10 verdades sobre a vitamina C

Óculos inteligentes com reconhecimento facial detectam casos de febre
18 de janeiro de 2021
Cuidado com álcool em gel no verão: produto aumenta o risco de manchas em quem tem dermatites
18 de janeiro de 2021

Dermatologista desmistifica as propriedades do produto e explica os benefícios para a saúde da pele

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ingeridas por meio da alimentação ou suplementadas, elas promovem inúmeros benefícios, inclusive para a saúde e beleza da pele, especialmente quando aplicada diretamente na superfície cutânea.

O Dr. Antonio Gomes Neto, médico dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que muitas delas são responsáveis pela síntese e regeneração celular, como é o caso do ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C. “É um ingrediente dermocosmético aliado à rotina diária de cuidados com a pele, muito encontrado no mercado e recomendado por médicos dermatologistas. Porém, há muitas dúvidas sobre sua ação e é extremamente importante conhecer as propriedades e estar alerta quanto à qualidade e à preservação deste produto”.

Para esclarecer alguns receios dos consumidores, o especialista elenca 10 verdades sobre a vitamina C, para que seu uso seja adequado e consciente:

1.É um poderoso antioxidante

As substâncias antioxidantes neutralizam a ação dos radicais livres, ou seja, formam uma barreira protetora adiando o envelhecimento celular. O uso da vitamina C no rosto, pescoço e colo retarda a degradação do tecido cutâneo, prevenindo e amenizando as rugas e as linhas de expressão.

Há produtos no mercado com concentrações altas de ácido ascórbico puro, tornando os efeitos ainda mais evidentes. Como existem muitas opções, hoje em dia, aconselho meus pacientes a lerem o rótulo e não escolherem unicamente pela marca ou pelo preço.

2.Potencializa a ação do protetor solar

A recomendação do uso diário de protetor solar não é uma novidade. Ele é essencial para proteger a pele dos raios UVA e UVB, prevenindo contra o câncer de pele, manchas e envelhecimento cutâneo precoce. Porém, combinar a aplicação com vitamina C vai promover uma ação ainda mais ampla de fotoproteção, auxiliando no combate ao efeito oxidativo da radiação solar, responsável por gerar os radicais livres.

A dica é lavar o rosto logo pela manhã, aplicar a vitamina C, aguardar o produto secar na pele e seguir com o filtro solar.

3.Auxilia no clareamento de hipercromias

O ácido ascórbico age na prevenção de hiperpigmentações, pois inibe a formação da melanina na pele, auxiliando no combate ao escurecimento e nas hipercromias provocadas pela ação inflamatória das lesões de acne ou de algumas dermatites.

Ele pode ser usado em uma combinação com outros produtos para tratamentos da pele. Porém, é extremamente importante a recomendação de um dermatologista, que vai avaliar cada caso e prescrever a quantidade e frequência das aplicações, de acordo com a necessidade de cada paciente. Em alguns casos, o uso da vitamina C precisa ser feito em dias alternados, intercalando com a manipulação de ácidos, por exemplo.

4.Deixa a pele mais viçosa

O ácido ascórbico também promove a iluminação natural da pele. Desde as primeiras aplicações do ingrediente é possível notar o brilho saudável na pele. Alguns produtos no mercado têm textura de sérum. Eles são opções incríveis para uniformizar, proteger e dar o viço adequado à pele. E, para quem gosta de maquiagem, aqui vai uma dica excelente: utilize-o antes de todos os produtos e terá um efeito aveludado, como a de um primer.

5.Estimula a formação de colágeno

A vitamina C age diretamente na formação de colágeno, uma proteína fabricada pelo corpo humano. Porém, na terceira década de vida inicia-se um processo de lentidão na produção e um aumento de degradação do colágeno, sendo recomendada a realização de cuidados e tratamentos com o objetivo de diminuir esses efeitos. Realizando aplicações do produto localmente, a ação estimula a produção natural, promovendo mais elasticidade da pele e prevenindo o envelhecimento cutâneo.

6.Poder cicatrizante

O ácido ascórbico tem uma grande capacidade de atuar na regeneração da pele. Ele age diretamente na proliferação e migração das células em áreas danificadas, sendo um ingrediente potencialmente útil para quem sofre de acne, por exemplo.

O uso diário vai auxiliar na cicatrização da pele, auxiliando na recuperação das lesões recentes e na melhora da uniformização da pele com as hipercromias causadas pelas lesões inflamatórias de acne.

7.Pode ser usada em todas as estações do ano

Alguns ativos dermocosméticos, especialmente quando manipulados para aplicação na face, possuem prescrições restritas. Muitas vezes recomendamos o tratamento em períodos específicos do ano, como por exemplo, no uso de alguns ácidos que promovem um efeito descamativo e de renovação celular, conhecido como efeito peeling, durante o inverno. Porém, a vitamina C é um ingrediente geralmente muito bem tolerado, o que permite ser administrado diariamente, uma ou duas vezes por dia, exceto em casos específicos.

8.Cuidado! Ela pode oxidar

O ácido ascórbico é um composto instável e facilmente sofre oxidação quando exposto ao oxigênio, luz, água e altas temperaturas. Para evitar que o produto fique com a cor alterada – um dos fatores que demonstram a oxidação ativa -, e com isso também tenha sua eficácia diminuída, opte por embalagens que dificilmente promoverão o contato da composição com o ambiente externo.

9.Pode ser usada por todos os tipos de pele

Uma das maiores preocupações é sobre os produtos que podem ser usados nas peles sensíveis. A vitamina C é um ativo com boa aceitação em todos os tipos de pele. Pessoas com pele seca, mista ou oleosa podem inclui-la na rotina de cuidados diários.

O alerta que sempre dou é ler a composição de cada produto. Pessoas que são alérgicas a qualquer substância presente naquele item, devem evitar o seu uso.

10.Não há contraindicação para gestantes e lactantes

As mulheres que estão grávidas ou na fase de amamentação costumam ter cuidado redobrado para ingerir ou usar qualquer produto que possa prejudicar o bebê. O uso da vitamina C pura no rosto não é prejudicial, e ela pode ser utilizada diariamente.

Aqui, duas dicas são essenciais: a primeira delas é, sempre que utilizar um produto durante a gestação ou na fase lactante, avise o especialista que faz o acompanhamento pré-natal ou ao pediatra do bebê. A segunda dica vale para as hiperpigmentações gestacionais que são provocadas, em boa parte das vezes, por alterações hormonais e, por este motivo, o tratamento costuma ser a médio e longo prazo. Sendo assim, o uso da vitamina C pura não terá um efeito imediato e, muitas vezes, precisará ser associado com outros medicamentos.

Euryale® C, da farmacêutica brasileira TheraSkin, é a mais nova vitamina C desenvolvida com inteligência artificial. Com fórmula inédita, o produto tem a concentração de 10% de ácido ascórbico puro na composição, combinado com vitamina E, ácido hialurônico e topicaroteno, promovendo uma ação antienvelhecimento em uma embalagem inovadora, pensada para impedir o contato do produto com o oxigênio e outros fatores externos que promovem a oxidação. Euryale® C pode ser encontrado nas principais redes de farmácia, e-commerce e lojas de dermocosméticos do Brasil.

Sobre a TheraSkin

Farmacêutica brasileira com foco em produtos para dermatologia e pediatria. São 80 anos de atuação com profissionais comprometidos em desenvolver produtos com qualidade, inovação e fórmulas eficazes e seguras. Possui fábrica em São Bernardo do Campo com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio. Mais informações em: http://theraskin.com.br/ .

fotografia Andrea Piacquadio