Reforma proporciona aumento de metragem em apartamento antigo

Minimalismo Brasileiro é tema da coleção 2024 da marca Gold Line Mobiliário
4 de dezembro de 2023
Prêmio divulga ranking com os 10 melhores destinos do Brasil – veja quais são!
4 de dezembro de 2023

Soluções criadas pelo Studio 92 Arquitetura dá mais amplitude aos ambientes com ideias de marcenaria e utilidade para espaços “mortos”

 A premissa para os projetos do Studio 92 Arquitetura é a integração dos ambientes, fluidez e aproveitamento de espaços. Por isso, as arquitetas Debora Terra e Jessica Lucas Pereira projetam soluções criativas para o melhor aproveitamento de cada metro quadrado e, até mesmo criando mais alguns, em seus projetos e reformas de apartamentos.

É o caso desse apartamento antigo, localizado na região da Augusta (São Paulo), que reformado, ganhou algumas metragens na planta, originariamente, com 90 m². Os poucos metros adicionados ao novo layout foram com ideias de marcenaria, eliminação de ambientes, portas e paredes sem utilidades, que proporcionaram ao projeto uma maior circulação, iluminação natural, arejamento e novos espaços.

 

Por ser um apartamento antigo, da década de 70, estava “destruído” e foi totalmente reconstruído derrubando as paredes da cozinha e integrando-a à sala, a da lavanderia deixando a cozinha maior e com boa circulação de ar e espaço e outras reformas.

Duas curiosidades interessantes nesse projeto da cozinha que permitiram ao ambiente ganhar algumas metragens a mais: a primeira foi o fechamento da porta de serviço (para o mesmo corredor do elevador social) com parede drywall. No local foi colocada a geladeira e uma bancada com armários inferiores (MDF amadeirado – Carvalho Arauco) e superiores com boa profundidade (Fórmica verde pastel), além de prateleiras com nichos. E a segunda foi derrubar a parede entre a cozinha e o banheiro de serviço, isso permitiu aumentar o espaço e colocar mais um armário (MDF amadeirado – Carvalho Arauco) e 70 cm de profundida para dispensa.

Na parede oposta foi criada uma bancada em quartzo branco para área molhada, de cocção até a lavandeira unindo ao tanque com armários inferiores (Fórmica verde pastel) e nichos para o forno elétrico, a lava-louças embutida e uma fruteira em marcenaria seguindo a mesma linguagem estética dos armários. A parede splashback recebeu azulejo na cor rosa e na parte superior, armários em MDF com estrutura em serralheria e portas de vidro canelado. No piso foi colocado porcelanato Superquadra concreto (Portobello).

Revitalização de elementos vintage e mix de cores e texturas

O Studio 92 Arquitetura trouxe uma proposta moderna para o apartamento usando novos materiais nos acabamentos com uma linguagem atual, marcenaria planejada e revitalização de elementos vintage como o taco de madeira que estava debaixo de um piso vinílico. Com o piso original recuperado e resinado, a ideia foi trazer ao projeto a mistura harmoniosa do antigo com o novo criando espaços descolados.

A porta de entrada do apartamento ganhou cor com o rosa magenta. Na sala foi criado um espaço para os livros, cds, LPs e vitrola com prateleiras em MDF e estrutura em serralheria com iluminação em LED com luz difusa destacando o acervo do casal.

O que não pode faltar em um projeto do Studio 92 Arquitetura é cor, muita cor. A sala traz esta mistura de cores e texturas com sofá em dois tons (vinho e rosa claro). Atrás do sofá foi criada uma meia parede em drywall para apoio na cor mostarda contrastando com a cor cimento queimado nas paredes e com as prateleiras em concreto e madeira que dão suporte a objetos e plantas. O escritório desenhou também um aparador em madeira com portas com detalhe em maxurabi.

Este espaço recebeu também uma rede dando um charme ao ambiente e um tapete de tear em tons degradê de azul. Na área para refeições uma mesa redonda em madeira com quatro cadeiras e pendente traz um acolhimento intimista.

A iluminação tanto para os ambientes sociais, quanto para o quarto e home office, é em eletrocalhas e lâmpadas balloom, trazendo um ar mais industrial e contemporâneo aos espaços.

Criatividade e otimização de espaço

Mesmo integrado, esse apartamento mantém privacidade nos dois home offices, para que o casal, que trabalha em casa, possa ter cada qual seu espaço de individualizado. Um dos home office é um espaço coringa para receber hóspedes, para isso foi colocada uma bicama de solteiro que pode ser transformada em cama de casal, mas que no dia a dia serve como um sofá foi colocada neste espaço.

Para ganhar algumas metragens, a parede do corredor deste quarto (home office) foi totalmente removida e substituída por portas de correr em fórmica. Este recurso, além de otimizar o espaço e dar mais amplitude, permitiu maior entrada da luz natural aos demais ambientes – social e home office – que podem ficar integrados quando o painel está aberto.

Este home office também ganhou um aparador com 55 cm de profundida com cavas embutidas na parede da janela. Uma bancada de madeira para estação de trabalho e prateleiras em serralheria com pintura eletrostática na cor preta. Além de um colorido kilim trazendo a proposta das cores que invadem o apartamento.

O outro home office foi criado em um quarto, que antes servia para armazenar bagunça, e com a reforma se tornou em um espaço agradável e bastante arejado com a solução de derrubar a janela que dava para lavanderia. No lugar foi projetada uma porta de correr com estrutura em serralheria na cor azul e vidros e, quando aberta, fica totalmente embutida na parede. Esta solução trouxe maior luminosidade, já que a arquitetura externa do edifício tem cobogós onde fica a janela da lavanderia e os dois ambientes ficam totalmente harmonizados e integrados.

A cor da porta também combina com o envelopamento desta janela da lavanderia, que por estar bastante danificada, a única recuperação mais econômica foi envelopar. O espaço integrado da lavanderia com o home office ganhou ainda um banco de concreto, que pode servir como um espaço de descompressão, quanto apoio para a área de serviço. Além de todos esses elementos e soluções arquitetônicas, a abertura do home office também permite uma circulação da área íntima do apartamento para a cozinha sem passar pelo living.

Design e playground para os gatos

Onde era apenas um pequeno corredor, que levava para os quartos e com a eliminação da parede do primeiro home office, esse espaço de circulação ficou maior. No local, o Studio 92 Arquitetura criou um armário em fórmica vermelha para guardar sapatos com uma estante em madeira, cujas prateleiras têm aberturas, para que os dois gatos do casal possam brincar.

O banheiro foi totalmente reformado. Os revestimentos antigos foram substituídos por acabamentos contemporâneos e com cor. Com o mesmo conceito de ganhar espaço, a porta foi substituída por uma de correr em fórmica na cor cinza e com cava embutida e no piso, Superuquadra concreto da Portobello. Nas paredes, ladrilhos com desenhos geométricos para dar movimento na cor terracota combinando com a pintura do teto. A bancada de granito foi trocada por uma em quartzo branco com uma cuba de sobrepor em cerâmica verde, armários embutidos em madeira natural com puxadores minimalistas em serralheria na cor preta na parte inferior da bancada. O charme fica nos detalhes em madeira como no toalheiro, prateleira e espelho redondo com iluminação em LED e luz difusa.

No quarto do casal, a ordem foi otimizar o espaço. Na parede da janela foi desenhado um aparador com nicho na cor azul e armários na parte inferior em madeira e um pequeno armário na parte superior na cor vermelha. O armário embutido já existente foi reformado com portas em fórmica na cor azul.

A cama do casal com cabeceira em madeira ripada e as mesas laterais são do designer Fernando Jaeger. Este ambiente é a síntese das características do Studio 92 Arquitetura neste projeto: a mescla de cores, texturas e armazenamento.

Studio 92 Arquitetura @studio_92arquitetura

crédito fotos: Mariana Orsi