mil toneladas), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul juntos são responsáveis por 18,1% do consumo – cerca de 78,5 mil toneladas.

Os pães fatiados (também conhecidos como pães de forma) representaram 79% do share, 62,12 mil toneladas. Em seguida apareceram as bisnaguinhas, com 9,5% (7,46 mil toneladas), e os específicos para hot dog e hambúrguer, com 2% (1,57 mil toneladas) e 1,8% (1,41 mil toneladas) respectivamente.

Quando restringimos os resultados para o universo dos pães de forma, a pesquisa concluiu que os especiais (nas versões integral, com grãos, preto, de centeio, entre outras) foram os que mais atraíram novos compradores, com crescimento de 10% na comparação entre 2016 e o ano passado, atingindo 20,99 mil toneladas e 33,8% do share da região. Ainda assim, os preferidos foram os tradicionais (pão branco), com 41,4% (25,7 mil toneladas).

Assim como na primeira edição da pesquisa, o novo estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. Repetindo o ranking de 2016, a Grande São Paulo apresentou maior índice de compra, responsável por 20,5% do consumo; em seguida aparecem Sul (18,1%), Leste e interior do Rio de Janeiro (16,6%), Interior de São Paulo (16,2%), Grande Rio de Janeiro (13,3%), Norte e Nordeste (9,6%) e Centro-Oeste (5,7%).

Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, explica que os pães industrializados representam uma opção prática, nutritiva e diversificada para a vida agitada das pessoas. “Ao lado do tradicional pão branco, produtos integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas, e a combinação de vários grãos já ocupam espaços importantes nas gôndolas dos supermercados”, diz.

Visitas em nosso Portal

contador de visitas

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.