Tendência: plafons de LED estão em alta como uma solução prática para iluminar home office e áreas de descanso, com economia de energia

Mármore Branco: 7 ambientes para inspirar
11 de outubro de 2023
Unindo natureza e sustentabilidade, Pura Vida Hotel apresenta novo conceito de luxo
11 de outubro de 2023

Luminárias consomem até 80% menos energia e não esquentam

Os plafons de LED são uma das luminárias mais versáteis que existem no mercado de decoração. Podem ser usadas tanto em ambientes para descanso quanto em áreas de trabalho e estudo. Esses produtos são capazes de oferecer iluminação direta, indireta ou a junção de ambas. A escolha dependerá do estilo decorativo e das funções de cada local.

“A principal função dos plafons é ajudar na iluminação geral do ambiente. Por ser uma iluminação difusa, ele distribui a luz de forma mais homogênea no espaço. Esses produtos podem ser encontrados em variados formatos (redondo, quadrado ou retangulares). Em geral, possuem uma espessura fina e são extremamente econômicos. Uma ótima opção para iluminar bem a casa ou escritório, sem gastar muito”, explica Priscila Pavan, gerente de compras e iluminação da Andra Materiais Elétricos e Iluminação.

Segundo a especialista, os produtos de LED apresentam uma série de vantagens ao consumidor. Além de serem ecologicamente corretos, consomem até 80% menos energia e não emitem calor para o ambiente. A durabilidade média desses produtos, incluindo os plafons de LED, é de 40 mil horas de uso. 

Temperatura de cor pode influenciar a iluminação do ambiente

De acordo com Priscila, esses produtos apresentam vários estágios de cor, permitindo uma variação inteligente do local. O importante é avaliar a característica do ambiente antes de escolher. Os plafons contam com três opções de luz.

  • Branco frio: proporcionam uma iluminação mais intensa, por isso, são usados em áreas de serviço e locais que exigem concentração, como escritórios.
  • Branco quente: é uma iluminação indicada para salas de estar, dormitórios e recepções, pois criam um ambiente relaxante. 
  • Branco neutro: possui iluminação semelhante à luz natural, por isso é usado em estabelecimentos comerciais. 

Qual plafon escolher?

Segundo a especialista, basicamente, existem dois tipos de plafons LED: os de embutir e os de sobrepor. Os plafons embutidos ficam encaixados no forro, de maneira bem rente, para não interferir na estética do ambiente, e causam um efeito de profundidade, enquanto os plafons sobrepostos são instalados mantendo uma elevação tridimensional que extrapola a linha do teto. 

Os plafons de LED podem ser usados de diferentes formas, mas para que a iluminação seja eficiente, é necessário instalar em pontos estratégicos para favorecer o local e a qualidade da luz. Também podem ser usados para diferentes funcionalidades: iluminação direta ou indireta. Cada um é recomendado para um cômodo específico. 

“No caso da iluminação direta, a luz emitida não encontra barreiras como paredes, tetos ou suportes. Os plafons deste estilo podem ser usados em quartos, salas de jantar e TV, escritórios, cozinhas e outros ambientes que exigem maior luminosidade. Já a iluminação indireta é rebatida em algum obstáculo e cria diferentes efeitos. A ideia é que a luz seja refletida no teto e espalhada pelo ambiente uniformemente, criando uma sensação de aconchego. Os plafons desse tipo são bastante usados em corredores, salas e dormitórios”, explica Priscila.

Veja alguns modelos de plafons para se inspirar:

Na sala de TV, o plafon de embutir no forro de gesso faz uma ótima cominação com spots de LED. Luz na medida certa!

Para ambientes bem arejados, com mais de uma janela, os plafons de embutir também são uma ótima opção para deixar o local mais iluminado durante o dia. 

Outra dica da especialista para sala de jantar são os plafons de sobrepor, que dão para complementar a iluminação com um lustre. 

Os produtos podem ser encontrados em todas as unidades das lojas Andra espalhadas pelo Brasil, nas cidades de São Paulo, Osasco, Sorocaba, São José dos Campos, Santos, Curitiba e Joinville. Há também a opção de comprar pelo site andra.com.br ou por meio do WhatsApp (11) 95270-7000 e televendas. 

Sobre a ANDRA

Há 47 anos no mercado, a ANDRA Materiais Elétricos e Iluminação (www.andra.com.br), é referência no mercado de comercialização e distribuição de materiais elétricos no Brasil. A marca está presente nas regiões Sul e Sudeste com 13 unidades distribuídas nas cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Osasco, Campinas, Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Joinville, possui no total cerca de 1500 colaboradores e mais de 50 mil itens dos principais fornecedores a pronta entrega, oferecendo soluções no mercado industrial, comercial e residencial. Todas as suas unidades contam com atendimento especializado e consultoria técnica, dando suporte aos clientes. Além de um setor para projetos de Eficiência Energética e uma filial dedicada para montagem de painéis elétricos, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná.

Pinterest