16 de outubro é o Dia Mundial do Pão. Pesquisa aponta os tipos mais consumidos na região Sul do país

“Naturezas vivas e Imaginárias”
16 de outubro de 2018
Meliá abre novo hotel na Tanzânia, um dos grandes refúgios de vida selvagem no mundo
16 de outubro de 2018

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são responsáveis pelo consumo de mais de 78,5 mil toneladas de pães industrializados ao ano

Para celebrar a importância de um dos alimentos mais antigos que conhecemos, comemora-se em 16 de outubro o Dia Mundial do Pão. Seja durante o café da manhã, lanche da tarde, ou até mesmo como ingrediente base para a elaboração de receitas para o almoço ou jantar, os pães industrializados têm conquistado mercado por sua praticidade e tempo maior de vida útil e já estão?presentes em 78% dos lares do país.

Pelo segundo ano consecutivo, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) encomendou para a Kantar WorldPanel uma pesquisa sobre as preferências e os perfis dos consumidores de pão. De acordo com o levantamento, do volume nacional de vendas registrado em 2017 (433,9 mil toneladas), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul juntos são responsáveis por 18,1% do consumo – cerca de 78,5 mil toneladas.

Os pães fatiados (também conhecidos como pães de forma) representaram 79% do share, 62,12 mil toneladas. Em seguida apareceram as bisnaguinhas, com 9,5% (7,46 mil toneladas), e os específicos para hot dog e hambúrguer, com 2% (1,57 mil toneladas) e 1,8% (1,41 mil toneladas) respectivamente.

Quando restringimos os resultados para o universo dos pães de forma, a pesquisa concluiu que os especiais (nas versões integral, com grãos, preto, de centeio, entre outras) foram os que mais atraíram novos compradores, com crescimento de 10% na comparação entre 2016 e o ano passado, atingindo 20,99 mil toneladas e 33,8% do share da região. Ainda assim, os preferidos foram os tradicionais (pão branco), com 41,4% (25,7 mil toneladas).

Assim como na primeira edição da pesquisa, o novo estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. Repetindo o ranking de 2016, a Grande São Paulo apresentou maior índice de compra, responsável por 20,5% do consumo; em seguida aparecem Sul (18,1%), Leste e interior do Rio de Janeiro (16,6%), Interior de São Paulo (16,2%), Grande Rio de Janeiro (13,3%), Norte e Nordeste (9,6%) e Centro-Oeste (5,7%).

Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, explica que os pães industrializados representam uma opção prática, nutritiva e diversificada para a vida agitada das pessoas. “Ao lado do tradicional pão branco, produtos integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas, e a combinação de vários grãos já ocupam espaços importantes nas gôndolas dos supermercados”, diz.