Museu da Casa Brasileira comemora 48 anos com programação especial gratuita

No dia do aniversário, 29 de maio, terça-feira, o MCB terá oficina de serigrafia, palestra com curadora de mostra e visita orientada sobre história do museu

Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, comemora 48 anos no dia 29 de maio, terça-feira, com programação especial gratuita. As atividades começam às 10h e se estendem ao logo do dia, com oficina de serigrafia na calçada, palestra com os curadores da exposição Design aerodinâmico – Metáfora do futuro e visita especial com Wilton Guerra, gerente de Preservação, Pesquisa e Documentação do Museu.

Idealizado pelo então secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Arrobas Martins, o MCB foi criado em 29 de maio de 1970, com a denominação de Museu do Mobiliário Histórico e Artístico Brasileiro. Em outubro do mesmo ano, foi instituído o primeiro Conselho Diretor do Museu que, depois de discutir e analisar seus objetivos, passou à denominação que o acompanha até hoje – Museu da Casa Brasileira.

Em 1972, a sede do Museu passou para o Solar Fábio Prado, mansão em estilo neoclássico construída entre 1942 e 1945 para abrigar a residência do ex-prefeito de São Paulo (1934-1938), Fábio da Silva Prado, e sua esposa, Renata Crespi Prado. O casal viveu na residência durante 18 anos e a transformou num local de grandes recepções oficiais. Com a morte de Fábio Prado, sem herdeiros, Renata Crespi acabou por deixar a casa e, em 1968, transferiu sua posse à Fundação Padre Anchieta que, por sua vez, cedeu o prédio em comodato à Secretaria de Estado da Cultura para abrigar o recém-criado Museu da Casa Brasileira.

Atualmente, o MCB dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. Além disso, desde 1986 realiza o Prêmio Design, principal premiação do segmento no país.

Para celebrar os 48 anos, o MCB oferecerá atividades gratuitas, como a oficina na calçada ‘A Casa Estampada’, com a artista Mônica Schoenacker, em que o participante aprenderá sobre serigrafia e ganhará um pano de prato com uma ilustração do Museu, desenhada especialmente para a ocasião.

Além de conferir as mostras em cartaz, os visitantes poderão assistir à palestra da exposição Design aerodinâmico – Metáfora do futuro, que apresenta mais de 250 objetos significativos do estilo streamline, com a curadora Patricia Fonseca e o colecionador Giacomo Favretto.

Aos interessados em conhecer mais sobre a história, curiosidades e o acervo do Museu da Casa Brasileira, o gerente de Preservação Pesquisa e Documentação do MCB, Wilton Guerra, fará uma visita orientada pelas dependências da instituição. Para participar, é necessária prévia inscrição pelo e-mail: agendamento@mcb.org.br. Vagas limitadas.
Confira abaixo a programação completa:

– 11h
Visita especial com Wilton Guerra, gerente de Preservação Pesquisa e Documentação do Museu. 25 vagas.

– 11h às 12h30
Oficina na calçada – A Casa Estampada com Mônica Schoenacker.

– 14h
Palestra sobre a exposição Design aerodinâmico – Metáfora do futuro com a curadora Patricia Fonseca e o colecionador Giacomo Favretto.

– 10h às 18h
Visitação as exposições em cartaz – Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado, Design aerodinâmico – Metáfora do futuro e As Palavras e as Casas.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO
Aniversário do MCB – 48 anos
29 de maio, terça-feira
Das 10h às 18h
Entrada gratuita

Inscrições para a visita orientada, às 11h: agendamento@mcb.org.br
25 vagas

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Ilustração: Alisson Ricardo

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.