Museu da Casa Brasileira comemora 48 anos com programação especial gratuita

Os três hábitos do empresário de alto desempenho
28 de maio de 2018
GrandVision by Fototica promove ação de Dia dos Namorados
28 de maio de 2018

No dia do aniversário, 29 de maio, terça-feira, o MCB terá oficina de serigrafia, palestra com curadora de mostra e visita orientada sobre história do museu

Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, comemora 48 anos no dia 29 de maio, terça-feira, com programação especial gratuita. As atividades começam às 10h e se estendem ao logo do dia, com oficina de serigrafia na calçada, palestra com os curadores da exposição Design aerodinâmico – Metáfora do futuro e visita especial com Wilton Guerra, gerente de Preservação, Pesquisa e Documentação do Museu.

Idealizado pelo então secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Arrobas Martins, o MCB foi criado em 29 de maio de 1970, com a denominação de Museu do Mobiliário Histórico e Artístico Brasileiro. Em outubro do mesmo ano, foi instituído o primeiro Conselho Diretor do Museu que, depois de discutir e analisar seus objetivos, passou à denominação que o acompanha até hoje – Museu da Casa Brasileira.

Em 1972, a sede do Museu passou para o Solar Fábio Prado, mansão em estilo neoclássico construída entre 1942 e 1945 para abrigar a residência do ex-prefeito de São Paulo (1934-1938), Fábio da Silva Prado, e sua esposa, Renata Crespi Prado. O casal viveu na residência durante 18 anos e a transformou num local de grandes recepções oficiais. Com a morte de Fábio Prado, sem herdeiros, Renata Crespi acabou por deixar a casa e, em 1968, transferiu sua posse à Fundação Padre Anchieta que, por sua vez, cedeu o prédio em comodato à Secretaria de Estado da Cultura para abrigar o recém-criado Museu da Casa Brasileira.

Atualmente, o MCB dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. Além disso, desde 1986 realiza o Prêmio Design, principal premiação do segmento no país.

Para celebrar os 48 anos, o MCB oferecerá atividades gratuitas, como a oficina na calçada ‘A Casa Estampada’, com a artista Mônica Schoenacker, em que o participante aprenderá sobre serigrafia e ganhará um pano de prato com uma ilustração do Museu, desenhada especialmente para a ocasião.

Além de conferir as mostras em cartaz, os visitantes poderão assistir à palestra da exposição Design aerodinâmico – Metáfora do futuro, que apresenta mais de 250 objetos significativos do estilo streamline, com a curadora Patricia Fonseca e o colecionador Giacomo Favretto.

Aos interessados em conhecer mais sobre a história, curiosidades e o acervo do Museu da Casa Brasileira, o gerente de Preservação Pesquisa e Documentação do MCB, Wilton Guerra, fará uma visita orientada pelas dependências da instituição. Para participar, é necessária prévia inscrição pelo e-mail: agendamento@mcb.org.br. Vagas limitadas.
Confira abaixo a programação completa:

– 11h
Visita especial com Wilton Guerra, gerente de Preservação Pesquisa e Documentação do Museu. 25 vagas.

– 11h às 12h30
Oficina na calçada – A Casa Estampada com Mônica Schoenacker.

– 14h
Palestra sobre a exposição Design aerodinâmico – Metáfora do futuro com a curadora Patricia Fonseca e o colecionador Giacomo Favretto.

– 10h às 18h
Visitação as exposições em cartaz – Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado, Design aerodinâmico – Metáfora do futuro e As Palavras e as Casas.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO
Aniversário do MCB – 48 anos
29 de maio, terça-feira
Das 10h às 18h
Entrada gratuita

Inscrições para a visita orientada, às 11h: agendamento@mcb.org.br
25 vagas

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Ilustração: Alisson Ricardo