12 mitos e verdades sobre cuidados com a pele

Boas soluções no décor residencial para esconder o quadro de energia
16 de abril de 2024
Pousada Estaleiro Guest House prepara pacote fim de semana incomparável em maio
16 de abril de 2024

Dermatologista do CEJAM responde principais dúvidas sobre o tema e aborda questões como skincare, uso de ácido e as famosas receitinhas caseiras

Na busca por uma pele saudável, muitas vezes, nos deparamos com uma infinidade de informações e dicas que nem sempre são benéficas para a saúde. E, nesse contexto, o crescimento das redes sociais e dos influencers desempenham um papel significativo na disseminação de sugestões, muitas delas não comprovadas.

Hoje, o Brasil possui o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, de acordo com o último levantamento realizado pela empresa Euromonitor International. Os dados reforçam o interesse dos brasileiros no assunto.

Assim, torna-se imprescindível discernir o que é verdadeiro e eficaz na hora do cuidado. Pensando nisso, a Dra. Flavia Rosalba Rodrigues, dermatologista do Hospital Dia – Campo Limpo, gerenciado pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, esclarece alguns dos mitos e verdades mais frequentes sobre o tema.

  1. Rotina de skincare realmente ajuda?

VERDADE! Nutrir o hábito de realizar cuidados com a pele é realmente benéfico. Essa rotina deve ser incorporada diariamente para se obter resultados eficazes. Além disso, é essencial escolher produtos que sejam adequados ao seu tipo de pele. Uma rotina básica de cuidados inclui etapas como limpeza, proteção solar e hidratação. Seguindo essa receita, é possível colher bons frutos.

  1. O protetor solar realmente auxilia no cuidado da pele?

VERDADE! Embora o sol tenha benefícios para a pele, como a produção de vitamina D, ele também pode causar danos, como câncer de pele e envelhecimento precoce. Portanto, o uso regular de protetor solar é fundamental para se proteger contra esses efeitos nocivos.

  1. Qualquer pessoa pode fazer o uso do ácido hialurônico na pele?

VERDADE! O ácido hialurônico é um ativo amplamente utilizado devido à sua capacidade de promover hidratação. Geralmente, seu uso é seguro e adequado para todos os tipos de pele.

Em alguns casos específicos, a substância pode ser especialmente recomendada, como em peles maduras ou desidratadas, onde ele pode contribuir para a melhora da aparência e da textura.

  1. E as “receitinhas” caseiras, com o uso de alimentos e óleos vegetais, realmente ajudam a pele?

MITO! As receitas caseiras que utilizam alimentos e óleos vegetais para os cuidados da pele podem ser tentadoras, mas é crucial exercer cautela ao incorporá-las à rotina de cuidados. Isso porque alguns alimentos podem desencadear irritações, dermatites e até aumentar a sensibilidade à luz solar, o que pode resultar em queimaduras.

  1. Esfoliação agride a pele?

MITO! A esfoliação facial é um procedimento reconhecido por seus benefícios à pele. Ela atua na remoção das células mortas, promovendo a renovação celular e estimulando a regeneração. Além disso, a esfoliação é eficaz na remoção de impurezas que se acumulam na superfície da pele devido a diversos fatores ambientais e de estilo de vida.

Esse método pode ser realizado através do uso de substâncias abrasivas, equipamentos específicos ou formulações químicas, todos com o mesmo propósito de revitalizar a pele. O procedimento é recomendado para todos os tipos de pele, no entanto, é preciso conhecer os limites e restrições de cada um, já que o excesso pode resultar em sensibilidade, irritação ou ressecamento.

  1. Banho quente faz bem para a pele?

MITO! Os banhos com água quente removem a camada natural de gordura da pele, contribuindo para o ressecamento cutâneo. Isso ocorre porque a água quente pode causar uma maior evaporação da umidade da pele, deixando-a ressecada e desidratada. Além disso, banhos frequentes com água quente podem comprometer a barreira natural da pele, tornando-a mais suscetível a irritações e inflamações. Portanto, é recomendável evitar banhos excessivamente quentes e optar por temperaturas mornas ou frias, além de usar produtos hidratantes para ajudar a restaurar a umidade da pele.

  1. Existem substâncias presentes nos produtos de beleza que podem afetar a pele?

VERDADE! De fato, existem certas substâncias que devem ser evitadas em produtos cosméticos por conta do potencial de causar alergias, irritações e outros efeitos adversos, como os disruptores endócrinos, que podem interferir no sistema hormonal do corpo.

Entre essas substâncias, destacam-se os parabenos, ftalatos, sulfatos, fragrâncias, formaldeído e seus liberadores, álcool e triclosan. É importante estar atento aos rótulos!

  1. A rotina de skincare de crianças e adolescentes pode ser igual à dos adultos?

MITO! Com a popularização das “trends” e do próprio skincare nas mídias sociais, temos observado um aumento no interesse de crianças e adolescentes pelos cuidados com a pele. No entanto, é importante entender que a pele das crianças é mais delicada e sensível, o que as torna mais propensas a sensibilizações e desenvolvimento de reações alérgicas.

Portanto, embora seja bacana incentivar a adoção de rotinas de cuidados com a pele desde cedo, para crianças e adolescentes, o indicado é apenas fazer o uso de protetor solar, cremes hidratantes e repelente, quando necessário. Tudo com moderação e sob orientação adequada.

  1. Alimentação é importante para melhores resultados?

VERDADE! A alimentação é fundamental na saúde e aparência da pele. Incluir verduras, legumes, frutas e manter-se hidratado são hábitos fundamentais para conquistar uma pele brilhante, firme e livre de rugas.

Os nutrientes presentes nesses alimentos são importantes para o combate ao envelhecimento, além de estimular a renovação celular.

Por outro lado, uma dieta rica em gordura e açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de acne e acelerar o processo de envelhecimento, levando ao surgimento precoce de rugas e flacidez.

  1. E a suplementação de vitaminas potencializa tudo isso?

VERDADE! Vitaminas como A, C e E, conhecidas por suas propriedades antioxidantes, são especialmente benéficas para a saúde da pele. Vale ressaltar que a suplementação alimentar deve ser personalizada de acordo com o estilo de vida de cada indivíduo e recomendada por um médico ou nutricionista.

  1. Peles maduras não precisam de atenção diferenciada?

MITO! Peles maduras requerem cuidados especiais devido às alterações estruturais que ocorrem na derme e epiderme durante o processo de envelhecimento. Nesse sentido, o ideal é adotar uma rotina de cuidados que promova hidratação e firmeza da pele.

Ativos específicos, como ácido hialurônico, colágeno e antioxidantes, tendem a ser benéficos para combater os sinais do envelhecimento e restaurar a vitalidade da pele madura. Além disso, é importante utilizar produtos adequados para esse tipo de pele e evitar hábitos prejudiciais, como exposição excessiva ao sol e tabagismo, que podem acelerar o processo de envelhecimento cutâneo.

Não só isso, uma abordagem holística e personalizada é essencial para garantir uma pele madura saudável e radiante.

  1. Só devo ir ao dermatologista quando tenho algo na pele?

MITO! A visita ao dermatologista é recomendada não apenas em casos de problemas específicos, mas também como parte de uma rotina regular de cuidados, assim como em outras áreas da saúde. Idealmente, uma consulta por ano é aconselhável para avaliar a saúde geral da pele, examinar pintas e receber orientações sobre o tipo de pele e os melhores cuidados a serem adotados.

Em casos de condições dermatológicas como acne ou para cuidados mais intensivos, as consultas podem ser mais frequentes, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

É importante ter em mente que manter consultas regulares com um dermatologista faz parte de uma estratégia eficaz para garantir a saúde e a beleza da pele a longo prazo.

Sobre o CEJAM

O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu e Itapevi.

Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

No ano de 2024, a organização lança a campanha “366 Novos Dias de Cuidado, Amor e Esperança: Transformando Vidas e Construindo um Futuro Sustentável”, reforçando seu compromisso com o bem-estar social, a preservação do meio ambiente e os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição.

Foto: divulgação