Mateus Solano e Paula Braun abrem as portas de sua morada para Casa Vogue

Microempreendedores individuais movimentam mercado brasileiro de pizza, segundo Apubra
15 de agosto de 2023
Cruzeiros mais longos são nova tendência do turismo
15 de agosto de 2023

O casal de atores vive com os dois filhos em uma casa de 800 m2, original dos anos 1970, onde tudo é feito com respeito e reverência à natureza que os cerca

No alto do bairro do Joá, de frente para o mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, uma casa se esparrama pela encosta em diferentes níveis, enquanto a paisagem adentra por todos os lados, emoldurada em painéis deslizantes que deixam a brisa litorânea fluir livremente. Há uma década, esse é o endereço da residência dos atores Mateus Solano e Paula Braun, destaque em Casa Vogue deste mês.

A decisão de trocar apartamento por casa surgiu do desejo de ter uma vida mais conectada à natureza, principalmente por causa dos filhos de 12 e 8 anos. “Precisávamos de um chão de terra para pisar descalços”, conta Paula, que viveu a infância no interior de Santa Catarina. Mateus, que abraçou a causa ambientalista

desde que virou pai, almejava colocar em prática o estilo de vida mais sustentável que defendia como pessoa pública. “O dia a dia da família precisava dialogar com a conscientização que eu tanto prego e em que acredito. E a mudança seria um passo fundamental para envolver as crianças”, diz o ator.

O projeto original da década de 1970, assinado pelo arquiteto Guilherme Scheliga, encantou Mateus e Paula especialmente por causa do último piso, que se abre para um gramado. As alterações, portanto, foram pontuais: a primeira, logo após a compra, incluiu um sistema de captação de água da chuva – utilizada para molhar o jardim e lavar os dois carros de modelo híbrido –, além da instalação de painéis solares e uma composteira.

Ao caminhar pela residência, Paula e Mateus apontam móveis antigos reaproveitados, herdados do ex-proprietário. Essa preocupação com o reúso, inclusive, é uma constante na família, que busca praticar um consumo consciente. “Tudo aqui envelhece naturalmente e preserva as marcas do tempo”, conclui Mateus.

Confirma a matéria completa na edição de agosto de Casa Vogue, disponível nas bancas de todo o país e em formato digital.

crédito foto: Deco Cury